A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Nervoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Nervoso."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Nervoso

2 O Sistema Nervoso A unidade estrutural e funcional do sistema nervoso é o neurônio, célula altamente especializada em transmitir as mensagens (estímulos) recebidos do ambiente (exemplo: uma imagem de televisão ou de um livro, o sabor de um alimento ou o som emitido por um avião que decola etc., são mensagens captadas pela rede de neurônios e distribuídas pelo corpo, formando os impulsos nervosos).

3 Estrutura do neurônio

4 Tipos de neurônios Dependendo da forma como atuam no organismo, os neurônios podem ser classificados em: Sensoriais: levam as informações dos órgãos dos sentidos (olhos, orelhas, receptores do paladar, tato e olfato) até o sistema nervoso central. Motores: levam as mensagens de ação (sentar, correr, pular, andar etc.) do sistema nervoso central até as glândulas e músculos. Associativos: ligam os neurônios sensoriais aos neurônios motores.

5

6 A coordenação nervosa A transmissão de impulsos nervosos se realiza sempre a partir dos órgãos receptores de estímulos para o sistema nervoso central, e deste para os órgãos efetores. -Órgãos receptores: são os órgãos sensoriais, como orelhas, olhos e pele, que captam os estímulos externos ao corpo. Existem também os receptores internos, que informam sobre temperatura corporal, fome, dor ou cansaço muscular. -Sistema nervoso central: recebe os impulsos nervosos e elabora uma resposta específica para cada estímulo. -Os órgãos efetores: são os órgãos que dão resposta aos estímulos (geralmente são os músculos e as glândulas).

7 Organização do sistema nervoso
Somático (ou voluntário)  Autônomo (ou involuntário) Periférico (SNP), formado por nervos e gânglios Parassimpático (desacelera, normaliza) Simpático (estimula, acelera) Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinal

8 Organização do Sistema Nervoso
O sistema nervoso se divide em duas partes: O Sistema nervoso Central (SNC): formado pelo encéfalo e pela medula espinal. O Sistema nervoso Periférico (SNP): constituído por nervos do crânio, medula espinal e pelos gânglios nervosos. Nervos são conjuntos de dendritos e axônios que partem do encéfalo e da medula e se ramificam pelo corpo. Gânglios nervosos são pequenas dilatações contendo corpos de neurônios presentes em certos nervos.

9 A comunicação entre os neurônios se dá numa região denominada Sinapse
A comunicação entre os neurônios se dá numa região denominada Sinapse. Essa comunicação não é direta porque os neurônios estão separados uns dos outros. A sinapse se realiza por meio de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Neurotransmissores estão presentes em vesículas na terminação do axônio. Chegada do impulso na terminação resulta na liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica. Os neurotransmissores atingem o outro neurônio desencadeando impulso nervoso.

10 Central (SNC) e Periférico (SNP)
Sistema nervoso Central (SNC) e Periférico (SNP)

11 Sistema nervoso Central (SNC)
Encéfalo: é a maior estrutura de integração e controle do sistema nervoso. É protegido pelos ossos do crânio e por três membranas sobrepostas, as meninges. Os órgão componentes do encéfalo são o cérebro (centraliza as ações conscientes, recebe e processa as informações enviadas pelos sentidos, coordenar os movimentos voluntários, centro da memória, da inteligência, da linguagem, da criatividade entre outras), o cerebelo (coordena o movimento dos músculos, controla o equilíbrio e a postura do corpo) e o tronco encefálico (realização de atividades vitais e involuntárias como respiração, batimento cardíaco etc.). Medula espinal: um cordão de tecido nervoso alojado dentro da coluna vertebral. Serve como via de conexão entre os nervos e o encéfalo e centraliza muitos atos reflexos, que ocorrem involuntariamente.

12 Sistema nervoso Central (SNC)

13

14 Sistema nervoso Periférico (SNP)
A função do SNP é conectar o encéfalo e a medula ao resto do corpo através de uma rede de nervos. O SNP abrange todas as partes do corpo humano e podemos dividi-lo em: -Sistema Nervoso Somático (ou voluntário): atua a partir do conjunto de nervos que chega aos músculos voluntários do corpo, ou seja, aqueles que realizam movimentos que estão sob o controle do indivíduo (movimentos de pernas, braços etc.). -Sistema Nervoso Autônomo (ou involuntário): a rede de nervos desse sistema regula os órgãos internos, cujo funcionamento é involuntário (glândulas, rins etc.). O Sistema Nervoso Autônomo pode ser subdividido em: sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassinpático.

15 Parassinpático Simpático

16 Ações voluntárias e involuntárias
-Ações voluntárias: a informação é transmitida ao cérebro, que analisa e elabora a resposta adequada. Para um mesmo estímulo existem distintas respostas, como ligar um computador, tomar um copo de água, que são atos que decidimos iniciar e que podemos interromper se desejarmos. Muitas vezes algumas ações voluntárias se tornam automáticas e as executamos sem pensar (exemplo: caminhar, guiar um automóvel etc.). Essas ações resultam de aprendizagem e se transformam em reflexos condicionados. -Ações involuntárias: quando nosso corpo responde a estímulos de forma rápida, involuntária e automática, denominamos de atos reflexos (exemplo: ao espetar o dedo em espinhos imediatamente nosso corpo reage para afastar nossa mão). O caminho sensorial percorrido pelo impulso nervoso recebe o nome de arco reflexo.

17 arco reflexo

18


Carregar ppt "Sistema Nervoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google