A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento."— Transcrição da apresentação:

1 Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Prof.: Lillian Alvares

2 Modelo de Excelência em Gestão

3 Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão  Os Fundamentos da Excelência em Gestão expressam conceitos que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho, líderes de classe mundial.

4 Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão  O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) está sobre um conjunto de conceitos fundamentais.

5 Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão  Ele resume um conjunto de princípios e valores que são incorporados e internalizados por uma organização de qualquer nação, setor ou porte, que os pratica em seu dia-a- dia em todos os seus níveis de funcionamento e de atuação e com todos os seus públicos, interna e externamente.

6 Conceitos Fundamentais  São doze os Fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão :

7 Fundamentos de Excelência  1) Visão sistêmica  Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

8 Fundamentos de Excelência  2) Aprendizado organizacional  Busca alcançar novo nível de conhecimento, por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

9 Fundamentos de Excelência  3) Proatividade  Capacidade da organização de se antecipar às mudanças de cenários e às necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas.

10 Fundamentos de Excelência  4) Inovação  Implementação de novas idéias geradoras de um diferencial competitivo.

11 Fundamentos de Excelência  5) Liderança e constância de propósitos  Comprometimento dos líderes com os valores e princípios da organização. Capacidade de construir e implementar estratégias e um sistema de gestão que estimule as pessoas a realizar um propósito comum e duradouro.

12 Fundamentos de Excelência  6) Visão de futuro  Compreensão dos fatores que afetam o negócio no curto e no longo prazo, permitindo o delineamento de uma perspectiva consistente para o futuro desejado pela organização.

13 Fundamentos de Excelência  7) Foco no cliente e no mercado  Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e maior competitividade nos mercados.

14 Fundamentos de Excelência  8) Responsabilidade social  Atuação baseada em relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para futuras gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

15 Fundamentos de Excelência  9) Gestão baseada em fatos  Tomada de decisões com base na medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, incluindo os riscos identificados.

16 Fundamentos de Excelência  10) Valorização das pessoas  Compreensão de que o desempenho da organização depende da capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho e da criação de um ambiente de trabalho propício à participação e ao desenvolvimento das pessoas.

17 Fundamentos de Excelência  11) Abordagem por processos  Compreensão e gerenciamento da organização por meio de processos, visando à melhoria do desempenho e à agregação de valor para as parte interessadas.

18 Fundamentos de Excelência  12) Orientação para resultados  Compromisso com a obtenção de resultados que atendam, de forma harmônica e balanceada, às necessidades de todas as partes interessadas na organização.

19 Critérios da Excelência

20  A principal vantagem competitiva das organizações do século XXI está sendo e será cada vez mais a Qualidade da Gestão.

21 Critérios da Excelência Essa análise é feita com base em oito critérios de excelência:  Liderança  Estratégias e Planos  Clientes  Sociedade  Informações e Conhecimento  Pessoas  Processos  Resultados

22 Modelo de Excelência da Gestão  11 fundamentos e 8 critérios.  Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão.  Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios.

23 Modelo de Excelência da Gestão  Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.

24 Modelo de Excelência da Gestão  Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

25 Modelo de Excelência da Gestão  O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes.  Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes.

26 Modelo de Excelência da Gestão  Para que haja continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades com as quais interage — sempre de forma ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente.

27 Modelo de Excelência da Gestão  De posse de todas essas informações, a liderança estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização.  Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.

28 Modelo de Excelência da Gestão  As estratégias são formuladas pelos líderes para direcionar a organização e o seu desempenho, determinando sua posição competitiva.  Elas são desdobradas em todos os níveis da organização, com planos de ação de curto a longo prazos.

29 Modelo de Excelência da Gestão  A organização avalia permanentemente a implementação das estratégias e monitora os respectivos planos e responde rapidamente às mudanças nos ambientes interno e externo.

30 Modelo de Excelência da Gestão  As pessoas que compõem a força de trabalho devem estar capacitadas e satisfeitas, atuando em um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência.

