A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução francesa A Revolução Francesa é um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a superação do Feudalismo pelo Capitalismo e ascensão da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução francesa A Revolução Francesa é um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a superação do Feudalismo pelo Capitalismo e ascensão da."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução francesa A Revolução Francesa é um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a superação do Feudalismo pelo Capitalismo e ascensão da burguesia no âmbito político francês. É tradicionalmente utilizada para assinalar o inicio da Idade Contemporânea.

2 Causas da Revolução No século XVIII, a França viveu um período de grande prosperidade, embora sua economia encontrasse predominantemente agrícola, a maior parte da população vivia no campo. A prosperidade chegou ao fim por volta de 1778, quando uma crise começou a tornar evidente a precariedade da organização administrativa, política financeira, econômica e social do país. Desde 1774 o país era governado por Luís XVI, distante dos interesses da população ele governava o país bem distante, no palácio de Versalhes. Para manter o luxo do palácio e de seus membros eram cobrados vultosos impostos da população mais pobre e assim a insatisfação era crescente.

3 As desigualdades sociais e políticas tinham como causa um conjunto de fatores. Primeiramente, a sociedade estava dividida em três estados: o clero, a nobreza e o povo. Os dois primeiros mantinham privilégios da época feudal como o direito de cobrar imposto. Além disso, eram isentos do pagamento de diversos tributos, ao contrario do povo que não tinha direito algum. Outro fator muito importante era a dificuldade de romper com o a economia agrária e programar a economia industrial, por causa dos grandes déficits provocados pelos gastos excessivos.

4 Uma dúvida que é recorrente quando falamos em sociedade dividida em ordens é como classificar o terceiro estado. Quais eram as pessoas que compunham esse Estado? O terceiro estado (povo) era formado pela a maioria da população Francesa que reunia diferentes grupos sociais. Alta Burguesia : Formada por banqueiros, empresários e poderosos comerciantes; Baixa Burguesia : Formada por profissionais liberais e médios comerciantes; Sans-culotte : Camada social urbana composta por artesãos,aprendizes de oficio,assalariados e desempregados marginalizados; Camponeses : Eram os trabalhadores livres e semi-livres e os servos presos às obrigações feudais.

5

6 O Estado Francês encontrava-se economicamente endividado devido principalmente:
A má administração em relação as finanças do Estados durante o reinado de Luis XV O endividamento causado pela Guerra dos Sete anos, em que a França sai derrotada. E aos empréstimos cedidos às colônias britânicas da América do Norte, durante a Guerra de Independência.

7 Revolta da Aristocracia ou dos Notáveis (1787-1789).
Luís XVI tenta realizar uma reforma tributária visando a superação da crise economica vivida pela França e pelo Estado. Para tanto ele tenta, sem sucesso, estender os impostos a nobreza e o clero. Os nobres não aceitam as propostas da Coroa, provocando revoltas em áreas que exerciam influência. O novo ministro, Necker, convenceu o rei a convocar a Assembléia dos Estados Gerais, em 1789.

8 Estados Gerais Os Estados Gerais eram uma espécie de parlamento, desativado desde 1614. Era formado por números iguais de representantes dos três estados.

9 O 3º estado pretende a votação por cabeça por cabeça e não mais por mais por classe como o proposto pela nobreza e pelo clero. O empasse é resolvido com o 3° estado retirando-se da sessão sob protesto. Tem-se nesse momento a causa imediata da revolução. O povo sai marchando para as ruas para dar inicio ao processo revolucionário.

10 Uma vitória obtido pelo 3º estado foi a possibilidade de ampliar sua votação que passaria a ser proporcional a quantidade de pessoas que cada estado possuía, possibilitando uma melhor organização, sobretudo da burguesia para defender seus ideais.

11 1ª Fase- Assembléia Nacional Constituinte
A revolução apenas estava começando... Após a impossibilidade de conciliar os interesses entre as ordens a burguesia articula dentro do 3º estado a autoproclamação da Assembléia Nacional Constituinte , com a intenção de dar a França uma nova constituição.

12 Tomada da Bastilha Dia 14 de Julho de 1789, o povo sai as ruas e toma a bastilha. A bastilha era uma prisão política e representava a dureza do Absolutismo. Caiu assim um dos símbolos do Absolutismo.

