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Agosto-Setembro/2002.

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Apresentação em tema: "Agosto-Setembro/2002."— Transcrição da apresentação:

1 Agosto-Setembro/2002

2 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos
Aspectos e Características de Gerenciamento Vantagens Competitivas Perspectivas

3 Agregar Valor aos Acionistas
R$ 849 milhões de JCP/Dividendos relativos ao exercício de 2001 (41% do lucro líquido ajustado) Aquisições - Bancos Mercantil de São Paulo, BEA e Cidade, Carteira de Crédito da Ford, Deutsche Asset Management e Banco Postal Transparência - Prêmio Atlantic Rating (Categoria Banco de Varejo) 320 Reuniões e Conferências realizadas pela Área de RI NYSE - Listagem em 21 de novembro de 2001 (BBD) Integração dos Back-Offices

4 Agregar Valor aos Clientes
Fortalecimento da Rede de Atendimento 2.927 Agências 1.697 PABs e PAEs 49 Correspondentes da Continental Promotora de Vendas e das Lojas de Crédito do Mercantil 1.000 Agências do Banco Postal Equipamentos de Auto-Atendimento A mais Vasta Gama de Produtos e Serviços, agora com: VGBL Consórcio Estrutura Focada no Middle Market Cartões com Chip Bradesco Internet Banking Grand Prix iBest pelo 4º Ano Consecutivo BRAM - Bradesco Asset Management Prêmio Exame: Melhor Gestor de Fundos do Brasil, sendo que 11 Fundos receberam a Nota Máxima de 05 Estrelas e 13 com 04 Estrelas

5 Agregar Valor aos Funcionários
Em 2001, o Bradesco destinou R$ 3,4 bilhões à título de Remuneração, Benefícios, Encargos e Treinamentos. 2000, Fomos Eleitos pela Revista Exame uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar. 2001, Fomos Eleitos de Novo. 2002, Fomos Eleitos Novamente.

6 Agregar Valor à Sociedade
R$ 112,1 milhões de Recursos Aplicados em 2001 R$ 119,8 milhões de Recursos Previstos para 2002 455 mil Alunos Formados pela Fundação Bradesco ao longo de seus 45 Anos de Existência 103 mil Alunos Inscritos em 2001, dos quais 90% são Membros das Comunidades

7 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos
Aspectos e Características de Gerenciamento Vantagens Competitivas Perspectivas

8 Desempenho dos Períodos
Ativos Totais R$ Bilhões 130 124,5 120 110 101,8 + 16,3% a.a. 100 90 84,0 80 76,9 68,0 70 60 50 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

9 Desempenho dos Períodos
Carteira de Títulos e Valores Mobiliários R$ Bilhões 50 50 37,9 40 35,3% 35,5 40 30,2% 30,4% 30 34,9% 30 20,6% 29,7 20 23,2 20 14,0 10 10 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 Carteira de TVM % dos Ativos Totais

10 Mantidos até o Vencimento
Desempenho dos Períodos Carteira de Títulos e Valores Mobiliários – junho / 02 Categoria dos Títulos % Mantidos até o Vencimento 9,3 39,9 Disponíveis para Venda 50,8 Disponíveis para Negociação R$ 550 milhões de Provisão de Títulos “mantidos até o vencimento“, que não são requeridas por regulamentação

11 Desempenho dos Períodos
Carteira de Títulos e Valores Mobiliários – junho / 02 Prazos (*) % 181 a 360 dias 1 a 30 dias 3,3 26,9 36,3 33,5 + de 360 dias 31 a 180 dias (*) Incluindo-se a Aplicação em Cotas de Fundos de Investimentos

12 * Excluindo Avais e Fianças (R$ 3,4 bilhões em junho / 02)
Desempenho dos Períodos Carteira de Crédito* R$ Bilhões 60 50 52,6 43,0% 50 42,2% 40 36,7% 36,4% 34,1% 43,8 40 30 30 30,6 26,2 25,0 20 20 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 Carteira de Crédito % dos Ativos Totais * Excluindo Avais e Fianças (R$ 3,4 bilhões em junho / 02)

13 Desempenho dos Períodos
Diversificação da Carteira de Crédito – junho / 02 6,9% Alimentos e Bebidas (Setor com maior participação) % 3,1 14,9 33,2 Indústria Pessoa Física Serviços 21,7 Comércio Outros 27,1 Portfólio dividido em 43 setores na Pessoa Jurídica O maior devedor é responsável por apenas 1,8% do total da Carteira

