A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características gerais VOAM (Penas, Ossos peneumáticos e Sacos aéreos) Põem OVOS Escamas nas pernas Com anexos embrionários: Saco vitelínico, córion,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características gerais VOAM (Penas, Ossos peneumáticos e Sacos aéreos) Põem OVOS Escamas nas pernas Com anexos embrionários: Saco vitelínico, córion,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Características gerais VOAM (Penas, Ossos peneumáticos e Sacos aéreos) Põem OVOS Escamas nas pernas Com anexos embrionários: Saco vitelínico, córion, âmnion e alantóide. Excreta ÁCIDO ÚRICO ENDOTÉRMICOS

3 Sistemática RATITAS ASAS ATROFIADAS OU AUSENTES Osso esterno sem quilha Quivi Ema Avestruz

4 Sistemática CARINATAS Asas desenvolvidas Osso esterno com quilha

5 Tegumento Penas (isolamento térmico e auxiliam vôo). Parte - c/ penas: Pterílias -s/ penas: Apterílias Tipos -Tectrizes: corpo -Rêmiges: asas -Rectrizes: cauda Plumas:penas jovens/macias Glândula: Uropigial

6 Sustentação e Locomoção Ossos leves e resistentes. Ossos pneumáticos. Sacos aéreos (reserva de ar e termorreguladores). Quilha (apoio a musculatura das asas). Um côndilo occipital. Vértebras caudais atrofiadas formam o PIGÓSTILO para penas da cauda.

7 Sistema Digestório Completo. Bico e língua córneos, sem dentes. Papo (umedecimento). Moela (pedras x trituração). Com Fígado e pâncreas

8 Sistema Respiratório Exclusivamente pulmonar, comunicante com os sacos aéreos e ossos pneumáticos. A traquéia/brônquios tem a SIRINGE que produz o canto nos machos.

9 Sistema Circulatório Completo (sangues V / A não se misturam x HOMEOTERMIA), Duplo e Fechado. 04 cavidades separadas (A/V). Hemáceas ovais e nucleadas. Crossa Aórtica

10 Sistema Excretor Rins (metanefros = filtram só o sangue) Não possuem bexiga urinária (diminui peso x adaptação ao vôo). Excreta ÁCIDO ÚRICO.

11 Sistema Nervoso SNC com encéfalo e cerebelo muito desenvolvido (equilíbrio). SNP com 12 pares de nervos cranianos. Tem visão colorida, audição (orelha externa, média e interna) e olfato desenvolvido. Olhos c/ membrana NICTITANTE (proteção).

12 Sistema Reprodutor Dióicos. Fecundação Interna. Desenvolvimento direto. Ovíparas (Telolécitos completos). Fêmeas tem testículo rudimentar do lado direito que funcionará se retirado o ovário esquerdo. Em algumas espécies há pênis (ganso, pato, avestruz) Veja mais no link: CROMOSSOMO Y E A DETERMINAÇÃO SEXUALCROMOSSOMO Y E A DETERMINAÇÃO SEXUAL

13 Curiosidades:

14 Jaburú ou Tuiuiu Tuiuiu, em indígena = Agulha no palheiro. Maior ave voadora do Brasil. Casal fiel, quando um morre o outro não se casa mais. Ave símbolo do Pantanal.

15 As Maiores A maior ave viva é o avestruz norte-africano. Exemplares desta subespécie não - voadora tiveram alturas registradas de até 2,74 m, pesando 156,5 Kg. A ema, ave pernalta de grande porte não-voadora, é restrita à América do Sul, onde são encontrados fósseis do Terciário Inferior. Possui um altura de 1,34 a 1,70 m e pesam 34,4 Kg.

16 Vôos mais altos A maioria dos pássaros migratórios voa a altura relativamente baixas, sendo que apenas algumas dezenas de espécies voam a mais de 900 m. A maior altitude confirmada para uma ave foi m, por um abutre de Ruppell que colidiu com uma aeronave comercial sobre Abidjan. O impacto danificou uma das turbinas da aeronave, mas o avião pousou em segurança.

17 Mais rápidas A mais rápida ave terrestre é o avestruz, o qual, apesar de seu tamanho, pode correr à velocidade de até 72 Km/h quando necessário.

18 Menores A menor ave do mundo é o beija-flor abelha, de Cuba, os machos tem um comprimento total de 5,7 cm, pesando 1,6 g.

19 Vôo mais lento As aves de vôo mais lento são a galinhola americana e a galinhola eurasiana, que foram cronometradas a 8 Km/h.

20 Mais velhos Uma idade não confirmada de cerca de 82 anos é atribuída a um grou branco da Sibéria.

21 Batida de asas O beija-flor das regiões tropicais da América do Sul atinge 90 batidas de asas/seg.

22 Maior tempo de permanência no ar Dentre todos os pássaros, o que permanece mais tempo no ar é a andorinha-do- mar, que, após deixar as cercanias de seu ninho, permanece continuamente no ar entre 3 a 10 anos até atingir maturidade, retornando então à terra firme para se reproduzir.

23 Visão mais aguçada Calculou-se que uma ave de rapina de grande porte pode detectar um alvo a uma distância mais de três de vezes maior do que a atingida pelo olho humano. Desta forma, um falcão pode localizar um pombo a uma distância superior a 8 Km, sobe condições idéias.

24 Maior ovo e Menor ovo O ovo do avestruz possui normalmente de 15 a 20 cm de comprimento, 10 a 15 cm de diâmetro e pesa entre 1,0 e 1,78 Kg. O menor ovo já posto por uma ave pertence ao beija-flor, da Jamaica. Dois exemplares medindo menos de 1 cm de comprimento pesavam 0,365 g e 0,375 g.

25 A origem das aves O protagonista dessa incrível história é o Archaeopteryx lithographica, que viveu no período Jurássico, em plena era Mesozóica, ou era dos Répteis. Ele era um réptil diferente pois tinha desenvolvido um novo instrumento de vôo, que complementava as asas - as penas. Dos contemporâneos plumados do Archoeopterys (ou de uma espécie similar a essa) derivaram as aves. As primeiras aves tinham ainda o esqueleto da cauda bastante longo, e o "bico" munido de dentes.


Carregar ppt "Características gerais VOAM (Penas, Ossos peneumáticos e Sacos aéreos) Põem OVOS Escamas nas pernas Com anexos embrionários: Saco vitelínico, córion,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google