31 Modelo de Excelência da Gestão  Com isso, é possível executar e gerenciar adequadamente os processos, criando valor para os clientes e aperfeiçoando o relacionamento com os fornecedores.  A organização planeja e controla os seus custos e investimentos. Os riscos financeiros são quantificados e monitorados.

32 Modelo de Excelência da Gestão  Para efetivar a etapa do Controle (C), são mensurados os resultados em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade, processos principais do negócio e processos de apoio, e fornecedores.  Os efeitos gerados pela implementação sinérgica das práticas de gestão e pela dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas para eventuais correções de rumo ou reforços das ações implementadas.

33 Modelo de Excelência da Gestão  Esses resultados, apresentados sob a forma de informações e conhecimento, retornam a toda a organização, complementando o ciclo PDCA com a etapa referente à ação (A).

34 Modelo de Excelência da Gestão  Essas informações representam a inteligência da organização, viabilizando a análise do desempenho e a execução das ações necessárias em todos os níveis.  A gestão das informações e dos ativos intangíveis é um elemento essencial à jornada em busca da excelência.

35 Modelo de Excelência da Gestão Uma visão sistêmica da gestão organizacional

36 Modelo de Excelência da Gestão  Os benefícios trazidos pela adoção dos fundamentos de excelência ficam claros quando se sabe que 40 das 100 maiores e melhores empresas do País apontadas no ranking da revista Exame adotam seu modelo de excelência.

37 Modelo de Excelência da Gestão  Esses números apenas apontam que, mesmo em tempos de incertezas, as empresas brasileiras vêm fazendo sua parte modernizando seus equipamentos, capacitando e treinando pessoas, reestruturando e melhorando seus processos, tornando-se mais competitivas e gerando riquezas para o País e toda a sociedade.

38 Excelência na Gestão Pública  O Programa Nacional de Gestão, Objetivos Específicos:  Estimular e promover a implementação de práticas modernas de gestão organizacional  Implementar Planos de Melhoria de Gestão.

39 Excelência em Gestão Pública  Excelência dirigida ao cidadão  A excelência em gestão pública pressupõe atenção prioritária ao cidadão e à sociedade na condição de usuários de serviços públicos e destinatários da ação decorrente do poder de Estado exercido pelas organizações públicas.

40 Excelência em Gestão Pública  Excelência dirigida ao cidadão  As organizações públicas, mesmo aquelas que prestam serviços exclusivos de Estado, devem submeter-se à avaliação de seus usuários, obtendo o conhecimento necessário para gerar produtos e serviços de valor para esses cidadãos e com isso proporcionar-lhes maior satisfação.  Este fundamento envolve não apenas o cidadão individualmente, mas todas as formas pelas quais se faça representar: empresas, associações, organizações e representações comunitárias

41 Excelência em Gestão Pública  Gestão participativa  O estilo da gestão pública de excelência é participativo. Isso determina uma atitude gerencial de liderança, que busque o máximo de cooperação das pessoas, reconhecendo a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e harmonizando os interesses individuais e coletivos, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho.

42 Excelência em Gestão Pública  Gestão participativa  Uma gestão participativa genuína requer cooperação, compartilhamento de informações e confiança para delegar, dando autonomia para atingir metas. Como resposta, as pessoas tomam posse dos desafios e dos processos de trabalho dos quais participam, tomam decisões, criam, inovam e dão à organização um clima organizacional saudável.

43 Modelo de Excelência em Gestão Pública

44 Excelência dirigida ao Cidadão Publicidade Moralidade Eficiência Legalidade Impessoalidade Ser pública  Excelência dirigida ao cidadão  Respeito aos princípios da publicidade, da impessoalidade, da moralidade, da eficiência e da legalidade.

45 Ser contemporânea  Caracterizam os sistemas de gestão de classe mundial  Pensamento sistêmico  Aprendizado organizacional  Cultura de inovação  Liderança e constância de propósitos  Orientação por processos e informações  Visão de futuro  Geração de valor  Valorização das pessoas  Responsabilidade social/Controle social  Desenvolvimento de parcerias

46 A mudança


Carregar ppt "Práticas de Apoio à Gestão Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google