A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRESCIMENTO COM REGULAÇÃO - SAZONAIS – Ana Cunha Ana Cunha, Universidade Aberta, Fernando Correia Fernando Correia, Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRESCIMENTO COM REGULAÇÃO - SAZONAIS – Ana Cunha Ana Cunha, Universidade Aberta, Fernando Correia Fernando Correia, Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 CRESCIMENTO COM REGULAÇÃO - SAZONAIS – Ana Cunha Ana Cunha, Universidade Aberta, Fernando Correia Fernando Correia, Universidade Aberta, José Vidoedo José Vidoedo, Universidade Aberta, Maria Lobo Maria Lobo, Universidade Aberta,

2 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A E E m dinâmica populacional, é conveniente efetuar uma distinção entre as espécies cuja reprodução ocorre numa época relativamente restrita do ano - reprodutores sazonais - e as espécies em que a reprodução ocorre de forma contínua ao longo do ano - reprodutores contínuos (estudados na atividade anterior). De uma forma muito generalizada, pode-se considerar que população humana é um grande exemplo de reprodutor contínuo e que a maior parte das outras populações são sazonais. Nesta atividade abordar-se-ão, apenas, os reprodutores sazonais. N os reprodutores sazonais, em que os nascimentos ocorrem por impulsos, a forma mais habitual para se estudar a dinâmica da população consiste em considerar a variação do número total de indivíduos imediatamente depois, ou imediatamente antes (o que for mais conveniente), da época de reprodução. Estas duas situações designam-se por, respetivamente, por pós-reprodução e pré-reprodução. Essa variação pode ser muito grande, podendo a população ultrapassar largamente o seu valor de equilíbrio estável antes que tenha oportunidade de se autorregular.

3 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A O modelo logístico é usado para descrever o crescimento de uma população num ambiente com recursos limitados. Quando uma população cresce continuamente o modelo logístico resulta sempre num crescimento gradual e previsível da população até um valor limitante, que é a capacidade de suporte ou o valor máximo de indivíduos que o ambiente pode suportar. M as, quando a população cresce de forma discreta, ou seja, sazonalmente, então a dinâmica pode ser mais complexa. O modelo tanto pode resultar numa população que descreve oscilações ao aproximar-se do seu ponto de equilíbrio estável, que tem equilíbrios cíclicos, ou até que tem um comportamento caótico. Em Biologia, nada é linear! Em Biologia, nada é linear! E qualquer tentativa minimamente realista de efetuar um modelo de um fenómeno biológico está em geral condenada a confrontar-se com não-linearidades de todo o tipo.

4 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A A A lgumas espécies, como estas Garças-reais-europeias ( Ardea Cinera ), demonstraram oscilações irregulares e de pequena magnitude, quando observadas durante 30 anos. A garça-real entre os anos de 1932 e 1962 demonstrava uma tendência para um equilíbrio globalmente, sobretudo na população 1, com domínios de atração satisfatórios, pelo que estas populações não aparentavam estar sujeitas a mudanças de estado. A verdade é que 50 anos depois ainda as podemos observar, sem que estejam em perigo de extinção. A A garça-real-europeia reproduz-se de Fevereiro a Julho. Nidifica normalmente em colónias, em cima de árvores, perto da água. Para saber mais sobre estas garças, clique aqui. aqui

5 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A O O utras espécies, como a mariposa Dendrolimus, demonstram oscilações enormes e irregulares, não se conseguindo identificar um período fixo de repetição de equilíbrio, seja ele estável ou instável. N o gráfico anterior foram registados os números de mariposas, por metro quadrado, durante 60 anos. Selecionámos esta espécie, porque considerámos ser um bom exemplo de um comportamento quase caótico, com imensos estados de equilíbrio instável. A verdade é que, 72 anos depois, ainda por aqui andam e não há registo de ameaça de extinção. P ara saber mais sobre as mariposas, clique aqui.aqui

6 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A O O lemmings árticos ( Dicrostonyx groenlandicus ) demonstram muita variação num ciclo previsível de quatro anos. Consideramos ser um bom exemplo de uma população sazonal com um equilíbrio cíclico. E E sta população está constantemente em oscilações entre pontos de equilíbrio estáveis (concavidade aberta para cima) e instáveis (concavidade aberta para baixo). Não nos parece ser um comportamento caótico exatamente por ser possível identificar um período fixo de repetição do modelo. I nfelizmente a informação disponível sobre os lemmings na Web é escassa e não conseguimos averiguar o estado de conservação desta espécie.

7 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A T T ivemos bastante cuidado com o uso da palavra caótico. Mesmo considerando que a densidade das mariposas andava perto do que se pode considerar como tal. Já nos apercebemos que existem exemplos de flutuações, que aparentemente pareciam ser aleatórias, são afinal fenómenos inteiramente determinísticos. C C ontudo, é evidente que conceitos como o do "equilíbrio harmonioso da natureza" ou de ecossistemas em situação de oscilação amortecida na proximidade do equilíbrio estão cada vez mais a ser contrariados com factos e cada vez mais se começa a acreditar que o caos pode ser muito mais comum na biologia do que aquilo que se pensa. E por mais que os mecanismos de autorregulação das populações atuem, no sentido, de contrariar esse caos, a realidade é que têm potencial para o caos… S alientamos que a escolha de dados antigos foi propositada e que o objetivo era comparar aquilo que se poderia prever com a extinção de cada uma dessas espécies, na atualidade. Gostaríamos, ainda, de ter escolhido um caso que terminou em extinção, mas já havíamos excedido os dois exemplos.

8 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A Será que o bater das asas de uma borboleta no nosso jardim é capaz de provocar um tufão do outro lado do mundo?! Nós acreditamos que sim! O caos existe! A imprevisibilidade existe! Prever o aleatório é uma utopia?! Talvez! Mas não custa nada tentar!

9 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A R R eferências Bibliográficas: resc%20continuo.pdf

10 Crescimento com Regulação – Sazonais Grupo A OBRIGADOS!


Carregar ppt "CRESCIMENTO COM REGULAÇÃO - SAZONAIS – Ana Cunha Ana Cunha, Universidade Aberta, Fernando Correia Fernando Correia, Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google