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1 Agosto-Setembro/2002. 2 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos Vantagens Competitivas Aspectos e Características de.

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1 1 Agosto-Setembro/2002

2 2 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos Vantagens Competitivas Aspectos e Características de Gerenciamento Perspectivas

3 3 Agregar Valor aos Acionistas R$ 849 milhões de JCP/Dividendos relativos ao exercício de 2001 (41% do lucro líquido ajustado) Aquisições - Bancos Mercantil de São Paulo, BEA e Cidade, Carteira de Crédito da Ford, Deutsche Asset Management e Banco Postal Transparência - Prêmio Atlantic Rating 2001 (Categoria Banco de Varejo) 320 Reuniões e Conferências realizadas pela Área de RI NYSE - Listagem em 21 de novembro de 2001 (BBD) Integração dos Back-Offices

4 4 Agregar Valor aos Clientes Fortalecimento da Rede de Atendimento Agências PABs e PAEs 49 Correspondentes da Continental Promotora de Vendas e das Lojas de Crédito do Mercantil Agências do Banco Postal Equipamentos de Auto-Atendimento A mais Vasta Gama de Produtos e Serviços, agora com: VGBL Consórcio Estrutura Focada no Middle Market Cartões com Chip Bradesco Internet Banking Grand Prix iBest pelo 4º Ano Consecutivo BRAM - Bradesco Asset Management Prêmio Exame: Melhor Gestor de Fundos do Brasil, sendo que 11 Fundos receberam a Nota Máxima de 05 Estrelas e 13 com 04 Estrelas

5 5 Agregar Valor aos Funcionários Revista Exame 2000, Fomos Eleitos pela Revista Exame uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar. 2001, Fomos Eleitos de Novo. 2002, Fomos Eleitos Novamente. Em 2001, o Bradesco destinou R$ 3,4 bilhões à título de Remuneração, Benefícios, Encargos e Treinamentos.

6 6 Agregar Valor à Sociedade R$ 112,1 milhões R$ 112,1 milhões de Recursos Aplicados em 2001 R$ 119,8 milhões R$ 119,8 milhões de Recursos Previstos para mil 455 mil Alunos Formados pela Fundação Bradesco ao longo de seus 45 Anos de Existência 103 mil 103 mil Alunos Inscritos em 2001, dos quais 90% são Membros das Comunidades

7 7 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos Vantagens Competitivas Aspectos e Características de Gerenciamento Perspectivas

8 8 Ativos Totais Desempenho dos Períodos R$ Bilhões + 16,3% a.a. 124,5 101,8 84,0 76,9 68, S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

9 9 Carteira de Títulos e Valores Mobiliários 37,9 35,5 29,7 23,2 14,0 30,4% 34,9% 35,3% 30,2% 20,6% S 981S 991S 001S 011S Carteira de TVM% dos Ativos Totais R$ Bilhões Desempenho dos Períodos

10 10 R$ 550 milhões R$ 550 milhões de Provisão de Títulos “mantidos até o vencimento“, que não são requeridas por regulamentação Carteira de Títulos e Valores Mobiliários – junho / 02 Desempenho dos Períodos 50,8 9,3 39,9 Mantidos até o Vencimento Disponíveis para Negociação Disponíveis para Venda Categoria dos Títulos %

11 11 (*) Incluindo-se a Aplicação em Cotas de Fundos de Investimentos Carteira de Títulos e Valores Mobiliários – junho / 02 Desempenho dos Períodos 36,3 26,9 33,5 31 a 180 dias + de 360 dias 1 a 30 dias Prazos (*) 3,3 181 a 360 dias %

12 12 Carteira de Crédito* * Excluindo Avais e Fianças (R$ 3,4 bilhões em junho / 02) 52,6 43,8 30,6 26,2 25,0 43,0% 36,4% 34,1% 36,7% 42,2% S 981S 991S 001S 011S Carteira de Crédito% dos Ativos Totais R$ Bilhões Desempenho dos Períodos

13 13 Diversificação da Carteira de Crédito – junho / setores Portfólio dividido em 43 setores na Pessoa Jurídica 1,8% O maior devedor é responsável por apenas 1,8% do total da Carteira 6,9% Alimentos e Bebidas (Setor com maior participação) 33,2 3,1 14,9 21,7 27,1 Indústria Pessoa Física Serviços Comércio Outros % Desempenho dos Períodos

