A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula Pedro H. F. S. Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula Pedro H. F. S. Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula
Pedro H. F. S. Diniz

2 O que é? É uma ferramenta de auxilio à tomada de decisões.
Software java multi-plataforma. Software java multi-ambiente. Propõe solução utilizando programação dinâmica.

3 Motivação Agilizar o processo de matŕicula.
Facilitar o processo de matrícula. Diminuir a sobrecarga nos servidores da faculdade. Aumentar o leque de opções de matrícula.

4 Apresentação do Sistema
Apresentação das telas. Caso de uso 1. Caso de uso 2.

5 Caso de uso 1 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 17 a 19
Cálculo1 Cálculo2 Futebol Finanças 17 a 20 Yoga 17 a 21 Etica Cristã Redes Estruturas Discretas 19 a 21 Banco de Dados 2 Banco de Dados 3 Administração Projeto de Sistemas 21 a 23 IHC Banco de Dados 1 Professor sem prioridade Carlos Alberto Matéria Total Complemento Túlio Yrfein 2+2=4 Já cursado Categoria prioritária Grade Curricular 2 4+2+2=8 Matérias prioritárias Depende de BD1 Depende de BD2 Pontuação Professor Categoria Escolha de matéria 4 4+2=6 Sem preferência 1 Financas Depende de Administração

6 Caso de uso 2 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 17 a 19
Cálculo1 Cálculo2 Futebol Sistemas Operacionais Finanças 17 a 20 Yoga 17 a 21 Etica Cristã Redes Estruturas Discretas 19 a 21 Banco de Dados 2 Banco de Dados 3 Administração Projeto de Sistemas 21 a 23 IHC Banco de Dados 1 Professor sem prioridade Nenhum Matéria Total Complemento 2 Categoria prioritária Eletiva Livre Depende de Cálculo1 Já cursado Matérias prioritárias 2+4=6 Depende de BD1 Depende de BD2 Pontuação Professor Categoria Escolha de matéria 4 Sem preferência 1 Financas Depende de Administração 2+2=4 Depende de 200 créditos

7 Especificação Consulta ao site de matrícula e disciplinas no PUC On-Line. Pesquisa de opinião com alunos do D.I. Criação do diagrama de classes. Criação do Modelo de Entidades e Relacionamentos.

8 Metodologia (Scrum) Metodologia Ágil. Sprints de 1 semana.
Pacotes gerados são incrementais, funcionais e testáveis. Auxílio da ferramenta Trac para listas de bugs

9 Estrutura do Projeto Subdivisão em 3 subprojetos: Projeto Modelo
Projeto Desktop Projeto Web

10 Projeto Modelo Contém classes que implementam a regra de negócio
É responsável pelo algoritmo de combinação Implementa as classes de DAO e Serviço para acesso ao banco/base de dados. Utiliza programação orientada à aspectos sobre a biblioteca spring para gerenciar a sessão de conexão com o banco.

11 Projeto Desktop Utiliza java swing para renderizar as telas no sistema operacional. Tem como dependência o projeto modelo. Implementa os padrões de projeto ‘Command’ e ‘Wizard’.

12 Projeto Web Criado com a biblioteca Vraptor. Implementa o padrão REST.
Processa as páginas em html com o uso do Freemarker template engine.

13 Comentários de implementação
O algoritmo de combinação. Vraptor O padrão REST Freemarker

14 O Algoritmo Utiliza apenas matérias onde as dependêcias são respeitadas. Dependência de crédito ou 0 a N disciplinas Força bruta com tabela de cache auxiliar. O(n)

15 VRaptor Biblioteca que extende o Spring.
Adiciona suporte ao padrão REST. Framework, opensource, MVC, para a web focado em desenvolvimento rápido.

16 O padrão REST Propõem utilizar as operações GET, POST, PUT e DELETE do protocolo HTTP. Orientado a recursos. Ex: Permite uri´s amigáveis de fácil entendimento e acesso. Proporciona a criação de Webservices RestFull.

17 Freemarker É um template engine.
Criado para MCV com foco único na parte de ‘visão’ do sistema. Sintaxe amigável ao desenvolvedor. Rápido. Possui diversas macros embutidas.

18 Considerações Finais Agora uma matrícula pode demorar apenas 10 minutos ao invés de horas. Pesquisa sobre A.O.P. Pesquisa sobre gerenciamento de sessão multi-ambiente. Vraptor provou ser um ferramenta ágil para sistemas web.

19 Perguntas?


Carregar ppt "Ferramenta para combinação e sugestão de horários na grade de matrícula Pedro H. F. S. Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google