A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Arte gótica Renascimento Renascimento Barroco Barroco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Arte gótica Renascimento Renascimento Barroco Barroco."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Arte gótica Renascimento Renascimento Barroco Barroco

2 ARTE GÓTICA O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Sua importância deriva da relação entre a expressividade artística e as transformações vividas na época pela sociedade. Sua importância deriva da relação entre a expressividade artística e as transformações vividas na época pela sociedade.

3 O nome Gótico foi dado posteriormente a criação do movimento, por volta do século XVI. O nome Gótico foi dado posteriormente a criação do movimento, por volta do século XVI. O fundamento do nome associa-se diretamente a influência bárbara presente nas obras desse período. O fundamento do nome associa-se diretamente a influência bárbara presente nas obras desse período. A referência aos godos é clara. Esse povo bárbaro foi importantíssimo na destruição do Império Romano Ocidental, tanto nas questões territoriais, quanto nas culturais. A referência aos godos é clara. Esse povo bárbaro foi importantíssimo na destruição do Império Romano Ocidental, tanto nas questões territoriais, quanto nas culturais.

4 Arquitetura Gótica A maior parte das obras góticas se concentram na arquitetura. A maior parte das obras góticas se concentram na arquitetura. O arrojo e a quebra com a estética românica são os traços mais marcantes dessa transformação. O arrojo e a quebra com a estética românica são os traços mais marcantes dessa transformação.

5 Para entender tal manifestação passaremos brevemente pela arquitetura românica. Para entender tal manifestação passaremos brevemente pela arquitetura românica. Sé do Porto, Portugal

6 A arquitetura Românica Leva esse nome pela semelhança com as construções romanas. Leva esse nome pela semelhança com as construções romanas. Engloba as edificações construídas na Europa nos séculos XI e XII. Engloba as edificações construídas na Europa nos séculos XI e XII. As igrejas eram construções fortes, de grossas paredes, e eram chamadas de Fortaleza de Deus. As igrejas eram construções fortes, de grossas paredes, e eram chamadas de Fortaleza de Deus.

7 Românico: Era comum a prática da peregrinação nos séculos XI e XII pela Europa. Estes desejavam alcançar em sua viagem lugares santos, tais como Jerusalém, Santiago de Compostela. Era comum a prática da peregrinação nos séculos XI e XII pela Europa. Estes desejavam alcançar em sua viagem lugares santos, tais como Jerusalém, Santiago de Compostela. Nos vilarejos ou cidades que se encontravam na rota desses viajantes, as igrejas serviam de abrigo para os peregrinos. Nos vilarejos ou cidades que se encontravam na rota desses viajantes, as igrejas serviam de abrigo para os peregrinos. Daí, vamos observar a construção das igrejas em forma de cruz com uma torre formada no entroncamento. Ao lado do corredor agregou-se corredores que conteriam as relíquias e obras de arte da igreja, afim de que quem queira apreciá-los não atrapalhe os que estão nos bancos. Daí, vamos observar a construção das igrejas em forma de cruz com uma torre formada no entroncamento. Ao lado do corredor agregou-se corredores que conteriam as relíquias e obras de arte da igreja, afim de que quem queira apreciá-los não atrapalhe os que estão nos bancos.

8 Sé de Coimbra, Portugal Basílica de Borgonha, França Catedral de Roskilde Sjaelland, Dinamarca

9 Numa época em que o analfabetismo muitíssimo comum, as igrejas recorriam a pinturas e esculturas com temas bíblicos como adorno e objeto de instrução de fiéis. Numa época em que o analfabetismo muitíssimo comum, as igrejas recorriam a pinturas e esculturas com temas bíblicos como adorno e objeto de instrução de fiéis. Não é gratuita a forma da nave da igreja, com o púlpito à frente dos fiéis sentados, muito parecida com uma sala de aula que conhecemos hoje, não? Não é gratuita a forma da nave da igreja, com o púlpito à frente dos fiéis sentados, muito parecida com uma sala de aula que conhecemos hoje, não? Planta de uma catedral românica

10 De volta a arquitetura gótica... Basílica de São Dennis, Paris – 1140 A primeira igreja a apresentar características góticas. A primeira igreja a apresentar características góticas.

11 Como vimos acima, o período em que se desenvolve a arte gótica começa no século XII. Como vimos acima, o período em que se desenvolve a arte gótica começa no século XII. Lembremos que era uma época em que se viva uma intensificação das atividades comerciais e da vida urbana. Lembremos que era uma época em que se viva uma intensificação das atividades comerciais e da vida urbana. As igrejas eram um importante espaço nesse novo cenário urbano crescente no Velho Continente. As igrejas eram um importante espaço nesse novo cenário urbano crescente no Velho Continente. As torres altíssimas e a grande luminosidade, que davam um ar celestial ao ambiente interno da igreja, além de chegarem mais perto dos céus, são características marcantes do estilo. As torres altíssimas e a grande luminosidade, que davam um ar celestial ao ambiente interno da igreja, além de chegarem mais perto dos céus, são características marcantes do estilo. Essa abóboda é da igreja que vimos no slide anterior. As estruturas que sustentam os arcos ficam expostas; a isso se dá o nome de abóboda de arestas. É a principal característica da arquitetura gótica, presente na maioria das igrejas construídas seguindo o estilo.

12 Principais características da arquitetura Gótica Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; Paredes mais leves e finas; Paredes mais leves e finas; Janelas predominantes; Janelas predominantes; Mosaico Mosaico Torres ornadas por rosáceas; Torres ornadas por rosáceas; Utilização do arco de volta quebrada; Utilização do arco de volta quebrada; Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide. Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide. Catedral de Chartres (séc. XVII)

13 A Catedral de Notre Dame, Paris, começou a ser construída em 1155, sendo terminada no final do século XII. Traz em sua estrutura os arcobotantes, que permitem mais altura nas paredes laterais e abóbodas.

14 A partir do século XIII, a arquitetura gótica atingira seu ápice, tendo presente nesse momento em seus monumentos vitrais gigantescos e maravilhosos.

15

16 Abadia de Westminster, Londres Catedral de Colonia, Alemanha

17 Iluminuras As Iluminuras eram manuscritos que recebiam um trabalho decorativo. Feitos em peles de cordeiros ou vitelas curtidas. Repletos de imagens auxiliam na interpretação da narrativa, reforçando a idéia do predomínio da cultura oral na Idade Média. Os temas religiosos eram os mais comuns, podendo-se observar a presença de trechos da bíblia. As Iluminuras eram manuscritos que recebiam um trabalho decorativo. Feitos em peles de cordeiros ou vitelas curtidas. Repletos de imagens auxiliam na interpretação da narrativa, reforçando a idéia do predomínio da cultura oral na Idade Média. Os temas religiosos eram os mais comuns, podendo-se observar a presença de trechos da bíblia.

18

19


Carregar ppt "HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Arte gótica Renascimento Renascimento Barroco Barroco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google