A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado – PA

2 RESUMO O presente trabalho tem como proposta a análise da gestão pedagógica nas escolas públicas do município de Almeirim e Distrito de Monte Dourado e os desafios diante às transformações sociais no contexto nacional e os meios pelos quais a escola pode abrir caminhos para uma nova concepção pedagógica visando a articulação de prática às tendências pedagógicas decorrentes da escola cidadã numa visão crítica dos valores onde a prática da cidadania contribui com a concretude da coletividade e solidariedade no âmbito escolar.

3 Teorias Pedagógicas Prática da gestão pedagógica enquanto espaço social onde se sustam todas as discriminações e desqualificações (Wittmann); Aspecto administrativo, pedagógico e financeiro na gestão pedagógica (Veigas); O maior objetivo “Em qualquer empresa, são os resultados. Em educação, é o aprendizado de qualidade para todos os alunos.” (Libânio)

4 O PORQUÊ DA GESTÃO PEDAGÓGICA COM EQÜIDADE E CIDADANIA Possibilidade de estabeler entre os sujeitos atitudes concretas de vivências da democracia e da participação; (pág. 12) Possibilidade de maior espaço de decisão participativa entre a comunidade educativa; (pág. 13) Maior coerência por parte da escola às novas exigências educacionais, inclusive a seguridade de resultados positivos; (pág. 14) Possibilidade de formação continuada a todos os membros escolares; (pág. 14)

5 Possibilidade de novas relações da escola com o mundo e com as pessoas; (pág.16) Importância do desenvolvimento no gestor de competência política, técnica e liderança. (pág. 21) A possibilidade de práticas coletivas que visem a construção do P.P.P., como hábitos correspondentes a atitudes cidadãs; (pág. 33) Possibilidade de valorização da cultura da própria comunidade; (pág. 28) Possibilidade de inclusão do educando por meio de um modelo educacional que assegure sua emancipação; (pág. 34)

6 CONCLUSÃO Apesar da inexistência de práticas pedagógicas democráticas nas gestões municipais, a presença de gestores sem qualificação e, por isso, muitas dificuldades diante os problemas pedagógicos, a existência de ações desarticuladas entre gestor, corpo técnico e docentes que visem o trabalho pedagógico coletivo, e a predominância de práticas descontextualizadas, transmissão de conteúdos não compartilhada com os saberes já existentes. E por fim, a ausência de políticas publicas mais eficiente que possibilitem o processo de formação para técnicos e docentes correspondentes com as necessidades da sociedade educacional, a gestão pedagógica participativa e democrática precisa e deve buscar apoio junto aos diferentes agentes sociais nas tomadas de decisão da escola, uma nova direção ao trabalho da gestão, que diminua a divisão de trabalho e controles hierárquicos, herança do sistema empresarial, mas possibilite a tomada de decisão conjunta e capaz de corresponder com os anseios da sociedade moderna comprometida com os verdadeiros anseios de cidadania.


Carregar ppt "GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google