A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA
A conversão pastoral da paróquia

2 Aparecida registra a “lentidão na renovação paroquial”, a qual deve ser compensada “com uma autêntica conversão pastoral que não se reduz a mudanças de estruturas e planos, mas principalmente de mentalidade” (Doc. 100,150)

3 A paróquia “não é principalmente uma estrutura, um território, nem edifício, é a família de Deus, como uma fraternidade animada pelo espírito de unidade [...] a paróquia se funda sobre uma realidade teológica porque ela é uma comunidade eucarística [...] Se a paróquia é a Igreja que se encontra entre a casa dos homens, então ela vive e trabalha profundamente inserida na sociedade humana e intimamente solidária com suas aspirações e dificuldades. [...] A paróquia, comunhão orgânica e missionária, é assim uma rede de comunidades.” (CfL 26)

4 Aparecida insiste que uma paróquia só será uma “rede de comunidades e grupos” se houver uma “reformulação de suas estruturas” (A 172). O Doc. 100, aponta que esta reformulação deverá ser acompanhada pela conversão de mentalidade e conversão pastoral (cf. Doc. 100, 151)

5 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
da Igreja no Brasil Igreja: comunidade de comunidades Urgências na ação evangelizadora (cap. III); Perspectivas de ação (cap. IV).

6 Recordam a dimensão comunional na vida em comunidade. (Doc. 94,56).
Abrem os horizontes da concretização comunitária, falando também de comunidades transterritoriais, ambientais, afetivas e virtuais. (Doc. 94, 56). O Doc. 100 da CNBB exemplifica tais comunidades: grupos de moradores de rua, universitários, empresários ou artistas, escolas, hospitais... (cf. Doc 100, )

7 Procura-se a paróquia não por causa de seu território, mas pelo serviço que ela pode oferecer. Na realidade, a igreja não é mais a referência para as pessoas, mas, sim, o serviço ou o comércio (cf. Doc. 94,99)

8 As diversas formas de vida comunitária estão articuladas entre si pela busca sincera de viver em Jesus Cristo (cf. Doc. 94,58). A comunidade cristã se define pelo estilo de vida dos autênticos discípulos missionários de Jesus.

9 Aguda urbanização a vizinhança geográfica (Doc. 94,58)
“Nas grandes cidades, vizinhança geográfica não significa, necessariamente, partilha de vida. Geralmente, quem menos se conhece é o vizinho de porta.” (Doc. 100,249)

10 Papel das CEBs na busca da realização da vida comunitária:
presença eclesial junto aos mais simples (Doc. 94, 60); verdadeiras escolas que formam cristão comprometidos com sua fé; são expressão visível da opção preferencial pelos pobres (Doc. 94,102).

11 Nosso documento de estudo reconhece as CEBs sendo um dos “sujeitos da conversão paroquial” (nos ): no compromisso social; no surgimento de novos ministérios dos leigos e leigas; no novo ardor evangelizador; na capacidade de diálogo com o mundo; como sinal de vitalidade na Igreja particular; como forma privilegiada da vivência comunitária da fé; como inserção na sociedade em perspectiva profética; com forte acento missionário; e ligado ao compromisso sócio-transformador.

12 a capacidade de agir com rapidez” (Doc. 94,62)
“O caminho para que a paróquia se torne verdadeiramente uma comunidade de comunidades é inevitável, desafiando a criatividade, o respeito mútuo, a sensibilidade para o momento histórico e a capacidade de agir com rapidez” (Doc. 94,62)

13 “Uma Igreja com diversas formas de ser comunidade deve ser igualmente uma Igreja que testemunha a comunhão de dons, serviços e ministérios” (Doc. 94, 63) Uma corajosa descentralização da paróquia, assumida por todos, “com equipes próprias de animação e coordenação [...] importa investir na descentralização.” (Doc. 94,101)

14 Outros sujeitos da conversão pastoral são os movimentos e as associações de fiéis:
são formas de pequenas comunidades, ação do Espírito (Doc. 94,103).

15 No Doc. 100 da CNBB, destacam-se os seguintes aspectos:
a necessidade de integrá-las para enriquecer a paróquia; são escolas ou linhas de espiritualidade que atraem muitas pessoas; apresentam-se como desafio a integração na pastoral de conjunto; merecem orientações pastorais; não podem se colocar no mesmo plano das comunidades paroquiais como possíveis alternativas e nem podem alimentar pretensões de totalidade. (cf. Doc. 100, )

16 Para uma Igreja de saída missionária se faz necessário promover:
Diversidade ministerial; Valorização do carisma da vida consagrada; Formação e o funcionamento de conselhos (pastoral e econômico); Articulação das ações evangelizadoras através da pastoral orgânica e de conjunto; Incentivo da experiência de paróquias irmãs.

17 “O que derruba as estruturas caducas, o que leva a mudar o coração dos cristãos é, justamente, a missionariedade” (Doc. 100,50)

18 “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos”! (EG 39)


Carregar ppt "COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google