A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DIGESTÓRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DIGESTÓRIO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DIGESTÓRIO

2 CONCEITO: Sistema formado por órgãos especializados na preparação e absorção do alimento para ser utilizado pelas células, bem como pela eliminação dos restos não absorvidos. Estes órgãos incluem um longo tubo (trato gastro-intestinal) que se estende da boca ao ânus (6 a 9 m), e órgãos anexos (glândulas, dentes, língua, etc).

3 ATIVIDADES DO SIST. DIGESTÓRIO:
Ingestão: Ato de introduzir o alimento na boca. Mastigação: Ato de triturar o alimento com os dentes, diminuindo as grandes porções em porções menores a ponto de serem possíveis de serem deglutidas.

4 ATIVIDADES DO SIST. DIGESTÓRIO:
Deglutição: Ato de transportar o alimento da cavidade oral para o esôfago, passando pela faringe. Digestão: É o preparo químico e mecânico do bolo alimentar. Este processo visa quebrar o alimento em partículas ainda menores facilitando o processo de absorção.

5 ATIVIDADES DO SIST. DIGESTÓRIO:
Peristaltismo: Contrações musculares rítmicas que fazem com que o bolo alimentar tenha um único sentido dentro do trato digestivo. Absorção: É a passagem dos nutrientes do trato digestivo para a corrente sanguínea.

6 ATIVIDADES DO SIST. DIGESTÓRIO:
Defecação: Eliminação dos materiais não absorvidos.

7 BOCA Receptáculo do alimento, além de atuar na articulação de palavras e na mastigação. Inicia o processo de digestão dos carboidratos (amilase salivar) Não há absorção de alimentos.

8 ANEXOS DA BOCA Dentes Glândulas Salivares Língua

9 FARINGE Comum ao sistema digestório e respiratório.
Une a cavidade bucal com o esôfago.

10 ESÔFAGO Tubo de 25 cms que conecta a faringe ao estômago. Possui músculos esqueléticos na sua parte superior e músculos lisos na sua parte inferior que movem o alimento (peristaltismo). Possui um óstio na sua parte inferior que inibe o refluxo alimentar.

11 ESTÔMAGO Orgão em forma de saco ou “J”, onde se inicia a digestão das proteínas Altera quimicamente e mecanicamente os alimentos (forma o chamado Quimo) Tem 4 partes bem distintas: Cárdia, Fundo, Corpo e Piloro Tem 5 tipos de células com diferentes funções: secretar HCl; secretar muco protetor; secretar gastrina; secretar pepsinogênio (digestão das proteínas) e secretar hormônios diversos (serotonina – B12*).

12 INTESTINO DELGADO Tem de 4 a 6 m, e é onde ocorre a digestão das gorduras e a maior absorção dos nutrientes. Se divide em Duodeno (25 cms iniciais), Jejuno (1,5 - 2,5m) e Íleo (1,5 - 3,5m). Apresenta microvilosidades que aumentam a área de absorção de nutrientes.

13 INTESTINO DELGADO

14 INTESTINO GROSSO Tem cerca de 1 - 1,5m, se iniciando no final do íleo (papila ileal). Próximo a papila está o Ceco e o apêndice vermiforme que contém numerosos nódulos linfáticos. O intestino grosso pode ser dividido em colo ascendente, colo transverso, colo descendente, e colo sigmóide. Apresenta diferenças (em relação o Int. Delgado) como Haustros ou Saculações, Tênias (Músculos) e Apêndices Omentais. Há a absorção de água, e sais minerais. Em sequência ao colo sigmóide há o reto e o canal anal, onde são expelidos os restos metabólicos em forma de fezes.

15 INTESTINO GROSSO

16 RETO E ÂNUS

17 PÂNCREAS Glândula localizada logo abaixo do estômago, na curvatura do duodeno. Além de ser uma glândula endócrina (insulina), produz também enzimas digestivas (suco pancreático) que são despejadas na papila maior do duodeno.

18 FÍGADO Grande órgão situado no lado direito do corpo logo abaixo do M. Diafragma, recebe o sangue rico em nutrientes proveniente do trato digestivo através da Veia Porta Hepática. As células hepáticas absorvem os nutrientes desse sangue (para metabolização e modificação), removem bactérias e substâncias estranhas do mesmo, e ainda são responsáveis pela secreção da bile, que é feita também no duodeno.


Carregar ppt "SISTEMA DIGESTÓRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google