A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO.

Cópias: 1
A importância da gestão de materiais Quantas vezes você foi a uma loja comprar um produto anunciado e não achou o que queria na prateleira ? Você já comprou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO

2

3 A importância da gestão de materiais Quantas vezes você foi a uma loja comprar um produto anunciado e não achou o que queria na prateleira ? Você já comprou alguma coisa por correio, por telefone ou pessoalmente e recebeu a mercadoria errada? Você já enviou uma encomenda a um cliente na mesma cidade ou em outro estado e o pacote chegou avariado – ou nem chegou? Algum fornecedor já descumpriu prazos de entrega, causando atrasos ou mesmo paradas em suas operações de produção? Qual foi a última vez que lhe prometeram entregar um suprimento em alguns dias e levou alguma semanas?

4

5 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Materiais Suprimentos, peças, montagens e bens necessários para produzir um produto. (Megginson, 1998:550) Todas as coisas contabilizáveis que entram, na qualidade de elementos constitutivos e constituintes, na linha de produção (...) além de outros itens que fazem parte da rotina diária da empresa. (Messias, 1987:21)

6

7 Administração de Recursos Materiais Tem por finalidade assegurar o contínuo abastecimento de artigos próprios, necessários e capazes de atender aos serviços executados por uma empresa. (Messias, 1987:21) É um ato de balanceamento. O objetivo é tornar possível entregar o que os clientes querem, quando e onde eles querem e fazê-lo a um custo mínimo. (Arnold, 1999:30) A Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. (Dias, 1996:12) Área crucial da administração porque o custo de materiais para a maioria das empresas de fabricação é quase a metade da receita total de seus produtos. (Megginson, 1998:562)

8 Ciclo da Administração de Materiais Fonte:MARTINS, Petrônio Garcia et al. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005 CLIENTES SINAL DE DEMANDA IDENTIFICAR FORNECEDOR COMPRAR MATERIAIS TRANSPORTAR RECEBIMENTO ARMAZENAGEM MOVIMENTAÇÃO INTERNA ARMAZENAGEM DO PRODUTO ACABADO EXPEDIÇÃO TRANSPORTES

9

10

11

12

13

14

15

16 RECURSOS MateriaisPatrimoniaisCapitalHumanosTecnológicos ESTOQUES INSTALAÇÕES Materiais Auxiliares Matéria- Prima Produtos em Processo Produtos Acabados Prédios, terrenos Equipamentos Compras Fornecedores Logística InternaLogística Externa Clientes


Carregar ppt "Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google