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Atividades e Esportes de Aventura

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Apresentação em tema: "Atividades e Esportes de Aventura"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades e Esportes de Aventura
2013 Pós-Graduação UNIFMU

2 ATIVIDADES DE AVENTURA
HISTÓRIA e EVOLUÇÃO

3 Atividades de Aventura :
Quando começaram? Atividades presentes na história do Homem Moderno: Hiking Trekking Canoagem Mergulho Livre Esqui

4 Atividades de Aventura :
Quando começaram COMO FORMA DE LAZER? 1778 – James Cook – Polinésia – Rei Moiheka SURF

5 Atividades de Aventura :
Desenvolveram juntamente com o avanço da tecnologia. Balonismo – séc. XVIII Montanhismo – séc. XVIII Paraquedismo – séc. XIX - Maioria das atividades de Aventura: Século XX Maior ênfase a partir da década de 70 (EUA, Europa e Austrália) e na década de 80 (Brasil). Século XXI: Inserção na grade de Ed. Física (UNIMES,2001) Cursos de Extensão e de Especialização (2005 / 2007) CBAA / CEAV

6 PERIGO RISCO Ameaça a vida de uma pessoa. É uma fonte potencial para provocar danos. É uma situação percebida como danosa ou ruim. É a possibilidade de ocorrer um evento perigoso. Pode ser controlado ou fictício.

7 Monte Everest 1924 Mallory e Irvine

8 Monte Everest 1953 Hillary e Norgay

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12 Base Camp – 5.300m

13 Camp 1 – 6.100m

14 Camp 2 – 6.600m

15 Camp 3 – 7.200m

16 Camp 4 7.920m

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18 8.848m

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23 Beck Weathers

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25 DE ONDE VEM A ATRAÇÃO PELAS ATIVIDADES DE AVENTURA?

26 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958)
Agôn (Competição) Alea (Chance) Mimicry (Simulação) Ilinx (Vertigem)

27 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958)
Paidia: Algazarra, Riso solto, agitação (Crianças) Ludus: Regras, técnicas, equipamentos (Adultos)

28 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS AGÔN (Competição)
Ludus Paidia

29 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS ALEA (Chance)
Ludus Paidia

30 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS MIMICRY (Simulação / Imitação)
Ludus Paidia

31 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Ilinx (Vertigem)
Ludus Paidia

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33 VERTIGEM Do latim: vertígo,ìnis. “Movimento de rotação, giro; redemoinho (de água)”. Sensação de movimento oscilatório ou giratório do próprio corpo ou do entorno com relação ao corpo. ou Perda momentânea do autocontrole; tentação súbita, desvario, loucura.

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35 Perda momentânea do auto controle. Amplificação dos sentidos.
JOGOS DE “VERTIGEM” Perda momentânea do auto controle. Sensação de liberdade. Fuga do estresse. Amplificação dos sentidos. EMOÇÃO!!!!!!

36 RISCO / EMOÇÃO A X B X C

37 RISCO 1. “Caçador de emoção” (Thrill seeking) – Aceitável – Atividades de Aventura 2. “Comportamento rebelde” (Rebellious Behavior) – Aceitável porém reprimido – Ritos de adolescência (Bebidas, cigarro) 3. “Comportamento imprudente” (Reckless Behavior) – Não aceitáveis – Dirigir alcoolizado, sexo sem segurança. 4. “Comportamento anti-social” – Tabus - Proibições – Estupro, Assassinatos

38 VERTIGEM – RISCO - AVENTURA
Serotonina: Neurotransmissor secretado pelos neurônios, é responsável pela sensação de prazer, tem funções antidepressivas. Dopamina: Neurotransmissor responsável pela sensação de energia, satisfação e prazer. Produzida na base do cérebro é responsável pelo mecanismo do vício. Endorfina: Neurotransmissor que age como analgésico natural do nosso corpo, além das sensações de relaxamento, bem estar e euforia. Adrenalina: Hormônio secretado pelas Glândulas Supra Renais, liberado em casos de situações de risco. Prepara o organismo para a luta.

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40 Também liberam as mesmas substâncias...

41 Surfe Zagui, R., 2010

42 Mergulho Zagui, R., 2010

43 Escalada / Rapel Zagui, R., 2010

44 Cascading Zagui, R., 2010

45 Cavernismo Zagui, R., 2010

46 POR QUE SURGEM AS ATIVIDADES DE AVENTURA?
Revolução Microeletrônica e Digital + Problemas nas Grandes Cidades Imagem é mais importante que o conteúdo! Afastamento Social “Real” Aumento das interações virtuais e a distância / Mundo fantasioso Aumento das interações sociais = Diminuição das interações emocionais BUSCA POR EMOÇÃO, POR NOVAS SENSAÇÕES

47 POR QUE SURGEM AS ATIVIDADES DE AVENTURA?
1980 até dias atuais: Aumento no número de praticantes e aumento do número de modalidades. E a Educação Física, acompanhou as mudanças?

48 agressividade e compensando o modo de vida altamente
Esporte é o meio mais comum de extravasamento de emoções (negativas) contidas na sociedade moderna. Momentaneamente se escapa do controle imposto pela sociedade, permitindo emoções fortes, desafios, agressividade e compensando o modo de vida altamente civilizado e frustrante quanto a emoções.

49 Toda atividade esportiva deve originar emoção, prazer e satisfação tanto no praticante quanto no espectador. Hoje há uma profissionalização nos esportes, um controle maior quanto a regras, atitudes, levando a uma perda por parte do participante das emoções esperadas.

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51 ANTES....

52 HOJE....

53 ANTES....

54 HOJE....

55 Nova Atividade Poucos Participantes Alto Desafio Poucas Regras
Alta Emoção Participantes Alto nível Fim do Desafio Inicial (Novo) Regras Rígidas Diminui Emoção (Risco) Aumenta o nº de Participantes Alto Desafio Aumentam as Regras Diminui Emoção (Segurança)

56 Snakeboard Surfe Skate Windsurf Carveboard Body Board Knee Surf Skimboard Kitesurf


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