A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nesta apresentação, vamos investigar...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nesta apresentação, vamos investigar..."— Transcrição da apresentação:

1 Nesta apresentação, vamos investigar...
LUZ Nesta apresentação, vamos investigar... Refracção da luz Reflexão total O arco íris

2 Refracção da luz

3 Refracção da luz ar vidro A refracção é um fenómeno óptico.
Ocorre quando a luz atravessa a superfície de separação de dois meios ópticos diferentes. ar vidro Os raios luminosos ao passarem de um meio óptico para outro meio diferente, mudam de direcção.

4 Refracção da luz Porquê?
A velocidade de propagação da luz no vazio é de km/s. A velocidade de propagação da luz depende do meio: velocidade na água: km/s velocidade no vidro: km/s Refracção da luz Fenómeno óptico que ocorre quando uma onda, que se propaga num determinado meio, é transmitida para outro meio onde se propaga com velocidade diferente.

5 Refracção da luz vidro ângulo de incidência raio incidente normal ar
raio refractado ângulo de refracção

6 Refracção da luz ar vidro raio incidente normal raio refractado
Quando um raio luminoso passa: normal raio incidente ar vidro raio refractado ângulo de incidência > ângulo de refracção se a luz passa de um meio de maior velocidade para um meio de menor velocidade, o raio refractado aproxima-se da normal.

7 Refracção da luz água ar raio incidente normal raio refractado
Quando um raio luminoso passa: ar água normal raio incidente ângulo de incidência < ângulo de refracção raio refractado se a luz passa de um meio de menor velocidade para um meio de maior velocidade, o raio refractado afasta-se da normal.

8 Refracção da luz ar vidro
Quando a luz incide perpendicularmente à superfície: ar vidro Muda de velocidade Não muda de direcção

9 Questão: A raio X. B raio Y. C raio Z. D todos.
Um rapaz acende uma lanterna quando se encontra debaixo de água. Qual dos raios (X, Y ou Z) representa correctamente o raio refractado? A raio X. B raio Y. C raio Z. D todos.

10 Por que é que o lápis nos parece partido quando está parcialmente imerso em água?

11 Por que é que o lápis nos parece partido quando está parcialmente imerso em água?

12 Os objectos imersos em água aparentam estar mais próximos devido à refracção da luz

13 Refracção da luz I O Se lançares uma moeda à piscina, por exemplo:
Profundidade real

14  Concordas com esta afirmação?
“Se quiseres pescar usando uma lança, deves apontá-la para o local exacto onde vês o peixe.” Concordas com esta afirmação? Claro que sim. Não, porque, devido à refracção da luz, o peixe não se encontra exactamente no local onde o vejo. Encontra-se a uma profundidade maior. Não, porque o tamanho do peixe é diferente quando está dentro de água.

15 No pôr-do-sol, quando a luz atinge a superfície do mar, qual (quais) destes fenómenos ocorre(m)?
A luz é reflectida para o ar. A luz sofre refracção. A luz é absorvida pela água e a temperatura da água aumenta.

16 Reflexão total da luz ar vidro raio refractado raio reflectido
Já vimos que a luz quando a passa do vidro para o ar , por exemplo, sofre refracção. Se o ângulo de incidência for inferior a 42º, ocorre, ao mesmo tempo, a reflexão e a refracção da Luz. raio refractado ar vidro raio incidente raio reflectido

17 Reflexão total da luz ar vidro raio refractado raio incidente
O ângulo de incidência para o qual corresponde um ângulo de refracção de 90º chama-se ângulo limite. Para o vidro, por exemplo, esse valor é de 42º. raio refractado ar vidro raio incidente 42º Se o ângulo de incidência for igual a 42º, a amplitude do ângulo de refracção é de 90º.

18 Reflexão total da luz ar vidro Reflexão total raio incidente
Se o ângulo de incidência for superior ao ângulo limite (a 42º, no caso do vidro) ocorre, apenas, a reflexão da Luz. Designa-se por REFLEXÃO TOTAL da LUZ. ar vidro Reflexão total raio incidente >42º

19 Reflexão total da luz O fenómeno de reflexão total da luz ocorre quando a luz passa de um meio óptico onde se propaga a menor velocidade para outro onde se propaga com maior velocidade, com um ângulo de incidência superior ao ângulo limite. Ao ângulo limite corresponde a um ângulo de refracção igual a 90º. Nota que o ângulo limite é diferente consoante os meios ópticos em causa.

20 Fibras ópticas As fibras ópticas são fibras (fios) de vidro ou de plástico transparente, muito flexíveis e finas (por vezes mais finas do que um cabelo humano), em que a luz se propaga através de sucessivas reflexões totais.

21 As cores do arco íris

22 O arco-íris A luz branca é policromática e resulta da sobreposição de luzes monocromáticas. Uma luz monocromática tem uma cor bem definida, isto é, a sua frequência é bem definida. Espectro da luz visível Frequência crescente

23 Dispersão da luz À decomposição da luz policromática nas componentes monocromáticas chama-se dispersão da luz.

24 Dispersão da luz A dispersão da luz branca deve-se à refracção.
As componentes da luz branca sofrem desvios diferentes porque têm velocidades diferentes quando passam do ar para o vidro. A luz branca sofre refracção ao encontrar o vidro; no interior do prisma, volta a ocorrer refracção quando a luz passa para o ar.


Carregar ppt "Nesta apresentação, vamos investigar..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google