A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As plantas sintetizam compostos químicos a partir dos nutrientes, da água e da luz que recebem. Os componentes químicos produzidos pelas plantas são os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As plantas sintetizam compostos químicos a partir dos nutrientes, da água e da luz que recebem. Os componentes químicos produzidos pelas plantas são os."— Transcrição da apresentação:

1

2 As plantas sintetizam compostos químicos a partir dos nutrientes, da água e da luz que recebem. Os componentes químicos produzidos pelas plantas são os PRINCÍPIOS ATIVOS que lhes conferem atividade terapêutica.

3 As substâncias ativas das plantas medicinais são de dois tipos: 1. Produtos do metabolismo primário 2. Produtos do metabolismo secundário

4 As substâncias medicinais resultam do metabolismo secundário. As substâncias ativas não se encontram na planta em estado puro, mas sob a forma de complexos.

5 Uma mesma planta pode ter várias substâncias ativas, das quais uma ou um grupo são responsáveis pela ação principal.

6 Os princípios ativos distribuem-se pelos diferentes órgãos das plantas de forma desigual, em função da especialização das células. Eles estão concentrados em maior quantidade em determinadas partes da planta.

7 As plantas não apresentam uma concentração uniforme de princípios ativos durante todo o seu ciclo de vida. A época da colheita interfere no teor de princípios ativos.

8 Os grupos de princípios ativos mais importantes são: 1.Ácidos orgânicos 2.Alcalóides 3.Antraquinonas 4.Compostos inorgânicos 5.Cumarinas 6.Flavonóides 7.Glicosídeos cardiotônicos

9 8. Mucilagens 9. Óleos essenciais 10. Saponinas 11. Substâncias amargas 12. Taninos

10

11

12 Estão presentes em muitas plantas, conferindo a elas um sabor ácido e propriedades medicinais. Têm importante papel no metabolismo primário, ou seja, na fotossíntese e na respiração.

13 De modo geral são laxativos e diuréticos. Cítrico, Málico e Tartárico Salicílico Oxálico Graxos

14 São abundantes em frutos e bagas e têm como função limpar a cavidade bucal, pois aumentam a secreção de saliva. Apresentam sensação de frescor diminuindo o número de bactérias causadoras de cáries e infecções bucais.

15 ÁCIDO CÍTRICO ÁCIDO TARTÁRICO ÁCIDO MÁLICO

16 Têm função anti-inflamatória, Analgésica e antipirética. ÁCIDO SALICÍLICO

17 É um dos mais abundantes no mundo vegetal. Está associado ao potássio e ao cálcio. ÁCIDO OXÁLICO

18 Juntamente com a glicerina, é o principal componente das gorduras. ÁCIDO OLÉICO ÁCIDO LINOLÉICO

19 Nosso organismo necessita, porém não produz por si mesmo. É extraído do girassol, noz etc. C 18 H 32 O 2

20 Principal componente do azeite de oliva. Contribui para regular o nível d colesterol. C 18 H 34 O 2

21 ALECRIM (Rosmarinus officinalis) contém ácido rosmarínico

22 CANA-DE-MACACO (Costus sp) contém ácido oxálico

23

24 São compostos com propriedades alcalinas, conferidas pela presença de nitrogênio amínico. Atuam na reserva para síntese de proteínas, proteção contra insetos, estimulam e regulam o crescimento, o metabolismo interno e a reprodução.

25 No corpo humano, os alcalóides atuam como calmante, sedativo, estimulante, analgésico e anestésico. Cafeína, Morfina, Atropina, Quinina, Hiosciamina, Pilocarpina.

26 PAPOULA (Papaver somniferum) contém morfina (anestésico)

27 CAFÉ (Coffea sp) contém cafeína (estimulante)

28 JABORANDI (Pilocarpus microphylus) contém pilocarpina (indicada como colírio)

29 TROMBETEIRA (Datura stramonium) contém hiosciamina (analgésico)

30

31 São compostos que têm ação purgativa, estimulando os movimentos peristálticos dos intestinos. Mulheres grávidas e pessoas com hemorróidas não devem utilizar plantas que contêm antraquinonas.

32 BABOSA (Aloe vera) contém aloína (laxante)

33

34 São compostos constituintes dos vegetais que formam as cinzas ou resíduos, sem a matéria orgânica. Os mais importantes são os sais de cálcio e de potássio.

