A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello."— Transcrição da apresentação:

1 Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello

2 Desafio 1 - Desigualdades O Brasil é estruturalmente uma sociedade desigual (patrimonialismo, racismo e sexismo) Gerando enormes desigualdades de RENDA, RACIAIS, de GÊNERO, TERRITÓRIO As políticas públicas universais não conseguem universalizar direitos As políticas públicas atingem homens e mulheres – negros/as e brancos/as de forma desigual

3 Porcentagem da população vivendo abaixo da linha da pobreza, segundo cor/raça – Brasil, 1995-2005

4 DADOS Em 2005, a população negra representava 49,6% da população brasileira, perfazendo uma população de 92 milhões de pessoas. Segundo o PNUD (2005), o IDH do Brasil, em 2002, o colocava na 73ª posição no ranking mundial de desenvolvimento humano. Se desagregássemos os indicadores sociais e de renda que formam o índice por raça/cor, teríamos que o Brasil negro ocuparia a 105ª posição no ranking, enquanto o Brasil branco ocuparia a 44ª posição.

5 Taxas líquidas de matrícula no ensino médio, segundo cor/raça – Brasil, 1995-2005

6 Taxa líquida de matrícula no ensino superior, segundo cor/raça (18 a 25 anos) – Brasil, 1995-2005

7 Rendimento do trabalho principal, segundo cor/raça – Brasil 1995-2005

8 Desafio 2 - VIOLÊNCIA A Violência no país é estrutural Várias dimensões: Alto número de homícidios (jovens negros), violência contra as mulheres, violência sexual contra crianças e adolescentes trabalho escravo, execuções sumárias, torturas Criminalização da pobreza e dos movimentos sociais (RS, indígenas, mulheres, Plataforma Dhesca, Aracruz Celulose – denuncia militantes por roubo, Singenta, etc)

9 Desafio 2 - VIOLÊNCIA A taxa de homicídios está entre as maiores do mundo: 26,7 homicídios para cada 100.000 habitantes em 2004 (IPEA, 2006). no Distrito Federal, onde se situa a capital brasileira, a taxa de homicídios desse grupo é de 257,3 homicídios por 100 mil habitantes, quase 10 vezes a taxa geral brasileira e três vezes a dos brancos com mesma idade, sexo e escolaridade - 79,3 (IPEA, 2006, p. 80)

10 DESAFIO 3 - Modelo de desenvolvimento excludente e ambientalmente insustentável - Concentrador de renda (Agronegócio, papel celulose, grandes obras de infra-estrutrura, papel das empresas transnacionais) - Impactos sociais e ambientais - Modelo macroeconômico

11 Politica Macroeconômica x Orçamento Público O Orçamento não é subordinado a garantia e promoção de direitos. Outros interesses: - Investimento (diminuir o custo para a reprodução do capital) - Políticas sociais compensatórias - Manutenção de privilégios (pagamento de juros, etc).

12 Orçamento - O Brasil pagou mais de R$ 795 bilhões em juros, encargos e amortização da dívida, no período de 2004 a 2007. Esses recursos equivalem a 1/3 de um PIB médio anual do período que foram transferidos ao setor financeiro da economia.

13 Desafio 4 - Cultura em direitos humanos - Democratização das telecomunicações no país - Criminalização dos movimentos sociais, reprodução de esteriótipos racistas, sexistas; movimento negro (cotas), movimento indígena, etc.

14 Participação Entre 2003 e 2006 foram realizadas 40 conferências nacionais envolvendo mais de 2 milhões de pessoas. Somente nas etapas nacionais foram produzidas 5.000 delibera ç ões. Muitas dessas delibera ç ões foi incorporada no desenho de diversas pol í ticas. A 11 ª Conferência de Dhs que foi realizada em dezembro de 2008 foi a 50 ª Conferência do governo Lula.

15 DESAFIOS – Participação sociedade civil Abrir mais o Estado Exigibilidade dos direitos Fortalecimento das organiza ç ões da sociedade civil Participa ç ão social na a é rea econômica Superar a fragmenta ç ão dos espa ç os de participa ç ão (Arquitetura da Participa ç ão) - Maior sinergia entre conselhos, F ó rum de conselhos municipais, coordena ç ão entre as diversas conferências Sistematiza ç ão das delibera ç ões das conferências nacionais


Carregar ppt "Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google