14 Desempenho dos Períodos
Qualidade da Carteira 90,1 90,7 91,1 % AA - C D - H 9,9 9,3 8,9 1S 00 1S 01 1S 02 As Provisões Totais cobrem 114,3% das Operações Vencidas e Vincendas há mais de 60 dias A Provisão Excedente das Operações de Crédito é de R$ 289 milhões

15 Desempenho dos Períodos
Índice de Imobilização (Financeiro) % 100 90,0 90 80,0 80 73,7 73,5 70,0 70,0 70 60,0 61,1 60 54,8 56,1 50 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 Índice Bradesco Limite Legal (*) * Índice inferior a 50% a partir de dezembro / 02

16 Desempenho dos Períodos
Depósitos R$ Bilhões 60 50,8 50 + 17,2% a.a. 40 36,9 34,1 33,6 26,9 30 17,3 17,1 17,5 18,9 20 14,8 10,0 6,6 7,1 10 5,0 5,7 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 Totais À Vista Poupança

17 Desempenho dos Períodos
Tipos de Depósitos – junho / 02 % 37,2 0,3 Depósitos à Vista Poupança Depósitos a Prazo Interfinanceiros 19,7 42,8 Crescimento no 2º Trimestre de 2002 de R$ 4,9 bilhões em Depósitos, dos quais R$ 3,5 bilhões migrados de Recursos Administrados

18 Desempenho dos Períodos
Provisões Técnicas de Seguros, Previdência e Capitalização R$ Bilhões 20 18 15,2 16 14 11,7 12 10 8,8 8 6,3 6 4,6 4 2 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

19 Desempenho dos Períodos
Patrimônio Líquido R$ Bilhões 15 10,1 9,1 10 7,0 6,8 6,1 5 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

20 Desempenho dos Períodos
Índice de Basiléia (Financeiro) % 18 17,1 17 16,5 16 14,7* 15 14,1 14 13,4 13 12 Limite Legal (Brasil) 11 10 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 *Tier I: 12,2% Tier II: 2,5%

21 Desempenho dos Períodos
Lucro Líquido Recorrente R$ Milhões 1200 1.042 1000 904 800 606 600 461 431 400 200 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

22 Desempenho dos Períodos
ROE Recorrente (Anualizado) % 30 24,1 25 19,0 18,7 20 14,6 14,0 15 10 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

23 Desempenho dos Períodos
ROA Recorrente (Anualizado) % 2,5 2,1 2,0 1,4 1,5 1,5 1,3 1,2 1,0 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

24 Desempenho dos Períodos
Despesas Operacionais / Ativos Médios % 5,0 4,5 4,0 4,0 3,6 3,5 3,5 3,3 3,2 3,0 2,5 2,0 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

25 Desempenho dos Períodos
Índice de Eficiência (Recorrente) % 60 58,5 58 56,6 55,6 56 55,3 54 53,5 52 50 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

26 Desempenho dos Períodos
Grupo Segurador % 110 106,7 106 100,7 99,4 102 98 98,2 95,4 96,9 94 95,9 91,9 90 91,9 89,3 86 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 Índice Combinado Internacional Índice Combinado Ampliado

27 Seguros, Previdência Privada e Capitalização
Variação Auto/RE R$ 724 milhões R$ 802 milhões +10,8% Saúde R$ 989 milhões R$ 1,14 bilhões +15,3% Vida e Previdência R$ 1,50 bilhões R$ 1,92 bilhões +28,0% VGBL (lançado em março / 02): participantes e R$ 476 milhões de Vendas Capitalização R$ 485 milhões R$ 1,29 bilhões R$ 422 milhões R$ 1,37 bilhões -13,0% +6,2% Provisões: Resultado R$ 324 milhões R$ 345 milhões +6,5%

28 Desempenho dos Períodos
Pulverização das Receitas 220 207,9 211,1 200 180 168,0 160 166,3 140 118,0 137,2 120 114,9 118,1 100 100,0 80 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 Receitas de Prestação de Serviços Margem Financeira

29 Desempenho dos Períodos
Pulverização das Receitas % 79,5 80,0 73,2 72,0 75,4 26,8 28,0 24,6 20,5 20,0 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02 Receitas de Prestação de Serviços Margem Financeira

30 Desempenho dos Períodos
Geração de Caixa R$ Bilhões 5 4 3,6 3,6 3,5 2,8 3 2,2 2 1 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

