A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, MICRO HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL Textos de referência: A história vista de baixo (Jim Sharpe) Sobre a micro história (Giovanni Levi)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, MICRO HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL Textos de referência: A história vista de baixo (Jim Sharpe) Sobre a micro história (Giovanni Levi)"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, MICRO HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL Textos de referência: A história vista de baixo (Jim Sharpe) Sobre a micro história (Giovanni Levi) História oral (Gwyn Prins) Perspectivas, tendências, metodologias?

2 HISTÓRIA VISTA DE BAIXO Perspectiva histórica tradicional: história das “elites” grandes líderes grandes feitos grandes acontecimentos Origem da perspectiva “de baixo”: historiadores marxistas do trabalho ingleses Edward Thompson (1966): History from Bellow. Ideia de que a história de baixo estaria associada aos movimentos de massa. Impossibilidade de traçá-la antes da Revolução Francesa. Perspectiva da história vista de baixo: história do “povo”, das pessoas comuns. CRÍTICA Ancestrais do movimento trabalhista vistos como “sindicalistas”, “cartistas”, etc., não como simples trabalhadores.

3 Registros inquisitoriais HISTÓRIA VISTA DE BAIXO Problema principal: DEFINIÇÃO Quem é o “povo”? O que é a “cultura popular”? O que pode ser considerado “de baixo”? Inquirição do coroner Outras abordagens: Montaillou (Emmanuel Le Roy Ladurie) O queijo e os vermes (Carlo Ginzburg) The Ties that Bound (Barbara Hanawalt) Problema secundário: FONTES Quais são as fontes? A partir de quando existem? Acesso? Principais vantagens: Classes inferiores como agentes Reintegrar aos grupos minoritários sua história História de caráter “popular”

4 MICRO HISTÓRIA Contexto: “Crise” dos anos 70/80: consciência da impossibilidade de criar “leis sociais”. Ação social como resultado de constante negociação: indivíduo X normas. Objetivo: Busca de uma descrição mais realista do comportamento humano. Método: Redução da escala de observação (observação microscópica). Estudo intensivo da documentação (descrição densa). Busca dos elementos simbólicos presentes na cultura. Aproximação com a antropologia.

5 MICRO HISTÓRIA Questão da narrativa: Aproximação do historiador ao leitor. Inclusão do método de pesquisa na obra. Questão da contextualização: Foco nas contradições dos sistemas normativos. Contexto social/contexto cultural – a mudança ocorre a partir de estratégias e escolhas pessoais. Redução de escala reveladora das contradições. Busca de significados ocultos nas “entrelinhas” do contexto social. A partir do exame microscópico há a possibilidade do diagnóstico mais geral.

6 Elaboração de hipóteses Formulação de conclusões Tipos de entrevistas Implicações para a pesquisa Maneira de lidar com o entrevistado Gravação de entrevistas Transcrição Organização do acervo HISTÓRIA ORAL PRÁTICATEORIA Técnica Metodologia Disciplina Problemas das fontes orais: Falhas de memória Auto-celebração Fantasia Ilusão biográfica Recursos das fontes orais: Entendimento das razões da auto-ilusão ou fantasia Reconhecimento não apenas do que foi feito, mas do que se ansiava fazer Cotejamento de diversas fontes


Carregar ppt "HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, MICRO HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL Textos de referência: A história vista de baixo (Jim Sharpe) Sobre a micro história (Giovanni Levi)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google