A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA – FONTES E FORMAS. Índice: 1. Introdução; 2. Manifestações de energia; 3. Fontes de energia; 4. Formas de energia; 5. Conclusão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA – FONTES E FORMAS. Índice: 1. Introdução; 2. Manifestações de energia; 3. Fontes de energia; 4. Formas de energia; 5. Conclusão."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA – FONTES E FORMAS

2 Índice: 1. Introdução; 2. Manifestações de energia; 3. Fontes de energia; 4. Formas de energia; 5. Conclusão.

3 1. Introdução Nesta aula vou abordar o tema das energias: as suas manifestações, fontes e formas de energia.

4 2. Manifestações de Energia Poupar Energia Crise Energética

5 MATÉRIA Tudo o que ocupa espaço e tem massa. DEFINIÇÃO EXACTA 2. Manifestações de Energia

6 ENERGIA Manifestações, formas e fontes de Energia. SEM DEFINIÇÃO EXACTA 2. Manifestações de Energia

7 A energia faz parte do Universo e provoca alterações na matéria. 2. Manifestações de Energia

8 Menos óbvias Óbvias ALTERAÇÕES NA MATÉRIA Movimento Manutenção da vida celular 2. Manifestações de Energia

9 A energia não pode ser criada nem destruída, mas podemos mudar a sua forma. A energia armazenada nas pilhas das lanternas transforma- -se em luz quando as acendemos.

10 Exemplos: As caixas de cereais contêm uma tabela que indica a percentagem de determinados constituintes presentes e a quantidade de energia obtida por cada cem gramas desse alimento. 2. Manifestações de Energia

11 Exemplos: Os alimentos são matéria, mas contêm energia que é assimilada pelo nosso corpo durante a digestão. A matéria, seja ela de que tipo for, tem sempre uma certa quantidade de energia associada. 2. Manifestações de Energia

12 3. Fontes de energia Fontes de energia Primárias: estão disponíveis e podem ser utilizadas directamente. Secundárias: provêm de outras fontes por acção humana. Receptor: corpo ou sistema que recebe energia.

13 3. Fontes de energia Fontes de energia primária: Petróleo Energia nuclear Vento Energia hídrica Energia das marés Biomassa …

14 3. Fontes de energia Fontes de energia secundária: Derivados do petróleo – gasóleo, gasolina, gás butano…

15 3. Fontes de energia Existe mais outra classificação para o tipo de fonte: Renováveis: podem ser consumidas eternamente. Exemplos: vento, água, sol … Não renováveis: esgotam-se rapidamente e já não é possível regenerá-las. Exemplos: petróleo, carvão, gás natural …

16 3. Fontes de ener gia Renováveis: Não renováveis:

17 4. Formas de energia Existem dois tipos diferentes de energia: Energia cinética: está associada ao movimento; Energia potencial: está armazenada num sistema. Energia potencial. Energia cinética.

18 4. Formas de energia Factores que contribuem para o aumento da energia cinética: Maior a velocidade de um corpo; Maior massa.

19 4. Formas de energia Factores que contribuem para o aumento da energia potencial gravítica: Maior altura; Maior massa.

20 4. Formas de energia Factores que contribuem para o aumento da energia potencial elástica: Maior deformação do corpo; Maior elasticidade.

21 4. Formas de energia Energia potencial química: As pilhas contêm energia potencial química que se pode transformar em energia luminosa ao ser ligada uma lanterna.

22 5. Conclusão Para garantir a existência de energia suficiente no futuro é necessário utilizá-la com precaução no presente. Todos devemos conservar a energia e usá-la eficientemente. Depende de todos nós a iniciativa de criar novas tecnologias que transformem a energia e que não causem danos no meio ambiente.

23 FIM!!!


Carregar ppt "ENERGIA – FONTES E FORMAS. Índice: 1. Introdução; 2. Manifestações de energia; 3. Fontes de energia; 4. Formas de energia; 5. Conclusão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google