31 Destaques do 1º Semestre / 02
Câmbio Participação no Mercado: 21,4% Exportações e 9,8% Importações Carteira de Recursos para Financiamentos: US$ 6,0 bilhões (incluindo repasses) Cartões R$ 5,4 bilhões de Faturamento Crescimento de 26% no Período Mercado de Capitais Participação no Mercado: 73,2% Emissões Registradas na CVM Oferta Pública Secundária de Ações Ordinárias da CVRD (março / 02 : R$ 4,5 bilhões)

32 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos
Aspectos e Características de Gerenciamento Vantagens Competitivas Perspectivas

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34 Cobertura Territorial
Foco Ampliar Presença Até junho / 02 1.000 Agências Abertas, sendo 735 em Praças Desassistidas por Bancos Perspectivas Estaremos Presentes em Municípios onde não estamos, dos quais, nenhum outro Banco tem Agência

35 Bradesco

36 Clientela/Funding Foco Até junho / 02 Perspectivas
População não Bancarizada: 40 milhões Ampliar Depósitos à vista e Poupança Até junho / 02 100 mil Novos Clientes 155 mil Depósitos Efetuados (R$ 76 milhões) Perspectivas 3,5 milhões de Novos Correntistas Continuar Ampliando Proporcionalmente a Base destes Depósitos

37 Eficiência Foco Até junho / 02 Perspectivas Outros Benefícios
Reduzir o Custo para Abertura de Agências Bradesco, que é de no Mínimo R$ 150 mil Até junho / 02 Custo Inicial de R$ 200 milhões para Abertura de Agências Perspectivas 2.000 Agências no 2º Semestre Outros Benefícios Identificação de Clientes com Alto Poder Aquisitivo em Regiões Inexploradas por Bancos Prospecção de Regiões / Mercados Potenciais Fomentador da Economia Local

38

39 Banco Mercantil de São Paulo
Foco Aquisição de Clientela Diferenciada e da Marca FINASA Ganhos de Sinergia Ampliar Presença no Mercado de Financiamentos a Automóveis Até junho / 02 Evolução da Base de Clientes Totalizando em junho (725 mil 87% Pessoa Física) 17 Departamentos e Áreas já Integrados Carteira de R$ 1,1 Bilhão Perspectivas Ampliar a Utilização da Marca FINASA e a Venda de Produtos, em particular Relacionados a Seguros Aumento de Escala Crescimento de Participação

40

41 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos
Aspectos e Características de Gerenciamento Vantagens Competitivas Perspectivas

42 Gestão de Vendas Programa de Objetivos Qualidade de Atendimento
Clientes Negócios Resultados Fidelização e Retenção Captações Cartões Seguros Vida e Previdência Capitalização Índice de Eficiência Evolução de Faturamento Recuperação de Crédito Índice de Desempenho Balanceado Somam-se pontos apenas em caso de Excelência no Atendimento 23 indicadores a serem cumpridos pelas 22 Diretorias Regionais e suas respectivas Agências GDAD: Sistema de Avaliação e Planejamento do Orçamento do Banco

43 Metodologia do Sistema ABC (Activity-Based Costing)
Gestão de Custos Metodologia do Sistema ABC (Activity-Based Costing) Onde, Quanto e Como foi o Ganho Identifica e Estratifica as Atividades dos Processos Atribui Custos às Atividades em Função dos Recursos que Demandam Transforma Departamentos em Centros de Resultados

44 Comitê Executivo de Crédito
Gestão de Riscos Riscos de Crédito Política de Alçadas Agências Departamento de Crédito Comitê Diário de Crédito Comitê Executivo de Crédito De R$ 6 a 20 milhões Acima de R$ 20 milhões Credit Score Até R$ 6 milhões

45 Gestão de Riscos Riscos de Mercado
Os limites de VaR (Value at Risk) são definidos pela Alta Administração e seu cumprimento acompanhado diariamente por área independente à de Gestão de Carteiras Grau de Confiança da metodologia aplicada para a apuração do VaR é de 97,5% As volatilidades e as correlações utilizadas pelos modelos, que são validadas diariamente através de técnicas de backtesting, são calculadas a partir de bases estatísticas Diariamente é feita análise das posições (Gap Analysis)

46 Gestão de Riscos Risco Operacional
Riscos inerentes às atividades que dão suporte aos negócios oriundos de processamento da informação, comunicação de dados, transmissão e registro de dados por meio eletrônico Interrupção de Negócios Falha de Sistemas Erros Omissões Fraudes Eventos Externos Comitê de Auditoria composto por membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva

