A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Argumentos do evolucionismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Argumentos do evolucionismo"— Transcrição da apresentação:

1 Argumentos do evolucionismo

2 Inicialmente, a implantação do evolucionismo foi possível devido aos inúmeros argumentos, a seu favor fornecidos especialmente pela Paleontologia, Anatomia Comparada, Embriologia e Biogeografia. Mais tarde, após os avanços da Biologia Moderna, argumentos citológicos, bioquímicos e genéticos vieram reforçar esta teoria.

3 Argumentos do Evolucionismo
Anatomia Comparada

4

5 Argumentos de Anatomia Comparada
Os argumentos anatómicos baseiam-se na existência de : órgãos análogos (são órgãos que têm origem, estrutura e posição relativa diferentes desempenhando a mesma função); órgãos homólogos (são órgãos que têm a mesma origem, a mesma estrutura básica e posição idêntica no organismo, podendo desempenhar funções diferentes); órgãos vestigiais (são órgãos que resultam da atrofia de um órgão primitivamente desenvolvido).

6 Argumentos de Anatomia Comparada:
Órgãos Homólogos

7 Órgãos Homólogos

8 Órgãos Homólogos

9 Órgãos Homólogos Surgem por divergência evolutiva.
Traduzem adaptações de um grupo de organismos com a mesma origem evolutiva a ambientes variados. São o resultado de órgãos sujeitos a pressões selectivas diferentes (conjunto de factores que condicionam a vida dos indivíduos e que os obrigam a evoluir em direcções diferentes).

10 Órgãos Homólogos

11 Argumentos de Anatomia Comparada:
Órgãos Análogos

12 Órgãos Análogos

13 Órgãos Análogos Surgem por convergência evolutiva.
São provas de adaptação de organismos diferentes a um mesmo meio. Não devem ser interpretados como sinal de parentesco entre organismos que os possuem, mas sim como o resultado de uma adaptação ao mesmo ambiente (pressões selectivas semelhantes).

14 Órgãos Homólogos

15 Argumentos de Anatomia Comparada:
Órgãos Vestigiais

16 Órgãos Vestigiais

17 Órgãos Vestigiais São órgãos que tiveram significado morfofuncional num antepassado, mas que no presente têm uma função reduzida ou não evidente. Nestas situações, o ambiente actuou no sentido regressivo, privilegiando os indivíduos que iam surgindo com esses órgãos cada vez mais reduzidos. Ao longo de milhões de anos tornaram-se rudimentares, vestigiais, isto é, não funcionais.

18 Órgãos Homólogos

19 Argumentos do Evolucionismo
Argumentos Paleontológicos

20 Argumentos Paleontológicos
A Paleontologia é o estudo dos fósseis e estes podem corresponder a formas já extintas ou a formas vivas. Consideram-se três tipos de fósseis: - fósseis de formas extintas - fósseis de transição ou formas sintéticas - “fósseis vivos”

21 Argumentos Paleontológicos
Fósseis de formas extintas

22 Fósseis de formas extintas
São fósseis que não têm representantes actuais, contrariando assim a imutabilidade das espécies, na medida em que levam a admitir que a Terra foi habitada, ao longo do tempo, por formas diferentes de seres vivos.

23

24

25

26

27 Fósseis de Transição Correspondem a formas que possuíam características intermédias de grupos actualmente existentes. São documentos que permitem concluir que as espécies não são independentes quanto à sua origem, contrariando as ideias fixistas.

28

29 “Fósseis vivos” Tratam-se de seres vivos que ao longo de milhões de anos permaneceram inalterados, como representantes de um grupo que viveu no seu tempo. Na realidade, houve fixistas que usaram este fósseis como argumentos fixistas…

30 Ex: Ginko biloba

31 Nautilus

32 Argumentos do Evolucionismo
Argumentos Embriológicos

33 Argumentos Embriológicos
Com base na comparação das diferentes fases do desenvolvimento embrionário de diferentes organismos, podem estabelecer-se relações de parentesco entre os seres vivos. Assim, quanto mais semelhantes forem as fases do desenvolvimento embrionário, mais aparentados estes são, isto é, menor a distância filogenética entre eles.

34 Argumentos Embriológicos

35 Argumentos do Evolucionismo
Outros argumentos…

36 Argumentos biogeográficos
Estes argumentos baseiam-se em dois casos distintos: Existência de seres vivos semelhantes em regiões muito afastadas (não houve divergência evolutiva após a sua separação) Ocorrência de grande diversidade de seres vivos em zonas geograficamente próximas (houve divergência evolutiva)

37 Argumentos citológicos
Consiste na constatação de que todos os organismos são constituídos pelas mesmas unidades básicas: as células. A uniformidade dos processos e mecanismos celulares pressupõe também uma unidade evolutiva (ex: as semelhanças entre as estrutura das membranas celulares e os processos de divisão celular)

38 Argumentos bioquímicos
Os argumentos bioquímicos são baseados no facto de: - todos os seres vivos serem constituídos pelos mesmos tipos de biomoléculas (proteínas, lípidos, glícidos, ácidos nucleícos, aminoácidos, água e sais minerais); - os mecanismos básicos serem idênticos em todos os seres vivos, a nível molecular (código genético, síntese proteica, etc.)


Carregar ppt "Argumentos do evolucionismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google