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Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS.

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1 Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação Eveline Alonso Veloso PUC-MINAS

2 Referências BAEZA-YATES, Ricardo e RIBEIRO-NETO, Berthier. Modern Information Retrieval. 1ª edição, New York: ACM Press, 1999, capítulo 1.

3 O que é Recuperação de Informação? Coleta, armazenamento, organização, representação e fácil acesso a itens de informação; relevantes à necessidade de informação do usuário.

4 O Processo de Recuperação de Informação necessidade de informação documentos recuperados e ranqueados * Figura adaptada de BAEZA-YATES & RIBEIRO-NETO consulta Coleta Operações sobre a consulta Busca Ordenação Coleção Indexação Índice Operações sobre o texto documento off-line on-line

5 Recuperação de Dados x Recuperação de Informação Recuperação de Dados: recuperação de itens de informação que possuem os termos da consulta e atendem todas as suas restrições; um item de informação recuperado precisa satisfazer perfeitamente a consulta formulada; não necessariamente a necessidade de informação do usuário. Um único item de informação recuperado incorretamente; indica falha do processo de recuperação de dados. Dados estruturados. Possibilidades limitadas de consultas. Sistema de recuperação de dados: Banco de dados.

6 Recuperação de Dados x Recuperação de Informação Recuperação de Informação: recuperação de itens de informação relacionados a um determinado assunto; que não necessariamente satisfazem a consulta especificada. Recuperação de itens de informação possivelmente relevantes para a necessidade de informação do usuário; mínimo de itens de informação não relevantes. Recuperação de alguns itens de informação não relevantes é aceitável. Itens de informação recuperados são ranqueados. Dados não estruturados. Exemplos: artigos científicos; publicações de grande circulação; Web.

7 Formas de Acesso à Informação * Figura adaptada de BAEZA-YATES & RIBEIRO-NETO Busca Navegação Coleção

8 Busca Usuário necessita traduzir sua necessidade de informação em uma consulta; na linguagem disponibilizada pelo SRI. Em geral, especifica um conjunto de palavras-chave; que indicam a semântica de sua necessidade de informação.

9 Busca

10 Navegação Usuário utiliza uma interface interativa; para navegar pela coleção de documentos; a procura de documentos relacionados a seu interesse específico. Necessidade de informação do usuário: ampla ou indefinida. Objetivos principais não são claramente definidos no início do processo de recuperação de informação; e podem mudar durante a interação do usuário com o sistema.

11 Navegação

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21 Filtragem Utilização de agentes de software; que buscam automática e permanentemente informação possivelmente relevante para o usuário. Consulta especificada pelo usuário permanece praticamente estática; enquanto novos itens de informação são adicionados ao sistema. Filtragem de informação possivelmente relevante; para a posterior inspeção do usuário.

22 Filtragem Necessidade de elaborar um perfil do usuário; com a indicação das preferências desse usuário. Esse perfil é comparado com os novos itens de informação inseridos no sistema; com o objetivo de determinar aqueles que são potencialmente de interesse desse usuário em particular.

23 Filtragem


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