A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A variedade das aptidões é necessária, a fim de cada um possa concorrer aos objetivos da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A variedade das aptidões é necessária, a fim de cada um possa concorrer aos objetivos da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas."— Transcrição da apresentação:

1

2 “A variedade das aptidões é necessária, a fim de cada um possa concorrer aos objetivos da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais: o que um não faz, outro faz. É assim que, cada um tem um papel útil ”

3

4 Allan Kardec traz a lucidez de seu pensamento em duas colocações : Allan Kardec traz a lucidez de seu pensamento em duas colocações : a) “Se um grupo quer estar em condições de ordem, de tranqüilidade e de estabilidade, é preciso que nele reine um sentimento fraternal. a) “Se um grupo quer estar em condições de ordem, de tranqüilidade e de estabilidade, é preciso que nele reine um sentimento fraternal. Todo grupo ou sociedade que se forma sem ter a caridade efetiva por base, não tem vitalidade; ao passo que aqueles que serão fundados segundo o verdadeiro espírito da Doutrina, se olharão como membros de uma mesma família.

5 Livro: Paulo e Estevão

6 Observação de Kardec na R.E. DE 1862 Onde há o sentimento de tolerância e benevolência estará presente a ordem, a tranqüilidade, a estabilidade. ex. Do entregador de tijolos que recebeu um tapa na cara às 7h da manhã, por não colocá-los para dentro do imóvel do agressor.

7 KARDEC : “Há diferenças nos relacionamentos, na convivência, óbvio, até por questão de entendimento nos diferentes estágios em que também nos encontramos, os adeptos do Espiritismo. Isto, todavia, não elimina a fraternidade que deve reinar para construção da paz no planeta e na intimidade individual.”

8 “É preciso estardes unidos para serdes fortes, e é preciso ser forte para fundar uma instituição que não repouse senão sobre a verdade tomada tão tocante e tão admirável, tão simples e tão sublime. Forças divididas se aniquilam; reunidas elas são tantas vezes mais fortes.” Kardec Kardec

9 A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) publicou um documento intitulado: Educação, um tesouro a descobrir. Educação, um tesouro a descobrir. Trata-se de valioso documento norteador para pessoas, instituições e nações que vêem na ação educacional o caminho do real progresso das sociedades em particular e da humanidade.

10 Esse valioso documento chama-se: Os 4 pilares de uma educação para o século XXI. Tais pilares identificam-se perfeitamente com as máximas de Jesus e, obviamente, com a proposta espírita. Conheçamo-los:

11 1 – Aprender a conhecer (como a abertura para o novo, o processo contínuo de pesquisar, observar, sentir, esforço intelectual, atitude permanente de busca), que identifica-se perfeitamente com a proposta de Jesus: Conhecereis a verdade e ela vos libertará – (João 8:32). É a libertação da ignorância, em quaisquer áreas do conhecimento humano;

12 O conhecimento deve ser empregado, acima de tudo, para formar homens de bem, cuidando de seu duplo aspecto: espiritual e físico.

13 2 – Aprender a fazer (é a coragem de executar, de correr riscos, de errar na busca de acertar), perfeitamente identificada com a proposta do Evangelho: faze isso e viverás (Lc 10:28); É o sair da acomodação que normalmente caracteriza o comportamento humano; Não basta sonhar, devemos fazer, Porém melhor que fazer, É amar tudo que fizer. Emmanuel

14

15 3 – Aprender a conviver (é o respeito pelas diferenças, é o intercâmbio de idéias, é a convivência pacífica), também identificada com o convite de Jesus: Fazei aos outros o que gostaríeis que eles vos fizessem (Mt 7:12); É o “vencer-se” a si mesmo, vencer essa animosidade crônica dos relacionamentos, e interromper a tendência egoística de desmerecer o esforço alheio. O que naturalmente requer o esforço do auto- aprimoramento.

16

17 4 – Aprender a Ser (É o “entrar” na posse da herança divina, própria, que todos trazemos, conscientizando-nos de nossa condição de espíritos imortais, é ainda a auto-superação, o crescimento espiritual). Tal proposta identifica-se com a afirmação de Jesus: Sede Perfeitos (Mt. 5:48).

18

19 O documento da UNESCO, em sua essência, representa um convite ao equilíbrio nos atuais dias de contradições, violências sociais, medo, injustiças, no sentido de encaminhar as criaturas humanas no encontro consigo mesma para a descoberta do verdadeiro TESOURO que traz em si, como um diamante sob o cascalho, necessitado de burilamento pelas ferramentas educativas do CONHECER, do FAZER, do CONVIVER e do SER.

20 A mensagem de Jesus é mensagem atualíssima de vida em harmonia íntima e com o outro, o que só poderá ser alcançado por todos a partir da adesão à proposta educacional do Cristo, que se alicerça: No respeito ao próximo como filho de Deus, independente de qualquer condição, sempre vendo-os como “sal” ou “Luz”, como projeto divino de evolução.

21 ; `


Carregar ppt "“A variedade das aptidões é necessária, a fim de cada um possa concorrer aos objetivos da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google