14 14 114,3% As Provisões Totais cobrem 114,3% das Operações Vencidas e Vincendas há mais de 60 dias R$ 289 milhões A Provisão Excedente das Operações de Crédito é de R$ 289 milhões Qualidade da Carteira Desempenho dos Períodos 9,9 90,1 9,3 90,7 8,9 91,1 1S 001S 011S 02 D - H AA - C %

15 15 * Índice inferior a 50% a partir de dezembro / 02 Índice de Imobilização (Financeiro) 56,1 54,8 61,1 73,5 73,7 70,0 60,0 80,0 90, S 981S 991S 001S 011S 02 Índice BradescoLimite Legal (*) % Desempenho dos Períodos

16 16 Depósitos 50,8 36,9 33,6 34,1 26,9 6,6 7,1 10,0 5,7 5,0 18,9 17,5 17,1 17,3 14, S 981S 991S 001S 011S 02 TotaisÀ VistaPoupança R$ Bilhões + 17,2% a.a. Desempenho dos Períodos

17 17 R$ 4,9 bilhões R$ 3,5 bilhões Crescimento no 2º Trimestre de 2002 de R$ 4,9 bilhões em Depósitos, dos quais R$ 3,5 bilhões migrados de Recursos Administrados Tipos de Depósitos – junho / 02 42,8 0,3 37,2 19,7 Depósitos a Prazo Poupança Depósitos à Vista Interfinanceiros % Desempenho dos Períodos

18 18 Provisões Técnicas de Seguros, Previdência e Capitalização 15,2 11,7 8,8 6,3 4, S 981S 991S 001S 011S 02 R$ Bilhões Desempenho dos Períodos

19 19 Patrimônio Líquido R$ Bilhões 10,1 9,1 7,0 6,8 6, S 981S 991S 001S 011S 02 Desempenho dos Períodos

20 20 17,1 16,5 14,1 13,4 14,7* S 981S 991S 001S 011S 02 *Tier I: 12,2% Tier II: 2,5% Índice de Basiléia (Financeiro) % Desempenho dos Períodos Limite Legal (Brasil) Limite Legal (Brasil)

21 21 Lucro Líquido Recorrente Desempenho dos Períodos S 981S 991S 001S 011S 02 R$ Milhões

22 22 ROE Recorrente (Anualizado) Desempenho dos Períodos % 18,7 24,1 19,0 14,0 14, S 981S 991S 001S 01 1S 02

23 23 ROA Recorrente (Anualizado) Desempenho dos Períodos % 1,5 2,1 1,4 1,2 1,3 1,0 1,5 2,0 2,5 1S 981S 991S 001S 011S 02

24 24 Despesas Operacionais / Ativos Médios 4,0 3,3 3,6 3,5 3,2 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 5,0 1S 981S 991S 001S 011S 02 % Desempenho dos Períodos

25 25 Índice de Eficiência (Recorrente) Desempenho dos Períodos 56,6 53,5 58,5 55,6 55, S 981S 991S 001S 01 1S 02 %

26 26 Grupo Segurador 95,4 99,4 100,7 106,7 89,3 96,9 95,9 91,9 98,2 91, S 981S 991S 001S 011S 02 Índice Combinado Internacional Índice Combinado Ampliado % Desempenho dos Períodos

27 27 Seguros, Previdência Privada e Capitalização 1S 01 1S 02 Auto/RE Saúde Vida e Previdência Capitalização R$ 724 milhões R$ 989 milhões R$ 1,50 bilhões R$ 485 milhões R$ 1,29 bilhões +10,8% +15,3% +28,0% Variação Resultado R$ 324 milhões+6,5% VGBL (lançado em março / 02): participantes e R$ 476 milhões de Vendas Provisões: R$ 802 milhões R$ 1,14 bilhões R$ 1,92 bilhões R$ 422 milhões R$ 1,37 bilhões R$ 345 milhões -13,0% +6,2%

28 28 Pulverização das Receitas 211,1 207,9 168,0 114,9 118,1 137,2 166,3 118, S 981S 991S 001S 011S ,0 Desempenho dos Períodos Receitas de Prestação de ServiçosMargem Financeira

29 29 20,5 79,5 20,0 80,0 26,8 73,2 28,0 72,0 24,6 75,4 1S 981S 991S 001S 011S 02 Receitas de Prestação de ServiçosMargem Financeira Pulverização das Receitas % Desempenho dos Períodos

