A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vera Vargas Célula Tronco. Definição de célula tronco Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vera Vargas Célula Tronco. Definição de célula tronco Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar."— Transcrição da apresentação:

1 Vera Vargas Célula Tronco

2 Definição de célula tronco Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.

3 Célula tronco Quando uma célula-tronco se divide, cada célula-filha produzida pode permanecer como uma célula-tronco ou tornar-se terminalmente diferenciada –Por exemplo, para formar uma célula epitelial intestinal

4 Classificação Totipotentes são capazes de diferenciarem-se nos 4 tecidos fundamentais e em todos as 216 células que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. São encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão, isto é, até células, que corresponde a 3 ou 4 dias de vida;

5

6 Classificação Pluripotentes, são capazes de diferenciar-se em todos os tecidos humanos, porém não são mais capazes de produzirem a placenta e anexos embrionários, A partir de células, 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto, São as células internas do blastocisto.

7 Fonte figure: Differentiation of Human Tissues Source:

8 Classificação Totipotentes - podem produzir todas as células intraembrionárias e extraembrionárias. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião.

9 Classificação quanto a sua natureza Embrionárias, só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes (multipotentes), dado seu alto poder de diferenciação Célula-tronco embrionária

10 Classificação quanto a sua natureza Adultas, extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. (estas duas últimas são consideradas células adultas, haja vista a sua limitação de diferenciação).

11

12

13 Formação de células do sangue. Todos os diferentes tipos de células se desenvolvem de uma célula tronco multipotente (pluripotente) na medula óssea.

14 Termos Diferenciação –É o processo pelo qual uma célula embrionária precoce desdiferenciada adquire as características de uma célula especializada como um coração, fígado, ou células musculares Plasticidade / transdiferenciação – capacidade da célula-tronco de um tecido adulto gerar células diferenciadas de outros tecidos

15 1997: A REVOLUÇÃO DOLLY !

16 músculo pele neurônio Conceito básico: todas as células de um mesmo indivíduo contém o mesmo genoma

17 músculo pele neurônio Identidade celular: conjunto de genes ligados/desligados

18

19

20 Clonagem terapêutica


Carregar ppt "Vera Vargas Célula Tronco. Definição de célula tronco Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google