A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Pesquisa Vera Vargas, 2012. O que é Pesquisa?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Pesquisa Vera Vargas, 2012. O que é Pesquisa?"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Pesquisa Vera Vargas, 2012

2 O que é Pesquisa?

3 Pesquisa é um conjunto de atividades que tem como finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico ou corroborar algum conhecimento pré-existente. É um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual se desenvolve. Também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento.

4 Porque Fazer um Projeto de Pesquisa?

5 Projeto = Planejamento Significa traçar um curso (roteiro = projeto) de ações, que podemos seguir, para nós atingirmos as nossas finalidades (objetivos) desejadas. Projeto de pesquisa é uma versão preliminar do trabalho de pesquisa; é um esboço inicial do que se pretende fazer. Deve estar o mais próximo possível da realidade; Pode manter uma flexibilidade; Pode sofrer alterações ao longo de sua execução, de acordo com novas descobertas.

6 Pontos fundamentais de um projeto de pesquisa

7 O projeto deve responder as seguintes perguntas O quê? Por quê? Para quê? e Para quem? Com o quê? Com quem? Onde? Como? Quando? Com quanto fazer e como pagar? Quem vai fazer ou ajudar?

8

9 O quê ? - Problema A pesquisa sempre inicia com uma pergunta, um problema a ser resolvido. Para se fazer uma pesquisa, precisamos formular a pergunta. Ter uma i déia conhecimento empírico

10 Escolha do Assunto Deve ser levado em conta Gosto, aptidões e tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico Gostar do assunto fundamental Gostar do assunto a ser desenvolvido é fundamental; Quando o trabalho é feito com prazer, o cansaço transforma-se em alegria;

11 Pergunta Título O título (problema) deve ser formulado de tal maneira que, se for colocado, um ponto final de interrogação não fica estranho Deve ser claro e preciso Suscetível de solução Delimitado a uma dimensão viável

12

13 Por quê? - Justificativa É o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser realizado. O tema foi escolhido pelo pesquisador e é de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos. Escrever de onde veio a idéia? Os motivos de ordem pessoal, prática ou teórica que o levaram a esse assunto, que justificam a pesquisa.

14

15 Para que e para quem? Objetivos quer atingir Os objetivos determinam o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa.

16

17 População Amostra Variáveis Reagentes, produtos, matéria prima Instrumentos da pesquisa Técnicas estatísticas para análise dos dados Aspectos Éticos Com o quê? Com quem? Onde? Como? Material e Métodos

18

19 Quando? Cronograma

20

21 Recursos humanos Quem vai fazer? Recursos materiais Quem vai arcar com as despesas? Quanto? Orçamento

22 Partes do Projeto de TCC

23 Entre a ciência e a sapiência Rubem Alves

24 Era uma vez uma aldeia às margens de um rio,.....

25 O rio era morada de seres misteriosos....

26 Até que um dos aldeões pensou um objeto jamais pensado. Pensou e fez. Objeto estranho: uma porção de buracos amarrados por barbantes. Os buracos eram para deixar passar o que não se desejava pegar: a água. Os barbantes eram necessários para se pegar o que se deseja pegar: os peixes.

27 E ele teceu uma rede.

28 Todos riram quando ele caminhou na direção do rio com a rede que tecera. Riram-se dos buracos dela. Ele nem ligou. Armou a rede como pôde e foi dormir. No dia seguinte, ao puxar a rede, viu que nela se encontrava, presa, enroscada, uma criatura do rio: um peixe dourado.

29 Foi aquele alvoroço. Uns ficaram com raiva. Tinham estado tentando pegar as criaturas do rio com fórmulas sagradas, sem sucesso. Disseram que a rede era objeto de feitiçaria. Quando o homem lhes mostrou o peixe dourado que sua rede apanhara, eles fecharam os olhos e o ameaçaram com a fogueira.

30 Outros ficaram alegres e trataram de aprender a arte de fazer redes. Os tipos mais variados de redes foram inventados. Redondas, compridas, grandes, pequenas, umas para ser lançadas, outras para ficar à espera, outras para ser arrastadas. Cada rede pegava um tipo deferente de peixe.

31 Os pescadores fabricantes de redes, ficaram muito importantes e se organizaram em uma confraria. De tanto tecer redes, pescar peixes e falar sobre redes e peixes, os membros da confraria esqueceram a linguagem dos habitantes da aldeia. Passaram a falar uma linguagem apropriada às suas redes e peixes. Ictiolalês (do grego ichthys = peixe + lalia = fala)

32 Com que rede foi pescado? Não foi pescado! Se não foi pescado no rio, com rede aprovada, não é peixe, não é real.

33 Eu, junto com os professores orientadores, vamos ensinar a vocês a tecerem uma rede – o projeto – para que vocês possam, no próximo semestre, pescarem peixes dourados – desenvolver o projeto e terem resultados científicos.

34

35 Título Primeira coisa que vocês devem tentar é dar um título para o trabalho de pesquisa uscetível de solução O título deve traduzir um problema suscetível de solução (tem que ser respondido durante o desenvolvimento da pesquisa) Ele deve espelhar o foco de atenção ou o conteúdo essencial da pesquisa O título deve chamar a atenção claro e preciso O título deve ser claro e preciso

36 Título Deve ser motivador e deve dar uma idéia dos objetivos e do conteúdo do trabalho Ter de 10 a 12 palavras, e traduzir a idéia principal da investigação O título (problema) deve ser formulado de tal maneira que, se for colocado, um ponto final de interrogação (?) não fica estranho Não deve ser colocado abreviaturas, informações entre parênteses, fórmulas, gráficos, referências bibliográficas

37

38


Carregar ppt "Projeto de Pesquisa Vera Vargas, 2012. O que é Pesquisa?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google