A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade e inovação Rose Grossi – FAGEN Aula 14-12-2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade e inovação Rose Grossi – FAGEN Aula 14-12-2012."— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade e inovação Rose Grossi – FAGEN Aula

2  Criatividade das crianças – processo de socialização – adultos não criativos  Aptas para o convívio social, porém limitados a esquemas pré definidos  Escola como principal agente desse processo ◦ Inibição da criatividade a partir da padronização de pensamento ◦ Responsável pelas respostas livres de incertezas e questionamentos  Equilíbrio entre a estabilidade e ruptura ◦ Pende para a estabilidade  Olhar as coisas por um ângulo diferenciado 2

3  Assassinos da criatividade infantil  Extremamente comum em nossa sociedade  Vigilância: reduz o comportamento de risco  Avaliação: julgamento do trabalho  Recompensa: em excesso, privam as crianças do prazer  Competição: vencer ou perder (ritmo)  Controle excessivo: controlar as tarefas, microgerenciamento ao invés de instrução  Restrição de escolhas: sempre dizer o que escolher  Pressão: alimentar esperanças grandiosas e obrigar o alcance 3

4  Amarras que impedem as atitudes criativas entre os adultos  Perceptivos Dificuldade de perceber e dimensionar o problema Dificuldade para isolar o problema: porque está acontecendo? Dificuldade pela delimitação excessiva do problema: considerar o contexto, causas e consequências Incapacidade de definir termos relevantes: é difícil traduzir um problema em palavras (equipes) Incapacidade de utilizar os sentidos para observação: obsecados por imagens – utilizar demais sentidos Dificuldade de perceber relações remotas: soluções válidas em uma situação serem aplicadas em outras Dificuldade de investigar o óbvio: acostumar com a realidade Incapacidade de distinguir entre causa e efeito 4

5  Culturais Meio profissional – aumento do conformismo Família; escola; organizações e sociedade Desejo de adaptar-se a um padrão aceito e preexistente: medo de parecer diferente (recém chegado) Ênfase em aspectos práticos e econômicos: praticidade em detrimento as atitudes criativas (muito tempo; sem lucro imediato) Competição ou cooperação, excessivas: extremos são prejudiciais Polidez excessiva: deselegância da curiosidade Ênfase na razão ou na lógica: fantasia; imaginação; irracionalidade Atitude de “tudo ou nada”: equilíbrio entre soluções criativas e recursos Conhecimento de mais ou de menos Crença de que não vale a pena fantasiar: momentos de contemplação (sociedade condena o ócio) 5

6  Emocionais A criatividade também é produto das emoções (estados de possibilidade e estados de limitação) Medo de estar errado: benéfica, mas em excesso pode impedir a continuidade de ideias (ambiente tolerante a erros) Apego à primeira ideia: criação é trabalhosa; geração de muitas alternativas Rigidez de pensamento: rejeição a qualquer mudança Desejo de triunfar rapidamente: sociedade voltada para o sucesso Amor à segurança: sacrifício de projetos criativos (correr riscos) Medo dos superiores ou desconfiança dos colegas: baixa autoestima. 6

7  A percepção varia de indivíduo e de situação ◦ Vão sendo construídos ao longo da vida  Modelos mentais ◦ Pequena escala da realidade utilizada para explicar o mundo e antecipar a realidade ◦ Apreensão que a mente faz do mundo não corresponde a nenhuma realidade objetiva ◦ A realidade é uma construção da realidade (por cada um) 7

8  A variação da percepção causa a variação dos modelos mentais  Características dos modelos mentais ◦ São incompletos ◦ Estão em constante evolução ◦ Contém erros e incertezas ◦ Oferecem uma representação simples de um fenômeno complexo ◦ Podem ser representados por um conjunto de regras “se...então...senão” 8

9  É possível alterar um modelo mental? ◦ Difícil, mas não impossível ◦ Se não vai bem, busca-se por um nova estratégia dentro do paradigma ◦ Geralmente não se questiona os paradigmas  Aprendizado de ciclo simples e ciclo duplo ◦ Variáveis vigentes:valores, crenças e regras ◦ Estratégias de ação: cursos de ação escolhidos para lidar com os problemas ◦ Consequências: efeitos das estratégias de ação 9 Variáveis vigentes Estratégia de ação ConsequênciasConsequências Aprendizado de ciclo duplo Aprendizado de ciclo simples

10  Teoria da ação ◦ Teoria proclamada: que se afirma ter ◦ Teoria praticada: que transparece na prática A EFICIÊNCIA DEPENDE DA CONGRUÊNCIA ENTRE AS DUAS TEORIAS  Esta organização de fato incentiva um ambiente de criatividade?  O indivíduo nem sempre tem a consciência da incongruência  Reflexão consciente das práticas diárias  Alteração das variáveis vigentes 10

