A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Pré-Colombiana Maias Astecas Incas Professora: Bárbara Tostes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Pré-Colombiana Maias Astecas Incas Professora: Bárbara Tostes."— Transcrição da apresentação:

1 América Pré-Colombiana Maias Astecas Incas Professora: Bárbara Tostes

2 O que os Espanhóis encontraram aqui na América.... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas pelos espanhóis. Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas pelos espanhóis. O termo índio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado ás Índias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo é associado ao pouco desenvolvimento, à ausência de civilização. Só que se atentarmos bem para a grandiosidade desses impérios, veremos que índio apenas é uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a população que os europeus encontraram na América. Os historiadores referem-se a esses homens, hoje, como ameríndios. O termo índio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado ás Índias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo é associado ao pouco desenvolvimento, à ausência de civilização. Só que se atentarmos bem para a grandiosidade desses impérios, veremos que índio apenas é uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a população que os europeus encontraram na América. Os historiadores referem-se a esses homens, hoje, como ameríndios.

3 O império Maia O império Maia tem sua datação pouco definida. Pouco tempo atrás, os arqueólogos, paleontólogos e historiadores datavam a origem desse povo por volta700 e 500 a.C. Contudo, novas pesquisas admitem uma organização mais remota, estabelecida em 1500 a.C..

4 Em um vasto território que ia da Guatemala até a porção sul do México, observamos a presença de vários centros urbanos independentes.

5 Entre os vários alimentos que integravam a dieta alimentar dos maias, podemos destacar o milho, produto de grande consumo, o cacau, o algodão e o agave. Para ampliar a vida útil de seus terrenos, os maias costumavam organizar um sistema de rotação de culturas.

6 CULTURA MAIA O desenvolvimento da ciência pode ser observado no sistema de contagem numérico baseado em unidades vigesimais e, assim como os olmecas, utilizavam do número zero na execução de operações matemáticas. Além disso, criaram um calendário bastante próximo ao sistema anual empregado pelos calendários modernos. A última previsão de uma data presente nos calendários maias era 21/12/2012. Isso levou a uma interpretação de que essa data seria o fim do mundo. Moçada vamos falar a verdade, o mundo está meio esquisito mesmo, mas daí ficar paranóico com a hipótese é vacilar. Só fica bem mesmo em Hollywood.

7

8 Declínio da civilização Maia Por volta do século XIII, a sociedade maia entrou em colapso. Ainda hoje, não existe uma explicação que consiga responder a essa última questão envolvendo a trajetória dos maias. Recentemente, um grupo de pesquisadores norte-americanos passou a trabalhar com a hipótese de que a crise desta civilização esteja relacionada à ocorrência de uma violenta seca que teria se estendido por mais de dois séculos.

9

10 Império Asteca

11 Até o século XIII, na porção noroeste do México, observamos a presença de uma pequena tribo seminômade na região Aztlan. Por razões históricas não muito bem esclarecidas, essa população decidiu se deslocar para a direção sul, até alcançar o território do lago Texcoco, no vale do México. Após derrotar algumas populações que dominavam a região, este povo foi responsável pela criação da civilização asteca. Ao longo de dois séculos de dominação, os astecas formaram um imponente império contendo mais de quinhentas cidades e abrigando mais de quinze milhões de habitantes. Formaram uma civilização militarizada

12 AGRICULTURA ASTECA Nesse processo de deslocamento, também é importante falar sobre o estabelecimento da agricultura como atividade econômica fundamental. Graças à agricultura, os astecas tornaram-se uma numerosa civilização. O sistema de chinampa, consiste numa esteira posta sobre a superfície das regiões alagadiças. Na parte superior dessas esteiras, a fértil lama do fundo desses terrenos alagados era aproveitada para a plantação.

13

14

15

16 Religião Asteca A medicina asteca não reconhecia limites e distinções para com as práticas religiosas. Curandeiros e sacerdotes integravam uma rica cultura religiosa cercada por vários dos deuses formadores de uma complexa mitologia fornecedora de sentido a vários eventos e dados da cultura asteca. Em algumas festividades, o sacrifício e o derramamento de sangue humano integravam os rituais astecas.

17

18

19 Fim da civilização Maia Invasão e saque promovido por Hernán Cortez, em Os Astecas tomaram conhecimento dos estrangeiros pela descrição de seus informantes. Montezuma, o imperador maia e seus conselheiros concluíram que Quetzalcoatl ( um importante deus cultuado) estava retornando para tomar o que era seu. Os Astecas enviaram mensageiros com presentes para Cortés, imaginando ser ele seu Deus. Mas logo viram que os espanhoís se empenhariam para acabar com o império, impondo um regime de dominação, exploração e aculturação que acabou levando ao desaparecimento dessa civilização.

20

21 Os Incas A civilização se desenvolveu ao longo dos Andes. Por volta do século XV os incas estabeleceram um processo de expansão territorial que buscou os planaltos encravados entre as montanhas andinas e as planícies do litoral Pacífico. Sob a tutela do imperador Pachacuti Yupanqui, outras populações foram militarmente subordinadas ao poderio inca. Com isso, a civilização passou a tomar a feição de um grande império.

22 Cultura e religião inca A religiosidade dos incas era marcada pela adoração de vários elementos da natureza, como o sol, a lua, o raio e a terra. No sistema de valores da religião inca, todos os benefícios alcançados deveriam ser retribuídos com algum tipo de sacrifício que expressava a gratidão dos homens. Por esse fato, observamos que os incas organizavam vários rituais onde os sacrifícios, inclusive de humanos, eram comuns.

23

24 A queda do império inca Quando os colonizadores invadiram o império ele contava com mais de 12 milhões de pessoas. Sendo que toda a europa contava com pouco mais de 7 milhões. Como os europeus conseguiram destruir essa civilização? A resposta para essa pergunta tem nome: Francisco Pizarro

25 Francisco Pizzaro Conquistou a rica região do Peru e destruiu o Império Inca. Seus relatos sobre as riquezas encontradas na região animaram as forças colonizadoras. Como ocorreu o processo de colonização??? Utilização da violência extrema, duras guerras foram travadas com a população local. PólvoraDoenças Cavalos

26 A consolidação da supremacia espanhola No século XVI, momento que marca a chegada dos espanhóis à América, a civilização inca sofria com uma série de conflitos de ordem interna. Aproveitando dessa instabilidade, os colonizadores europeus empreenderam um violento processo de dominação. No ano de 1571, os remanescentes desta civilização foram subordinados após a morte de seu líder, Tupac Amarú I.


Carregar ppt "América Pré-Colombiana Maias Astecas Incas Professora: Bárbara Tostes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google