A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Primeira Guerra Mundial Do Neocolonialismo à formação da Liga das Nações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Primeira Guerra Mundial Do Neocolonialismo à formação da Liga das Nações."— Transcrição da apresentação:

1 A Primeira Guerra Mundial Do Neocolonialismo à formação da Liga das Nações.

2 África antes da Conferência de Berlim em 1885 A divisão arbitrária da África teve o seu marco com a Conferência de Berlim iniciada em 1884 e só terminou no ano seguinte. Dela participaram os 15 países, 13 da Europa mais Estados Unidos e Turquia. Os Estados Unidos não possuíam colônias na África, mas era uma potência em ascensão.

3 Domínios Coloniais A Grã-Bretanha e a França foram as que obtiveram mais territórios, seguidas de Portugal, Bélgica e Espanha. Territórios mais reduzidos foram ocupados pela Alemanha e pela Itália. A partilha provocou grande insatisfação nas novas potências, levando as Disputas Imperialistas e a Política de Alianças.

4 Consequências Observe que 60% desta divisão é constituído de retas ou de arcos de circunferência. Podemos dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje é conseqüência da partilha da África. Os estados africanos atuais, na sua maioria, não tem a mesma unidade etnica, lingüística ou cultural. Existem casos em que um mesmo Estado abriga várias nações ou até uma única nação em dois ou mais Estados.

5 Europa antes da Guerra

6 Rivalidade e Tensão Causas da 1 a Guerra Mundial Disputas Imperialistas Movimentos Nacionalistas Paz Armada Política de Alianças TRÍPLICE ALIANÇA –A–ALEMANHA –A–AUSTRO-HÚNGARO –I–ITÁLIA TRÍPLICE ENTENTE –I–INGLATERRA –F–FRANÇA –R–RÚSSIA

7 Momentos Crise Crise do Marrocos –Entre 1905 e 1911, França e Alemanha disputam Marrocos. Crise Balcânica –Região de atrito, onde se chocavam os interesses sérvios (Grande Sérvia) e o expansionismo austriaco. Carro Francisco FerdinandoPrisão Gavrilo Princip

8 Etapas 1 a Guerra Mundial Os quatro anos da 1 a GM são, geralmente, divididos em três fases.

9 Movimentação ( ) –R–Rápidas Ofensivas –F–Formação da Frente Ocidental (trincheiras) –F–Formação da Frente Oriental (resistência russa)

10 A Guerra do Equilíbrio ( ) Na Frente Ocidental pela guerra de trincheiras. O ano de 1915 foi marcado por gigantesca ofensiva alemã na frente ocidental visando eliminar a Rússia. Entrada Itália na T. Entente.

11 Etapa Final ( ) Entrada dos Estados Unidos, atacado pelos alemães. Retirada da Rússia da guerra com a trégua assinada em dezembro de Em 1918 assinado Brest- Litowsk. Em novembro de 1918, republicanos obrigaram o kaiser a abdicar. Em 11 de novembro a Alemanha assinou um armistício. Terminada a guerra nenhum inimigo havia penetrado em território alemão.

12 Conseqüências da Primeira Guerra Considerando-se humilhados pelo Tratado de Versalhes, os alemães passara a nutrir um ódio sobretudo a França, e os países que o derrotaram. Declínio da Europa, que foi duramente atingida pelo conflito Ascensão dos Estados Unidos, que a partir de então tornaram-se uma das grandes potências; Intensificação dos problemas que contribuíram para a implantação do socialismo na Rússia; Aparecimento de regimes políticos autoritários, como o nazismo e fascismo. Aproximadamente 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos. Criação da Liga das Nações.

13 Europa após a 1 a G.M.

14 fim

15 Nacionalismo Pan-eslavismo: liderado pela Rússia ( que buscava uma saída para o Mediterrâneo), defendiam, principalemente, os sérvios. Pan-germanismo: liderado pela Alemanha, pregava a anexação dos germânicos da Europa Central, principalmente Império Austro-Húngaro. Revanchismo francês: movimento de cunho nacionalista-revanchista que visava desforrar a derrota sofrida contra a Alemanha e reanexar a região (rica em ferro e carvão) da Alsácia-Lorena.

16 Os Motivos da Guerra A rivalidade anglo-alemã –Competição industrial e comercial. A rivalidade franco-alemã –Querela oriunda da Unificação Alemã A rivalidade austro-russa –Disputa pela região balcânica. O nacionalismo da Sérvia –O projeto da Grande Sérvia.

17 Mapa da Europa às vésperas da Primeira Grande Guerra

18 A modernização das armas, como a metralhadora, e a utilização massiva de equipamentos bélicos modernos, marcou a Grande Guerra.


Carregar ppt "A Primeira Guerra Mundial Do Neocolonialismo à formação da Liga das Nações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google