30 30 Geração de Caixa 3,6 3,5 2,8 3,6 2, S 981S 991S 001S 011S 02 R$ Bilhões Desempenho dos Períodos

31 31 Destaques do 1º Semestre / 02 Câmbio 21,4%9,8% Participação no Mercado: 21,4% Exportações e 9,8% Importações US$ 6,0 bilhões Carteira de Recursos para Financiamentos: US$ 6,0 bilhões (incluindo repasses) Cartões R$ 5,4 bilhões R$ 5,4 bilhões de Faturamento 26% Crescimento de 26% no Período Mercado de Capitais 73,2% Participação no Mercado: 73,2% Emissões Registradas na CVM R$ 4,5 bilhões Oferta Pública Secundária de Ações Ordinárias da CVRD (março / 02 : R$ 4,5 bilhões)

32 32 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos Vantagens Competitivas Aspectos e Características de Gerenciamento Perspectivas

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34 34 Cobertura Territorial Foco Ampliar Presença Até junho / Agências Abertas, sendo 735 em Praças Desassistidas por Bancos Perspectivas Estaremos Presentes em Municípios onde não estamos, dos quais, nenhum outro Banco tem Agência

35 35 Bradesco

36 36 Clientela/Funding Foco População não Bancarizada: 40 milhões Ampliar Depósitos à vista e Poupança Até junho / mil Novos Clientes 155 mil Depósitos Efetuados (R$ 76 milhões) Perspectivas 3,5 milhões de Novos Correntistas Continuar Ampliando Proporcionalmente a Base destes Depósitos

37 37 Eficiência Foco Reduzir o Custo para Abertura de Agências Bradesco, que é de no Mínimo R$ 150 mil Até junho / 02 Custo Inicial de R$ 200 milhões para Abertura de Agências Perspectivas Agências no 2º Semestre Identificação de Clientes com Alto Poder Aquisitivo em Regiões Inexploradas por Bancos Prospecção de Regiões / Mercados Potenciais Fomentador da Economia Local Outros Benefícios

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39 39 Banco Mercantil de São Paulo Foco Aquisição de Clientela Diferenciada e da Marca FINASA Ganhos de Sinergia Ampliar Presença no Mercado de Financiamentos a Automóveis Até junho / 02 Evolução da Base de Clientes Totalizando em junho (725 mil 87% Pessoa Física) 17 Departamentos e Áreas já Integrados Carteira de R$ 1,1 Bilhão Perspectivas Ampliar a Utilização da Marca FINASA e a Venda de Produtos, em particular Relacionados a Seguros Aumento de Escala Crescimento de Participação

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41 41 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos Vantagens Competitivas Aspectos e Características de Gerenciamento Perspectivas

42 42 Programa de Objetivos Gestão de Vendas Clientes Fidelização e Retenção Somam-se pontos apenas em caso de Excelência no Atendimento NegóciosResultados Qualidade de Atendimento Captações Cartões Seguros Vida e Previdência Capitalização Índice de Eficiência Evolução de Faturamento Recuperação de Crédito Índice de Desempenho Balanceado 23 indicadores 22 Diretorias Regionais 23 indicadores a serem cumpridos pelas 22 Diretorias Regionais e suas respectivas Agências GDAD: GDAD: Sistema de Avaliação e Planejamento do Orçamento do Banco

43 43 Metodologia do Sistema ABC (Activity-Based Costing) Identifica e Estratifica as Atividades dos Processos Atribui Custos às Atividades em Função dos Recursos que Demandam Transforma Departamentos em Centros de Resultados Gestão de Custos Onde, Quanto e Como foi o Ganho

44 44 Gestão de Riscos Riscos de Crédito Política de Alçadas Agências Departamento de Crédito Comitê Diário de Crédito Comitê Executivo de Crédito Credit Score Até R$ 6 milhões De R$ 6 a 20 milhões Acima de R$ 20 milhões

45 45 Gestão de Riscos Riscos de Mercado Os limites de VaR (Value at Risk) são definidos pela Alta Administração e seu cumprimento acompanhado diariamente por área independente à de Gestão de Carteiras 97,5% Grau de Confiança da metodologia aplicada para a apuração do VaR é de 97,5% As volatilidades e as correlações utilizadas pelos modelos, que são validadas diariamente através de técnicas de backtesting, são calculadas a partir de bases estatísticas Diariamente é feita análise das posições (Gap Analysis)