13 As revoltas se generalizam em toda a França, com atuação também dos camponeses , gerando o Grande Medo... A Assembléia abole com direitos feudais ainda existentes. Criação da Guarda Nacional, chefiada por Lafayette.

14 Realizações da Assembléia
Publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – sintetizados em três princípios: "Liberté, Egalité, Fraternité" Representou a síntese do pensamento iluminista liberal e burguês, que excluia a sociedade de ordens e baseava-se na igualdade de todos perante a lei.

15 Confisco dos bens materiais da Igreja, nacionalizados, como forma de atenuar as dividas do Estado.
Publicação da Constituição Civil do Clero, separando Igreja e Estado e transformando os clérigos em assalariados do governo, a quem deviam obediência. Adoção de uma monarquia constitucional, limitando (mas não excluindo) o poder real. Pressionado pela opinião pública, Luís XVI deixou Versalhes, estabelecendo-se no Palácio das Tulherias, em Paris (outubro de 1789).

16 Constituição de 1791 Uma importante conquista burguesa nesse período foi a constituição de 1791. Foi implantada uma monarquia constitucional, isto é, o rei perdia os seus poderes absolutos. A carta estabelecia uma clara separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, baseado nas idéias de Montesquieu Concedia direitos civis completos aos cidadãos.

17 Em agosto de 1791, após a tentativa frustrada de fuga da família real para a Áustria, os países que até então apoiavam a França lançaram a Declaração de Pillnitz, que afirmava (e apoiava) a restauração da monarquia francesa como um projeto de interesse comum a todos os Estados europeus.

18 A nobreza conservadora e o alto clero abandonaram a França, refugiando-se nos países absolutistas, de onde conspiraram contra a revolução.

19 2ª Fase- Monarquia Constitucional - 1791 a 1792
È dissolvida a Assembléia Nacional Constituinte. Marcadas eleições, são eleitos e empossados os membros da Assembléia Legislativa. Como vigora o voto censitário (o eleitor vota mediante uma renda mínima) os deputados são representantes da burguesia e de tendência moderada Formam-se na Assembléia Legislativa as tendências políticas.

20 Comuna Insurrecional de Paris
Em 1792, a Assembléia Legislativa aprovou uma declaração de guerra contra a Áustria Enquanto para a burguesia a guerra seria breve e vitoriosa, para o rei e a aristocracia seria a esperança de retorno ao velho regime

21 Portanto, o rei e a aristocracia não vacilaram em trair a França revolucionária.
Luís XVI e Maria Antonieta foram presos, acusados de traição ao país por colaborarem com os invasores Sob o comando de Danton, Robespierre e Marat, foram distribuídas armas ao povo e foi organizada a Comuna Insurrecional de Paris A 20 de Setembro, aconteceu aquilo que parecia impossível: as tropas revolucionárias, famintas, mal vestidas, mas alimentadas pelo ardor revolucionário, derrotaram, ao som da Marselhesa (o hino da revolução), a coalizão anti-francesa na Batalha de Valmy.

22 3ª Fase- Convenção Nacional
A Assembléia Legislativa é substituida pela Convenção Nacional, eleita por sufrágio universal. Fim da Monarquia Constitucional e proclamação da republica na França.

23 Formação dos partidos políticos
Girondinos (direita): representantes da alta e média burguesia republicana, que assumem posições conservadoras com o objetivo de garantir a liberdade econômica e suas propriedades. Jacobinos (esquerda ou Montanha): Representam a pequena burguesia, camadas populares e Sans Cullotes. Seus principais líderes foram Marat, Danton e Robespierre. Pântano (centro): Caracterizam-se por conter indivíduos de diversos tipos e por não possuirem definição política.

24 .

25  1ª Etapa- 1792 a 1793: governo da gironda
  Identificação com alta burguesia. A alta burguesia coloca-se contrária à execução do rei por acreditar que tal fato incendiaria ainda mais o processo revolucionário, satisfazendo às massas e ameaçando o seu poder. A posição da burguesia torna-se nítida: manter-se no poder sem aderir aos anseios populares. Por isso, em 1793 é destituída pelos jacobinos, de tendências populares.

