A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assédio Moral “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos.” Pierre Desproges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assédio Moral “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos.” Pierre Desproges."— Transcrição da apresentação:

1 Assédio Moral “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos.” Pierre Desproges

2 Conceito Assédio é a submissão sem trégua a pequenos ataques repetidos; O assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

3 Histórico Tão antigo quanto o próprio trabalho;
Identificado como fenômeno destruidor do ambiente de trabalho Agrega dois fenômenos: ABUSO DE PODER e MANIPULAÇÃO PERVERSA

4 Surgimento do Assédio Surge da Discriminação;
A própria empresa pode tornar-se um sistema perverso (Competitividade); Conflito ou má organização da empresa; Deterioração do ambiente de trabalho; Desumanização das relações de trabalho; Processo de desvalorização da pessoa e de seu know-how; Processo de “coisificação”; Subemprego; Fragilização

5 Assédio Moral e Perversão
Perversão é um termo usado para designar o desvio, por parte de um indivíduo ou grupo, de qualquer dos comportamentos humanos considerados normais para um determinado grupo social. O perverso (posição do sujeito em relação à Lei) percebe, recusa e manipula a realidade.

6 Características Perversas
Desafio da Lei; Sedução, enredamento, controle e retirada de liberdade; O ataque é indireto; Há uma desqualificação sistemática do outro;

7 Ética Estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto. A ética na empresa visa garantir que os funcionários saibam lidar com determinadas situações e que a convivência no ambiente de trabalho seja agradável.

8 Ambiente Favorável As práticas de gestão pouco claras, autorizam implicitamente atitudes perversas individuais; Ambientes de trabalho sem regras internas, para os comportamentos, onde parece que tudo é permitido, o poder dos chefes é ilimitado e há uma grande exigência de qualidade.

9 A vítima Pessoa predisposta a isso? Pessoa fraca?
Aquela que “provocou”? Por que “aceitam”? Masoquismo moral? A vítima é vítima porque foi designada como tal pelo perverso.

10 Conseqüências Esquiva/Renúncia ao embate; Confusão/Dúvida;
Estresse/Medo; Isolamento; Choque (Dar-se conta) Descompensação (Sentimento de agressão, perturbações psicossomáticas, estado depressivo) Idéias Suicidas

11 Conseqüências

12 Superando o Assédio Existem sempre conseqüências traumáticas, as vezes o surgimento de distúrbios psíquicos (ansiedade generalizada, fadiga crônica, insônia), distúrbios psicossomáticos (hipertensão arterial, eczema, úlcera), mas sobretudo condutas de dependência (bulimia, alcoolismo, toxicomania), podendo também desenvolver estresse pós-traumático.

13 Qual é a solução? Só pode ser encontrada de uma maneira multidisciplinar, e cada interveniente precisa estar no lugar adequado; Os sindicatos e a fiscalização do trabalho devem intervir nos casos de abusos manifestos; Um programa de prevenção para que haja intervenção antes que o processo se instale.

14 E...sobretudo... Atentar para o individualismo que domina a sociedade, fazendo do sucesso o valor principal em detrimento do respeito ao ser humano.

15 Bibliografia Hirigoyen, Marie-France – Assédio moral: a violência perversa no cotidiano. 5 ed. – Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2002 Hirigoyen, Marie-France – Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002 Créditos: Rosário Maciel Portela. Psicóloga Clínica e Hospitalar. CRP-10/2485 /

16 Para saber mais...


Carregar ppt "Assédio Moral “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos.” Pierre Desproges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google