47 Gestão de Riscos Risco de Liquidez
Controla os Diferentes Descasamentos de Prazos de Liquidação de Direitos e Obrigações Um Conjunto de Controles Avalia Permanentemente as Posições Assumidas

48 Gestão de Riscos Risco de Capital Base de Cálculo
R$ milhões Base de Cálculo Consolidado Financeiro Patrimônio Líquido Ajustado Risco Ponderado Total Ativo Ponderado Contas de Compensação Ponderadas Índice de Solvabilidade ,65%

49 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos
Aspectos e Características de Gerenciamento Vantagens Competitivas Perspectivas

50 Clientes Vantagens Competitivas Rede de Atendimento Tecnologia
Banco de Varejo Banco de Atacado (Bradesco Corporate) Banco de Serviços Clientes Bradesco Private Banco de Middle (Bradesco Empresas) Banco de Alta Renda Tecnologia

51 O Bradesco é um Conglomerado Financeiro com:
Administração Profissional com Vasta Experiência, além de Espírito Inovador e Empreendedor O Mais Completo Portfólio para Pessoas Físicas e Jurídicas, além de Seguros, Previdência Privada e Capitalização Sólida Estrutura Financeira, além de Liderança nos Principais Segmentos E que Também...

52 Opera como um Grupo de Bancoseguros...
67 anos de Experiência da Bradesco Seguros Rede de Distribuição dos Bancos Bradesco, BCN e Mercantil 8,5 milhões de Clientes Segurados Aproximadamente Corretores Independentes

53 Tem a mais Ampla Gama de Serviços...
Captação de Cobrança: Saldo de Cobrança: PagFor: Arrecadações: Serviços de Custódia: R$ 102,5 bilhões R$ 41,5 bilhões R$ 75 bilhões R$ 42 bilhões R$ 56,9 bilhões

54 Disponíveis com Tecnologia de Ponta...
Investimentos R$ Milhões 480 398,8 400 354,9 320 245,8 234,6 240 160 108,7 80 1S 98 1S 99 1S 00 1S 01 1S 02

55 Através de Canais Preferenciais
114,6 milhões de Ligações 2,4 milhões de Usuários R$ 2,0 bilhões de Operações Telebanco Bradesco.com 4,3 milhões de Clientes Ativos 121,8 milhões de Transações R$ 4,7 bilhões de Operações Internet Banking 598 mil Transações Clientes Operando Ativamente R$ 1,1 bilhão de Operações BradescoNet Empresa 142 mil Transações 498 mil Usuários Cadastrados R$ 674 milhões de Operações ShopInvest 6,8 milhões de Transações R$ 521 milhões de Operações ShopFácil 180 mil Transações R$ 51 milhões de Operações ShopCredit

56 Através de Canais Preferenciais
Milhões de Transações junho / 02 % Auto-Atendimento 756,5 Agências 269,9 Transmissão Transmissão Eletrônica 175,5 Eletrônica Débito Agências 11,5 Telebanco 172,8 Automático 17,7 Internet 129,5 1,6 Débito Automático 24,2 Internet Banking Total 1.528,3 8,5 Telebanco 11,3 Auto Atendimento 49,5

57 Agenda ABAMEC Bradesco 2001 Desempenho dos Períodos Principais Eventos
Aspectos e Características de Gerenciamento Vantagens Competitivas Perspectivas

58 Crescimento Orgânico x Aquisições
Perspectivas Crescimento Orgânico x Aquisições Bancoseguros Minimizar Custos Maximizar Vendas Metodologia ABC Índice de Eficiência: 50% Incorporação dos Back Offices Qualidade dos Ativos Canais Alternativos Vendas Cruzadas Qualidade de Atendimento Melhoraria continua do Portfólio Produtos / Serviços Banco Postal: População Não Bancarizada Segmentação

59 Contatos Área de Relações com Investidores Email :
Telefones: XX Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da direção da companhia. As palavras "antecipa", "deseja", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "prediz", "projeta", "almeja" e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos conhecidos e desconhecidos. Riscos conhecidos incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e serviços, aceitação dos serviços no mercado, transições de serviço da companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, mudanças no mix de serviços oferecidos e outros riscos descritos nos relatórios da companhia. Esta apresentação está atualizada até a presente data e o Banco Bradesco não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros.

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