46 46 Riscos inerentes às atividades que dão suporte aos negócios oriundos de processamento da informação, comunicação de dados, transmissão e registro de dados por meio eletrônico  Interrupção de Negócios  Falha de Sistemas  Erros  Omissões  Fraudes  Eventos Externos Comitê de Auditoria composto por membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva Gestão de Riscos Risco Operacional

47 47 Controla os Diferentes Descasamentos de Prazos de Liquidação de Direitos e Obrigações Um Conjunto de Controles Avalia Permanentemente as Posições Assumidas Gestão de Riscos Risco de Liquidez

48 48 R$ milhões Índice de Solvabilidade Patrimônio Líquido Ajustado Risco Ponderado Total Ativo Ponderado Contas de Compensação Ponderadas Índice de Solvabilidade 14,65% ,65% Risco de Capital Gestão de Riscos Base de CálculoConsolidado Financeiro

49 49 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos Vantagens Competitivas Aspectos e Características de Gerenciamento Perspectivas

50 50 Vantagens Competitivas Banco de Varejo Banco de Serviços Banco de Alta Renda Bradesco Private Banco de Atacado (Bradesco Corporate) Clientes Rede de Atendimento Tecnologia Banco de Middle (Bradesco Empresas)

51 51 Administração Profissional com Vasta Experiência, além de Espírito Inovador e Empreendedor O Mais Completo Portfólio para Pessoas Físicas e Jurídicas, além de Seguros, Previdência Privada e Capitalização Sólida Estrutura Financeira, além de Liderança nos Principais Segmentos E que Também... O Bradesco é um Conglomerado Financeiro com:

52 52 67 anos de Experiência da Bradesco Seguros Rede de Distribuição dos Bancos Bradesco, BCN e Mercantil 8,5 milhões de Clientes Segurados Aproximadamente Corretores Independentes Opera como um Grupo de Bancoseguros...

53 53 Tem a mais Ampla Gama de Serviços... R$ 102,5 bilhões R$ 41,5 bilhões R$ 75 bilhões R$ 42 bilhões R$ 56,9 bilhões Captação de Cobrança: Saldo de Cobrança: PagFor: Arrecadações: Serviços de Custódia:

54 54 Disponíveis com Tecnologia de Ponta ,7 245,8 398,8 354,9 234, S 981S 991S 001S 011S 02 R$ Milhões Investimentos

55 55 Telebanco Bradesco.com Através de Canais Preferenciais 4,3 milhões de Clientes Ativos 121,8 milhões de Transações R$ 4,7 bilhões de Operações ShopCredit 180 mil Transações R$ 51 milhões de Operações BradescoNet Empresa 598 mil Transações Clientes Operando Ativamente R$ 1,1 bilhão de Operações ShopFácil 6,8 milhões de Transações R$ 521 milhões de Operações Internet Banking 142 mil Transações 498 mil Usuários Cadastrados R$ 674 milhões de Operações ShopInvest 114,6 milhões de Ligações 2,4 milhões de Usuários R$ 2,0 bilhões de Operações

56 56 Através de Canais Preferenciais Transmissão Eletrônica 11,5 Agências 17,7 Débito Automático 1,6 Telebanco 11,3 Internet Banking 8,5 Auto Atendimento 49,5 junho / 02 % Milhões de Transações Auto-Atendimento756,5 Agências269,9 Telebanco172,8 Internet129,5 Débito Automático24,2 Total1.528,3 Transmissão Eletrônica175,5

57 57 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos Vantagens Competitivas Aspectos e Características de Gerenciamento Perspectivas

58 58 Perspectivas Minimizar Custos Maximizar Vendas Metodologia ABC Índice de Eficiência: 50% Incorporação dos Back Offices Qualidade dos Ativos Canais Alternativos Vendas Cruzadas Qualidade de Atendimento Melhoraria continua do Portfólio Produtos / Serviços Banco Postal: População Não Bancarizada Segmentação Crescimento Orgânico x Aquisições Bancoseguros

59 59 Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da direção da companhia. As palavras "antecipa", "deseja", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "prediz", "projeta", "almeja" e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos conhecidos e desconhecidos. Riscos conhecidos incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e serviços, aceitação dos serviços no mercado, transições de serviço da companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, mudanças no mix de serviços oferecidos e outros riscos descritos nos relatórios da companhia. Esta apresentação está atualizada até a presente data e o Banco Bradesco não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros. Contatos XX Área de Relações com Investidores Telefones:

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