A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicações administrativas Trabalho realizado por: Mafalda Neves 11ºS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicações administrativas Trabalho realizado por: Mafalda Neves 11ºS."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicações administrativas Trabalho realizado por: Mafalda Neves 11ºS

2 Definição Tem como característica comum a redacção formal de acordo com regulamentos, normas ou legislação.

3 Ofícios São comunicações oficiais de carácter administrativo e tem habitualmente a estrutura de uma carta comercial.

4 Avisos e notificações Estas comunicações são actos processuais com que se dá conhecimento publico de um facto ou se chama alguém a comparecer num organismo publico.

5 Requerimentos O requerimento, a petição e o memorial são solicitações dirigidas a uma entidade ou organismo oficial. No requerimento, o pretendente expõe uma pretensão a um direito que lhe assiste.

6 Petições e memoriais Na petição, o pretendente, formula um pedido, argumentando e indicando os fundamentos com que o faz. No memorial, refere um pedido já feito, enumerando ordenamente as comunicações havidas ou as diligencias feitas.

7 Reclamações e contestações As reclamações e contestações são recursos interpostos a decisões ou despachos oficias.

8 Declarações, certidões, certificados e atestados Servem para comprovar uma situação, um estado, um facto ou uma qualidade. Estes documentos dão origem á emissão de documentos com força probatória.

9 Procurações e protocolo As procurações são documentos pelo qual alguém atribui a outrem poderes para o representar. Protocolo tem vários significados entre os quais: a de acta relativa a um acordo, congresso ou conferencia internacional.

10 Anúncios e editais O anuncio é uma informação ou um aviso com que se participa, faz saber-se ou se da conhecimento de algo publico. Quando este anuncio apresenta uma ordem oficial ou judicial, chama-se edital.

11 Concursos, admissões e adjudicações Quando um organismo publico pretende fazer uma aquisição, etc. abre normalmente concurso e regulamenta as condições ao seu aceso.

12 Findo o prazo estabelecido, faz a selecção das candidaturas e comunica oficialmente a admissão ou a adjudicação.

13 Leilões e hastas púbicas Um leilão é uma venda publica em que os objectos são entregues a quem fizer a oferta mais elevada. Quando o leilão decorre por efeito de mandato judicial, chama-se hasta publica.


Carregar ppt "Comunicações administrativas Trabalho realizado por: Mafalda Neves 11ºS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google