A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU."— Transcrição da apresentação:

1 Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU

2 HISTÓRIA e EVOLUÇÃO ATIVIDADES DE AVENTURA

3 Atividades de Aventura : Quando come ç aram? Atividades presentes na hist ó ria do Homem Moderno: Hiking Trekking Canoagem Mergulho Livre Esqui

4 Atividades de Aventura : Quando come ç aram COMO FORMA DE LAZER? 1778 – James Cook – Polin é sia – Rei Moiheka SURF

5 Atividades de Aventura : Desenvolveram juntamente com o avan ç o da tecnologia. Balonismo – s é c. XVIII Montanhismo – s é c. XVIII Paraquedismo – s é c. XIX - Maioria das atividades de Aventura: S é culo XX - Maior ênfase a partir da d é cada de 70 (EUA, Europa e Austr á lia) e na d é cada de 80 (Brasil). Século XXI: -Inserção na grade de Ed. Física (UNIMES,2001) -Cursos de Extensão e de Especialização (2005 / 2007) -CBAA / CEAV

6 PERIGO RISCO Ameaça a vida de uma pessoa. É uma fonte potencial para provocar danos. É uma situação percebida como danosa ou ruim. É a possibilidade de ocorrer um evento perigoso. Pode ser controlado ou fictício.

7 Monte Everest 1924 Mallory e Irvine

8 Monte Everest 1953 Hillary e Norgay

9

10

11

12 Base Camp – 5.300m

13 Camp 1 – 6.100m

14 Camp 2 – 6.600m

15 Camp 3 – 7.200m

16 Camp m

17

18 8.848m

19

20

21

22

23 Beck Weathers

24

25 DE ONDE VEM A ATRA Ç ÃO PELAS ATIVIDADES DE AVENTURA?

26 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958) 1.Agôn (Competi ç ão) 2.Alea (Chance) 3.Mimicry (Simula ç ão) 4.Ilinx (Vertigem)

27 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958) Paidia: Algazarra, Riso solto, agita ç ão (Crian ç as) Ludus: Regras, t é cnicas, equipamentos (Adultos)

28 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS AGÔN (Competição) Paidia Ludus

29 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS ALEA (Chance) Paidia Ludus

30 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS MIMICRY (Simulação / Imitação) Paidia Ludus

31 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Ilinx (Vertigem) Paidia Ludus

32

33 VERTIGEM Do latim: vert í go, ì nis. Movimento de rota ç ão, giro; redemoinho (de á gua). Sensa ç ão de movimento oscilat ó rio ou girat ó rio do pr ó prio corpo ou do entorno com rela ç ão ao corpo. ou Perda momentânea do autocontrole; tenta ç ão s ú bita, desvario, loucura.

34

35 JOGOS DE VERTIGEM Perda momentânea do auto controle. Sensa ç ão de liberdade. Fuga do estresse. Amplifica ç ão dos sentidos. EMO Ç ÃO!!!!!!

36 RISCO / EMOÇÃO A B C X X

37 RISCO 1. Ca ç ador de emo ç ão (Thrill seeking) – Aceit á vel – Atividades de Aventura 2. Comportamento rebelde (Rebellious Behavior) – Aceit á vel por é m reprimido – Ritos de adolescência (Bebidas, cigarro) 3. Comportamento imprudente (Reckless Behavior) – Não aceit á veis – Dirigir alcoolizado, sexo sem seguran ç a. 4. Comportamento anti-social – Tabus - Proibi ç ões – Estupro, Assassinatos

38 VERTIGEM – RISCO - AVENTURA Serotonina: Neurotransmissor secretado pelos neurônios, é respons á vel pela sensa ç ão de prazer, tem fun ç ões antidepressivas. Endorfina: Neurotransmissor que age como analg é sico natural do nosso corpo, al é m das sensa ç ões de relaxamento, bem estar e euforia. Dopamina: Neurotransmissor respons á vel pela sensa ç ão de energia, satisfa ç ão e prazer. Produzida na base do c é rebro é respons á vel pelo mecanismo do v í cio. Adrenalina: Hormônio secretado pelas Glândulas Supra Renais, liberado em casos de situa ç ões de risco. Prepara o organismo para a luta.

39

40 Tamb é m liberam as mesmas substâncias...

41 Surfe Zagui, R., 2010

42 Mergulho Zagui, R., 2010

43 Escalada / Rapel Zagui, R., 2010

44 Cascading Zagui, R., 2010

45 Cavernismo Zagui, R., 2010

46 POR QUE SURGEM AS ATIVIDADES DE AVENTURA? Revolução Microeletrônica e Digital Imagem é mais importante que o conteúdo! + Problemas nas Grandes Cidades Afastamento Social Real Aumento das interações virtuais e a distância / Mundo fantasioso Aumento das interações sociais = Diminuição das interações emocionais BUSCA POR EMOÇÃO, POR NOVAS SENSAÇÕES

47 POR QUE SURGEM AS ATIVIDADES DE AVENTURA? 1980 at é dias atuais: Aumento no n ú mero de praticantes e aumento do n ú mero de modalidades. E a Educa ç ão F í sica, acompanhou as mudan ç as?

48 Esporte é o meio mais comum de extravasamento de emo ç ões (negativas) contidas na sociedade moderna. Momentaneamente se escapa do controle imposto pela sociedade, permitindo emo ç ões fortes, desafios, agressividade e compensando o modo de vida altamente civilizado e frustrante quanto a emo ç ões.

49 Toda atividade esportiva deve originar emo ç ão, prazer e satisfa ç ão tanto no praticante quanto no espectador. Hoje h á uma profissionaliza ç ão nos esportes, um controle maior quanto a regras, atitudes, levando a uma perda por parte do participante das emo ç ões esperadas.

50

51 ANTES....

52 HOJE....

53 ANTES....

54 HOJE....

55 Nova Atividade Poucos Participantes Alto Desafio Poucas Regras Alta Emo ç ão Aumenta o n º de Participantes Alto Desafio Aumentam as Regras Diminui Emo ç ão (Seguran ç a) Participantes Alto n í vel Fim do Desafio Inicial (Novo) Regras R í gidas Diminui Emo ç ão (Risco)

56 SurfeSkate Snakeboard CarveboardWindsurf Kitesurf Body Board Knee SurfSkimboard


Carregar ppt "Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google