A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Vida ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA 1ª FASE ENSINO MÉDIO PROF: CARLOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Vida ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA 1ª FASE ENSINO MÉDIO PROF: CARLOS."— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Vida ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA 1ª FASE ENSINO MÉDIO PROF: CARLOS

2 Duas teorias ABIOGÊNESE: As formas de vida originam-se espontaneamente da matéria morta, devido a um princípio ativo. (Não bem definido, talvez forma de energia). Fundador: ARISTÓTELES. BIOGÊNESE: Combatia a abiogênese. Uma forma de vida só pode se originar de outra pré-existente. – DEFENSORES: Francesco Redi, Joblot, Spallanzani e Louis Pasteur.

3 Aristóletes Abiogênese Biogênese: Redi e Louis Pasteur Redi

4 ABIOGÊNESE: FRANCESCO REDI Colocou frascos com carne. Tampou alguns com gaze e outros deixou abertos. Nos tampados não apareceram os vermes. Demonstrou a evolução dos vermes em moscas

5 BIOGÊNESE: LOUIS PASTEUR Segundo os biogenistas o ar era fonte de sementes de micróbios. Após vários experimentos, com o frasco pescoço de cisne derrubou a abiogênese definitivamente. No frasco pescoço de cisne o ar entrava e saía livremente, mas devido às curvas os micróbios não conseguiam entrar.

6

7 TEORIAS MODERNAS DA ORIGEM DA VIDA HIPÓTESE AUTOTRÓFICA: – Os primeiros seres vivos eram autótrofos.(Um organismo capaz de produzir o seu proprio alimento). Não havia alimentos na Terra primitiva.(Ex: todas as plantas clorofiladas e certas bactérias ) HIPÓTESE HETEROTRÓFICA: Os primeiros seres vivos deveriam ser muito simples, portanto heterótrofos. Alimentavam-se da matéria orgânica formada na Terra primitiva. – HIPOTESE HETEROTRÓFICA é a mais aceita.

8 CONDIÇÕES DA TERRA PRIMITIVA A Terra formada no Big Bang era uma massa de poeira incandescente. Os materiais mais pesados juntaram-se (Ni e Fe) se agregaram e aumentaram a gravidade. Os materiais mais leves eram atraídos fracamente e eram a atmosfera primitiva da Terra. Esta atmosfera foi varrida pelos ventos solares. Formou-se a atmosfera secundária pela atividade da própria Terra.

9 CONDIÇÕES DA TERRA PRIMITIVA ATMOSFERA: Vapor de água, Metano, Amônia e Hidrogênio. A TERRA: era muito quente. A água em forma de vapor. Chovia torrencialmente e continuamente. Havia muitas descargas elétricas (relâmpagos). Radiação UV: intensa. Não havia camada protetora.

10 TEORIA DOS COSMOZOÁRIOS Segundo esta teoria a vida teria chegado pronta à Terra na forma de esporos vindos com partículas de poeira ou meteoritos de outros planetas. A teoria é criticada porque: – Não explica a origem da vida no outro planeta. Apenas transfere o problema. – Dificilmente os esporos teriam suportado as condições de elevadíssimas temperaturas dos meteoros.

11 APARECIMENTO DA VIDA Originando novas moléculas, os coacervados teriam começado a controlar suas reações químicas e suas reprodução. Teria surgido assim o primeiro ser heterótrofo. FERMENTAÇÃO: como não havia oxigênio o primeiro ser fazia fermentação, consumindo a matéria orgânica dos mares primitivos.

12 Massa no Universo: Muita massa acumulada: estrela. Pqna. massa: planetas meteoritos. Grandes aglomerados: galáxias. Via Láctea: bilhões de estrelas, planetas, corpos celestes, gases e poeira.

13 Sistema solar Meteoritos Via Láctea Estrelas Big Bang

14 Grande Colisor de Partículas Imagens

15 O Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas; Localizado na fronteira entre França e Suíça; Trabalharam cerca de físicos; A partir de 1996, a CERN iniciou a construção a uma profundidade de 100 m; Um anel de 27 km de circunferência; Esfriado durante dois anos até chegar a menos 271,3 graus centígrados, ou seja, 1,9º C a mais que o zero absoluto.

16

17 Colisor de partículas

18 Função do Grande Colisor de Particulas (LHC) Ao redor do anel foram instalados quatro grandes detectores ; em cujo núcleo serão produzidas grandes colisões de prótons (partículas da família dos hádrons). O LHC atingirá 99,999% da velocidade da luz, de cerca de km por segundo.

19 Função do Grande Colisor de Particulas (LHC) Em potência máxima, 600 milhões de colisões por segundo gerarão o surgimento de partículas, algumas das quais nunca foram observadas; O chamado Bóson de Higgs (particula de Deus), uma partícula elementar que dotaria outras partículas de uma massa. Sua ausência sacudiria a física teórica. Bóson de Higgs (ou Bosão de HiggsPortuguês europeu) é uma partícula elementar escalar maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula.Português europeu É a única partícula do modelo padrão que ainda não foi observada, mas representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementarespartícula

20 Criticas e Riscos Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra.Walter WagnerLuiz Sanchoburaco negro Para tanto, corre um processo num tribunal do Havaí, tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos.Havaí Impacto ambiental necessários:

21 Interrupção no Funcionamento Em 19 de setembro de 2008, ocorreu um incidente no setor 3-4 do LHC que resultou em grande vazamento de hélio no túnel. Segundo um press release publicado pelo CERN no dia seguinte, foram feitas investigações preliminares que apontaram como provável causa do problema um defeito na ligação elétrica entre dois ímãs, o que causou a falha mecânica;19 de setembro2008hélioímãs A Organização informou na nota que o setor teria de ser objeto de reparos, o que interromperia o funcionamento do LHC por, no mínimo, dois meses. Os reparos demorariam apenas alguns dias, mas o setor onde ocorreu o incidente deve ser aquecido para tornar possível a manutenção, consequentemente levando mais tempo;

22

23 Obrigado!!!!!


Carregar ppt "Origem da Vida ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA 1ª FASE ENSINO MÉDIO PROF: CARLOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google