A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sabedoria como forma de Superdotação* Robert J. Sternberg Yale University *Wisdom as a form of Giftedness.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sabedoria como forma de Superdotação* Robert J. Sternberg Yale University *Wisdom as a form of Giftedness."— Transcrição da apresentação:

1 Sabedoria como forma de Superdotação* Robert J. Sternberg Yale University *Wisdom as a form of Giftedness

2 Sobre o autor Sternberg é o autor de mais de 950 artigos, capítulos de livros, e livros. O foco central de sua pesquisa é em Inteligência, Criatividade, e Sabedoria, ele também tem estudado amor e relacionamentos íntimos tais como o ódio. Sua pesquisa tem sido conduzida em 5 diferentes continentes. Sternberg é o autor de mais de 950 artigos, capítulos de livros, e livros. O foco central de sua pesquisa é em Inteligência, Criatividade, e Sabedoria, ele também tem estudado amor e relacionamentos íntimos tais como o ódio. Sua pesquisa tem sido conduzida em 5 diferentes continentes.

3 O que essas pessoas tem em comum?

4 Gandhi

5 Martin Luther King

6 Mother Tereza de Calcutá

7 Nelson Mandela

8 Será que o que eles tem em comum é: Inteligência interpessoal? Inteligência interpessoal? Inteligência social? Inteligência social? Inteligência emocional ? Inteligência emocional ? Inteligência Prática ? Inteligência Prática ? Inteligência criativa ? Inteligência criativa ?...esses tipos de inteligências podem ser usados para exclusão, ou até mesmo usados contra, o interesse de outros (Sternberg, 2000)...esses tipos de inteligências podem ser usados para exclusão, ou até mesmo usados contra, o interesse de outros (Sternberg, 2000)

9 O tipo de superdotação que pessoas como Mahatma Gandhi, Mother Thereza, Martin Luther King e Nelson Mandela tem em comum, então, parece ser o que algumas teorias modernas chamam de Sabedoria. (Sternberg, 2000) O tipo de superdotação que pessoas como Mahatma Gandhi, Mother Thereza, Martin Luther King e Nelson Mandela tem em comum, então, parece ser o que algumas teorias modernas chamam de Sabedoria. (Sternberg, 2000)

10 Sabedoria é definida como a aplicação de Conhecimento Tácito, mediado por valores, para a realização de um objetivo de bem-comum através do equilíbrio entre múltiplos interesses que determinará a resposta emitida pelo indivíduo ao ambiente. (Sternberg, 2000) Sabedoria é definida como a aplicação de Conhecimento Tácito, mediado por valores, para a realização de um objetivo de bem-comum através do equilíbrio entre múltiplos interesses que determinará a resposta emitida pelo indivíduo ao ambiente. (Sternberg, 2000)

11 Teoria do equilíbrio de interesses* *The balance Theory of Wisdom.

12 As bases para a Sabedoria Na abordagem proposta por Sternberg a noção de Sabedoria começa com a construção de Conhecimento Tácito sobre si mesmo, sobre outros, e sobre o ambiente. Conhecimento Tácito compreende as lições de vida que não são explicitamente ensinadas e que freqüentemente não são nem mesmo ditas. ( Polanyi, 1976 conforme citado por Sternberg, 2000 )

13 Interesses Considerados: - Interesse Intrapessoal; - Interesse Intrapessoal; - Interesse Interpessoal; - Interesse Interpessoal; - Interesse Extrapessoal. - Interesse Extrapessoal. Reações contextuais possíveis: - Adaptação; - Adaptação; - Promoção de mudança do meio; - Promoção de mudança do meio; - Seleção de um novo meio. - Seleção de um novo meio.

14 Bem comum Na teoria Bem- comum se refere aquilo que beneficia a todos, não apenas aqueles com quem o individuo se identifica, tal como família, amigos, ou membros de um grupo. Na teoria Bem- comum se refere aquilo que beneficia a todos, não apenas aqueles com quem o individuo se identifica, tal como família, amigos, ou membros de um grupo. A Inteligência Prática por si só não envolve o equilíbrio de interesses, a Sabedoria SEMPRE envolve. A Inteligência Prática por si só não envolve o equilíbrio de interesses, a Sabedoria SEMPRE envolve. Indivíduos superdotados em Sabedoria são grandes conselheiros. Indivíduos superdotados em Sabedoria são grandes conselheiros.