26 2ª Etapa: 1793 a 1794 -República Jacobina
Julgamento e morte de Luiz XVI, guilhotinado. Logo depois, o mesmo ocorre com sua esposa Maria Antonieta. Vários países europeus, como a Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Inglaterra, indignados e temendo que o exemplo francês se refletisse em seus territórios, formaram a Primeira Coligação contra a França

27 Os membros da Gironda foram expulsos da convenção deixando uma triste herança: inflação, carestia e avanço da contra-revolução, tudo isso agravado pela guerra no plano externo. Marat, Hébert, Danton, Saint-Just e Robespierre assumiram o poder, dando início ao período da Convenção Montanhesa.

28 O governo jacobino dirigia o país por meio do Comitê de Salvação Pública, responsável pela administração e defesa externa do país, de início comandado por Danton, seu criador. Marat foi assassinado pela jovem Charlotte Corday, os ânimos se exaltaram. Considerado excessivamente moderado, Danton foi substituído por Robespierre e expulso do partido. Tinha início o Grande Terror.

29 Os direitos individuais foram suspensos e, diariamente, realizavam-se, sob aplausos populares, execuções públicas e em massa. O resultado foi à condenação à morte de 35 mil a 40 mil pessoas. A Insurreição camponesa da Vendéia foi esmagada. O exército francês começou a ganhar terreno nos campos de batalha em 1794 e a coalizão antifrancesa foi derrotada.

30 As principais realizações desse período foram:
Abolição da escravidão nas colônias francesas, talvez o maior feito social dos jacobinos Reforma Agrária: confisco das terras da nobreza emigrada e da Igreja, que foram divididas em lotes menores e vendidas a baixo preço aos camponeses pobres. Os pagamentos foram divididos em 10 anos;

31 Lei do Máximo ou Lei do Preço Máximo, estabelecendo um teto máximo para preços e salários
Elaboração da Constituição do Ano I (1793), que pregava uma ampla liberdade política e o sufrágio universal masculino. Essa Carta, inspirada nas idéias de Rousseau, era uma das mais democráticas da história; Criação do ensino público gratuito Fundação do Museu do Louvre, da Escola Politécnica e do Instituto da França. Elaboração de um novo sistema de medidas. Graças a essa idéia, os cientistas franceses elaboraram o metro, bem como outras idéias que não tiveram a mesma aceitação

32 Reação Termidoriana Muitos girondinos que sobreviveram ao terror, aliados aos deputados da planície, articularam um gol Robespierre e os dirigentes jacobinos foram guilhotinados sumariamente A Comuna de Paris e o partido jacobino deixaram de existir. Era o golpe de 9 Termidor, que marcou a queda da pequena burguesia jacobina e a volta da grande burguesia girondina ao poder. O movimento popular entrou em franca decadência.

33 Em 1795, a Convenção elaborou uma nova constituição - a Constituição do Ano III -, suprimindo o sufrágio universal e resgatando o voto censitário para as eleições legislativas, marginalizando, assim, grande parcela da população No final de 1795, de acordo com a nova Constituição, a Convenção cedeu lugar ao Diretório, formado por cinco membros eleitos pelos deputados. Iniciou-se, assim, a República do Diretório.

34

35 4ª Fase- Diretório O Diretório (1794 a 1799) foi uma fase conservadora, marcada pelo retorno da Alta Burguesia ao poder e pelo aumento do prestígio do Exército apoiado nas vitórias obtidas nas Campanhas externas. Era a república dos proprietários que enfrentavam uma grave crise financeira. Registra-se uma oposição interna ao governo devido à crise econômica e à anulação das conquistas sociais jacobinas.

36 Ocorre nesse periodo o movimento popular conhecido como Conjura dos Iguais, liderado por Graco Babeuf. Propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada. Os chefes do movimento são presos e Babeuf morre na guilhotina. Externamente, entretanto, o exército acumulava vitórias contra as forças absolutistas de Espanha, Holanda, Prússia e reinos da Itália, que, em 1799, formaram a Segunda Coligação contra a França revolucionária.

37 A figura que sobressai no fim do período é a de Napoleão Bonaparte
Ele renomado chefe do exercito e acumula vitórias nas tentativas de avanços anti-absolutistas no exterior. Napoleão abandonou seus soldados após a mal sucedida Campanha do Egito, retornou à França, onde, com apoio de dois diretores e de toda a grande burguesia, suprimiu o Diretório e instaurou o Consulado, dando início ao período napoleônico em 18 de brumário (10 de Novembro de 1799).

38


Carregar ppt "Revolução francesa A Revolução Francesa é um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a superação do Feudalismo pelo Capitalismo e ascensão da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google