A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula Pedro H. F. S. Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula Pedro H. F. S. Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula Pedro H. F. S. Diniz

2 O que é? É uma ferramenta de auxilio à tomada de decisões. Software java multi-plataforma. Software java multi-ambiente. Propõe solução utilizando programação dinâmica.

3 Motivação Agilizar o processo de matŕicula. Facilitar o processo de matrícula. Diminuir a sobrecarga nos servidores da faculdade. Aumentar o leque de opções de matrícula.

4 Apresentação do Sistema Apresentação das telas. Caso de uso 1. Caso de uso 2.

5 Caso de uso 1 HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado 17 a 19Cálculo1Cálculo2Cálculo1Cálculo2 Futebol Finanças 17 a 20 Yoga 17 a 21Etica CristãRedesEtica CristãRedes Estruturas Discretas 19 a 21Banco de Dados 2Banco de Dados 3Banco de Dados 2Banco de Dados 3 Administração Projeto de Sistemas 21 a 23IHCBanco de Dados 1IHCBanco de Dados 1 Professor sem prioridadeCarlos AlbertoMatériaTotalComplemento Túlio YrfeinCálculo12+2=4Já cursado Categoria prioritáriaGrade CurricularCálculo22 Banco de Dados =8 Matérias prioritáriasBanco de Dados 1Banco de Dados 22Depende de BD1 AdministraçãoBanco de Dados 32Depende de BD2 IHC2+2=4 Etica Cristã2+2=4 PontuaçãoTotalProjeto de Sistemas2+2=4 Professor2Redes2+2=4 Categoria2Estruturas Discretas2+2=4 Escolha de matéria4Administração4+2=6 Sem preferência1Financas2+2=4Depende de Administração Futebol1 Yoga1

6 Caso de uso 2 HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado 17 a 19Cálculo1Cálculo2Cálculo1Cálculo2 FutebolSistemas Operacionais Finanças 17 a 20 Yoga 17 a 21Etica CristãRedesEtica CristãRedes Estruturas Discretas 19 a 21Banco de Dados 2Banco de Dados 3Banco de Dados 2Banco de Dados 3 Administração Projeto de Sistemas 21 a 23IHCBanco de Dados 1IHCBanco de Dados 1 Professor sem prioridadeNenhumMatériaTotalComplemento Cálculo12 Categoria prioritáriaEletiva LivreCálculo22Depende de Cálculo1 Banco de Dados 12Já cursado Matérias prioritáriasFinançasBanco de Dados 22+4=6Depende de BD1 Banco de Dados 2Banco de Dados 32Depende de BD2 IHC2 Etica Cristã2 PontuaçãoTotalProjeto de Sistemas2 Professor2Redes2 Categoria2Estruturas Discretas2 Escolha de matéria4Administração2Já cursado Sem preferência1Financas2+4=6Depende de Administração Futebol2+2=4Depende de 200 créditos Yoga2+2=4 Sistemas Operacionais2

7 Especificação Consulta ao site de matrícula e disciplinas no PUC On-Line. Pesquisa de opinião com alunos do D.I. Criação do diagrama de classes. Criação do Modelo de Entidades e Relacionamentos.

8 Metodologia (Scrum) Metodologia Ágil. Sprints de 1 semana. Pacotes gerados são incrementais, funcionais e testáveis. Auxílio da ferramenta Trac para listas de bugs

9 Estrutura do Projeto Subdivisão em 3 subprojetos: 1.Projeto Modelo 2.Projeto Desktop 3.Projeto Web

10 Projeto Modelo Contém classes que implementam a regra de negócio É responsável pelo algoritmo de combinação Implementa as classes de DAO e Serviço para acesso ao banco/base de dados. Utiliza programação orientada à aspectos sobre a biblioteca spring para gerenciar a sessão de conexão com o banco.

11 Projeto Desktop Utiliza java swing para renderizar as telas no sistema operacional. Tem como dependência o projeto modelo. Implementa os padrões de projeto Command e Wizard.

12 Projeto Web Criado com a biblioteca Vraptor. Implementa o padrão REST. Processa as páginas em html com o uso do Freemarker template engine.

13 Comentários de implementação 1.O algoritmo de combinação. 2.Vraptor 3.O padrão REST 4.Freemarker

14 O Algoritmo Utiliza apenas matérias onde as dependêcias são respeitadas. Dependência de crédito ou 0 a N disciplinas Força bruta com tabela de cache auxiliar. O(n)

15 VRaptor Biblioteca que extende o Spring. Adiciona suporte ao padrão REST. Framework, opensource, MVC, para a web focado em desenvolvimento rápido.

16 O padrão REST Propõem utilizar as operações GET, POST, PUT e DELETE do protocolo HTTP. Orientado a recursos. Ex: Permite uri´s amigáveis de fácil entendimento e acesso. Proporciona a criação de Webservices RestFull.

17 Freemarker É um template engine. Criado para MCV com foco único na parte de visão do sistema. Sintaxe amigável ao desenvolvedor. Rápido. Possui diversas macros embutidas.

18 Considerações Finais Agora uma matrícula pode demorar apenas 10 minutos ao invés de horas. Pesquisa sobre A.O.P. Pesquisa sobre gerenciamento de sessão multi-ambiente. Vraptor provou ser um ferramenta ágil para sistemas web.

19 Perguntas?


Carregar ppt "Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula Pedro H. F. S. Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google