15 Aplicação do Conhecimento Tácito e Valores Conhecimento Tácito na base da Inteligência Prática é aplicada para equilibrar interesses, a fim de alcançar uma resposta equilibrada ao contexto, a favor do Bem- comum. Conhecimento Tácito na base da Inteligência Prática é aplicada para equilibrar interesses, a fim de alcançar uma resposta equilibrada ao contexto, a favor do Bem- comum. Valores mediam o uso do Conhecimento Tácito no processo de equilíbrio de interesses e respostas. Valores mediam o uso do Conhecimento Tácito no processo de equilíbrio de interesses e respostas. Embora diferentes sociedades possam possuir diferentes valores, alguns valores parecem estar presentes em um grande número de sociedades – verdade, honestidade, sinceridade, misericórdia e compaixão pelos outros. Embora diferentes sociedades possam possuir diferentes valores, alguns valores parecem estar presentes em um grande número de sociedades – verdade, honestidade, sinceridade, misericórdia e compaixão pelos outros.

16 O conceito de Superdotação em Sabedoria enfatiza o equilíbrio no julgamento. O que realmente importa é como o julgamento é feito e não em qual é o julgamento. Dois indivíduos podem chegar a diferentes conclusões e ainda assim serem considerados sábios. O conceito de Superdotação em Sabedoria enfatiza o equilíbrio no julgamento. O que realmente importa é como o julgamento é feito e não em qual é o julgamento. Dois indivíduos podem chegar a diferentes conclusões e ainda assim serem considerados sábios. Interesses Interpessoais e Extrapessoais NUNCA desaparecem do processo na teoria, não importa quão difícil e estressante a situação seja. Interesses Interpessoais e Extrapessoais NUNCA desaparecem do processo na teoria, não importa quão difícil e estressante a situação seja. De acordo com a teoria, a falta de sabedoria é quando devido a conveniência o indivíduo anula os interesses alheios. De acordo com a teoria, a falta de sabedoria é quando devido a conveniência o indivíduo anula os interesses alheios.

17 Processos subjacentes à Sabedoria (Metacomponentes) a) Perceber a existência de um problema; b) Definir a origem do problema; c) Levantamento de informações sobre o problema; d) Formulação de estratégia; e) Localização de recursos para a solução do problema; f) Monitoração da solução; g) Avaliação da reação com respeito a solução.

18 Fontes de diferenças individuais em Sabedoria Objetivos; Objetivos; Processo de equilíbrio de respostas; Processo de equilíbrio de respostas; Processo de equilíbrio de interesses; Processo de equilíbrio de interesses; Inteligência Prática manisfetada como Conhecimento Tácito; Inteligência Prática manisfetada como Conhecimento Tácito; Valores. Valores.

19 Sete Maneiras de se desenvolver Sabedoria em crianças 1) Prover problemas que requerem Sabedoria; 2) Ajudar estudantes a pensar em termos de bem-comum; 3) Ajudar estudantes a equilibrar interesses; 4) Prover exemplos de Sabedoria no passado e analisá-los; 5) Ser um modelo de Sabedoria; 6) Ajudar estudantes a pensar de forma dialética; 7) Mostrar aos estudantes que as pessoas em geral valorizam a Sabedoria.

20 Freqüentemente, a ênfase parece estar mais concentrada na obtenção do sucesso no que na obtenção da satisfação. Freqüentemente, a ênfase parece estar mais concentrada na obtenção do sucesso no que na obtenção da satisfação. Ensinar Sabedoria pode ajudar estudantes a conduzir uma vida tanto feliz (satisfatória) quanto produtiva Ensinar Sabedoria pode ajudar estudantes a conduzir uma vida tanto feliz (satisfatória) quanto produtiva O objetivo não é ensinar outra matéria... O objetivo é promover uma mudança na maneira de as pessoas pensarem e agirem nas suas vidas. O objetivo não é ensinar outra matéria... O objetivo é promover uma mudança na maneira de as pessoas pensarem e agirem nas suas vidas. (Sternberg, 2000)

21 Conclusões Um alto nível de inteligência prática pode nos levar ao sucesso na vida de acordo com os padrões tradicionais, mas Sabedoria pode ser a chave para a satisfação e o contentamento na vida de acordo com os próprios padrões(Sternberg, 2000)

22 Talvez o que realmente precisemos é voltar nossa atenção às escolas para a identificação e desenvolvimento da Superdotação em Sabedoria. Talvez o que realmente precisemos é voltar nossa atenção às escolas para a identificação e desenvolvimento da Superdotação em Sabedoria. Se existe uma chave para um Se existe uma chave para um mundo melhor, mundo melhor, talvez seja esta. talvez seja esta. (Sternberg, 2000) (Sternberg, 2000)


Carregar ppt "Sabedoria como forma de Superdotação* Robert J. Sternberg Yale University *Wisdom as a form of Giftedness."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google