11  Táticas para estimular a criatividade  Funcionam como detonadores ou catalisadores do pensamento criativo ◦ Turbilhão de ideias (brainstorm) ◦ Busca interrogatória ◦ Analogia inusual ◦ Solução criativa de problemas ◦ Metamorfose total do objeto: novas formas, utilidades, cores ◦ Jogo linguístico: brincar com as palavras criando novas ◦ Desmanche de frases: decomposição e composição (sinônimos) ◦ Análise recriadora de textos: recriar texto lido. Palavras chaves. estrutura ◦ Leitura recriadora de imagens: descrever imagens ◦ Projeto vital: planejar um projeto 11

12 É mais fácil lapidar um ideia bruta do que criar um nova Quanto maior a fluência (quantidade de alternativas), mais fácil será fazer a seleção depois Além de contribuir com suas próprias ideias, os participantes devem sugerir aperfeiçoamentos nas ideias dos outros, ou maneiras de conciliar duas ou mais ideias diferentes. Os participantes devem adiar o julgamento das ideias, pois críticas negativas tendem a inibir a criatividade  Brainstorm ◦ Método para estimular o livre fluxo de pensamento nas reuniões ◦ Ineficaz: condutor inexperiente ou participantes que monopolizam a geração de ideias 1. Criticas são proibidas 3. Quanto mais ideias melhor 4. Procure combinações e melhorias 2. Disparates são bem vindos

13 13 Pessoas O grupo deve ter de quatro a seis elementos De preferência reúna pessoas de diferentes áreas Pessoas O grupo deve ter de quatro a seis elementos De preferência reúna pessoas de diferentes áreas Processo Use técnicas para turbinar a geração de ideias, como a inversão de pressupostos, a intuição semântica e o checklist de melhoria do produto Processo Ambiente Promova uma atmosfera de bom humor, espontaneidade e descontração Convide pessoas naturalmente divertidas ou faça exercícios de integração e relaxamento Ambiente Promova uma atmosfera de bom humor, espontaneidade e descontração Convide pessoas naturalmente divertidas ou faça exercícios de integração e relaxamento Produto Enfatize que é um exercício de geração de ideias. Não se espera que a ideia final seja obtida na sessão. O objetivo é a geração de ideias brutas em grande quantidade Produto Brainstorm eficaz

14  Busca interrogatória ◦ Fazer perguntas inusitadas sobre um tema ◦ Perguntas que não costumam frequentar o ambiente de negócios (mas são comuns quando imaginamos crianças) 14 Por que a pizza é redonda? Por que o recheio fica em cima da massa? Por que é assada? Por que a base é o molho de tomate? Por que se coloca orégano em cima? Por que as pessoas pedem pizza para comer em casa?

15  Analogia ◦ Relação estabelecida entre duas entidades distintas ◦ Abertura a novas ideias; desapego pelos paradigmas, senso de observação e capacidade de análise ◦ Fragmentar o conceito de objeto em várias partes ou aspectos ◦ Carrapicho e o Velcro® 15

16  Solução criativa de problemas ◦ Método sistematizado, porém flexível ◦ Ideal é percorrer repetidas vezes cada um dos passos 16 Busca de objetivos – não é necessário definir o problema. Ideia do que será discutido. Busca de fatos – descrição da situação atual Busca do problema – define e redefina o problema de várias maneiras Busca de objetivos – não é necessário definir o problema. Ideia do que será discutido. Busca de fatos – descrição da situação atual Busca do problema – define e redefina o problema de várias maneiras Busca de ideias – use de técnicas para gerar o maior número possível de ideias Busca de ideias – use de técnicas para gerar o maior número possível de ideias Busca da solução – defina critérios para selecionar as ideias, lembre-se que criatividade depende de tolerância a risco e a ambiguidade. Não selecione apenas as ideias 100% seguras Busca de aceitação – explicar aos outros suas ideias e obter consenso em torno dela Busca da solução – defina critérios para selecionar as ideias, lembre-se que criatividade depende de tolerância a risco e a ambiguidade. Não selecione apenas as ideias 100% seguras Busca de aceitação – explicar aos outros suas ideias e obter consenso em torno dela Explore o desafio Gere ideias Prepare- se para agir

17  Pearson Education Brasil. Criatividade e inovação. São Paulo: Pearson Prentice Hall,  Cap. 2 17


Carregar ppt "Criatividade e inovação Rose Grossi – FAGEN Aula 14-12-2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google