35 CANA-DE-MACACO (Costus sp) é muito rica em potássio. É excelente Diurético

36 CAVALINHA (Equisetum arvense) é rica em sais de silício. Fortalecem o tecido conjuntivo (pulmões, pele) fortalecem unhas e cabelos.

37

38 São substâncias que apresentam odor característico. Podem ter propriedades anticoagulantes, antibacteriana e estimulantes da pigmentação da pele.

39 GUACO (Mikania glomerata) ALFAZEMA (Lavandula sp) contém cumarina

40

41 São os metabólitos secundários mais encontrados no reino vegetal. Concentram-se em maior quantidade na parte aérea da planta, tem a função de atrair insetos polinizadores, proteger contra insetos nocivos, vírus e fungos.

42 As ações terapêuticas dos flavonóides são: fortalecimento dos vasos capilares, antiescleróticos, antiedematosos, dilatadores da coronárias, espasmolíticos, anti- hepatotóxicos, coleréticos, diuréticos, antimicrobianos e anti- inflamatórios.

43 ARRUDA (Ruta graveolens) contém os flavonoides rutina e hesperifina.

44

45 Usados no tratamento de doenças cardíacas. São absorvidos de forma cumulativa pelo organismo, podendo causar intoxicações crônicas, por isso, seu uso restringe às drogas extraídas e purificadas e administradas sob orientação médica.

46 DEDALEIRA (Digitalis lanata) contém o glicosídeo digitoxina

47

48 São carboidratos. Suas funções na planta estão relacionadas à reprodução, ao crescimento ou são armazenadas como reservas. Exercem funções relacionadas ao metabolismo e à defesa das plantas.

49 Em pequenas doses, reduzem os movimentos peristálticos e têm ação antidiarreica. Em doses maiores, têm ação laxativa.

50 BORRAGEM (Borago officinalis) TANCHAGEM (Plantago sp)

51 BÁLSAMO (Cotyledon orbiculata)

52

53 São responsáveis pelo aroma característico de certas plantas. São substâncias voláteis, como o mentol da hortelã, o eucaliptol do eucalipto. Ações terapêuticas: antivirótico, antiespasmódico, analgésico, bactericida, cicatrizante, expectorante, relaxante, vermífugo, etc.

54 HORTELÃ (Mentha sp) É rico em mentol, com ação expectorante a antisséptica

55 CAMOMILA (Chamomila recutita) É rica em óleo essencial contendo camazuleno e bisabolol

56 CAPIM SANTO (Cymbopogon citratus) É rica em óleo essencial contendo geraniol e citral

57 ERVA-DE-SANTA-MARIA (Chenopodium ambrosioides) Contém óleo ascaridiol, é um vermífugo

58

59 São substâncias que formam espuma quando colocadas na água. São empregadas na síntese de cortisona e de hormônios sexuais. Ações terapêuticas: laxativas suaves, diuréticas e expectorantes.

60 BUCHINHA-DO-NORTE (Luffa operculata) É rica em saponinas

61 CALÊNDULA (Calendula officinalis) É rica em saponinas

62 Outros Vegetais que as contém: Aloe vera Erva mate Castanha-da-índia Ginseng

63

64 São compostos que não têm semelhanças químicas entre si. Seus pontos em comuns são o sabor amargo e as ações terapêuticas. Estimulam o funcionamento das glândulas, produzindo efeitos como aumento de apetite, aumento de secreção de sucos gástricos, etc.

65 LOSNA (Artemisia absinthium) É rica em absintina, com ação diurética, antibiótica, antifúngica e antitumoral.

66

67 São compostos de fácil constatação pela adstringência ao mastigar uma parte que os contém. Nas plantas, os taninos têm função de protegê-las contra herbívoros, inibir a germinação de sementes e atividade de bactérias fixadoras de nitrogênio. Em grandes doses, podem irritar as mucosas. Em pequenas doses, previnem a penetração de agentes nocivos em ferimentos nas mucosas, facilitando a cicatrização de queimaduras.

68 ROMÃ (Punica granatum) É rica em taninos

69 Outros Vegetais que os contém: Romã Aroeira Barbatimão Avenca Hamamélis Castanheiro Morangueiro (folhas)

70 TRINDADE, Celso; SARTÓRIO, Maria Luiza; RESENDE, Patrícia, L. Farmácia Viva – Utilização de Plantas Medicinais, Viçosa – MG, CPT, p.


Carregar ppt "As plantas sintetizam compostos químicos a partir dos nutrientes, da água e da luz que recebem. Os componentes químicos produzidos pelas plantas são os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google