A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOLOGIA. FUNÇÃO É responsável por determinar os limites de uma célula Regula a entrada e saída de substâncias da mesma. Responsável pelos processos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOLOGIA. FUNÇÃO É responsável por determinar os limites de uma célula Regula a entrada e saída de substâncias da mesma. Responsável pelos processos."— Transcrição da apresentação:

1 CITOLOGIA

2

3

4 FUNÇÃO É responsável por determinar os limites de uma célula Regula a entrada e saída de substâncias da mesma. Responsável pelos processos de transporte de substâncias.

5 Constituição É uma dupla camada de fosfolipídeos, com proteínas e glicídios. Proteínas integrais Proteínas periféricas Colesterol (células animais)

6

7 É uma película limitante, invólucro Mede 8 nm (1 nm = 0, mm) Mantém a célula separada ao ambiente externo controlando a entrada e saída de substâncias.

8 Proteínas Atuam no transporte de substâncias para dentro ou fora das células. Moléculas receptoras que se ligam a substâncias extracelulares e desencadeiam alguma atividade celular.

9

10 Glicídios Aparecem na face externa ligados aos lipídios (glicolipídios) ou ligados as proteínas (glicoproteínas). Permitem que uma célula identifique outra do mesmo tecido e promovem a adesão entre elas.

11 Modelo de Mosaico Fluído Singer e Nicholson (descobridores) As proteínas estão em constante deslocamento lateral, dando um caráter dinâmico à estrutura da membrana.

12 Permeabilidade Seletiva. Moléculas apolares e moléculas pequenas entram pelos lipídios. Moléculas maiores passam pelas proteínas.

13 TRANSPORTES PASSIVO = sem gasto de energia (difusão, osmose e difusão facilitada) ATIVO = com gasto de energia (bomba de sódio e potássio)

14 DIFUSÃO As moléculas movem-se a favor de um gradiente de concentração. (de uma região mais concentrada para uma menos concentrada) Feita pela camada lipídica

15 DIFUSÃO FACILITADA é uma modalidade de difusão em que as moléculas atravessam a membrana celular com a assistência de uma proteína transportadora específica. Podem ocorrer a favor do gradiente ou não.

16 Entre as substâncias, que atravessam as membranas biológicas por difusão facilitada, destacam-se a glicose e grande parte dos aminoácidos. o nome da enzima facilitadora: Permease

17 OSMOSE movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.

18 Sempre que houver diferença de concentração entre duas soluções, o solvente se moverá da solução menos concentrada para a mais concentrada.

19

20 PRESSÃO OSMÓTICA É UMA PRESSÃO QUE EQUILIBRA A ENTRADA DE ÁGUA É PROPORCIONAL À CONCENTRAÇÃO DA SOLUÇÃO. PODE SER DE 3 TIPOS:

21 HIPERTÔNICA Quando uma solução puxa água de outra (quando sua pressão osmótica é maior) uma solução é hipertônica em relação à outra quando ela possui uma concentração maior de soluto Hiper= exagerada Tono = tensão

22 HIPOTÔNICA Uma solução é hipotônica quando ela possui uma menor concentração de soluto em relação à uma outra solução Quando a pressão osmótica é menor Hipo = abaixo

23 ISOTÔNICA Quando a pressão osmótica de duas soluções é a mesma. Iso = igual

24 CRENAÇÃO Quando, uma hemácia, colocada em solução hipertônica, ela perderá água podendo ficar enrugada.

25 HEMÓLISE/ PLASMOPTISE HEMÓLISE: hemácia estiver em solução hipotônica. Absorverá água até arrebentar. PLASMOPTISE: se for outro tipo de célula.

26 1.Hemácia em Meio Hipertônico 2.Hemácia em Meio Isotônico 3.Hemácia em Meio Hipotônico

27

28 CÉLULAS VEGETAIS Absorve água de solução hipotônica = TÚRGIDAS Perde água em solução hipertônica = Murcha = Plasmólise.

29 1.Célula Vegetal Flácida 2.Célula Vegetal Túrgida 3.Célula Vegetal Plasmolisada

30 TRANSPORTE ATIVO O movimento de substâncias através da membrana contra a difusão. Gasto de energia. Adenosina trifosfato (ATP) Proteínas = ATP-ases

31 Quando o ATP fornece energia, transforma-se em ADP(Adenosina difosfato)

32 BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO A CONCENTRAÇÃO DE SÓDIO (Na + ) É MAIOR FORA DA CÉLULA. A CONCENTRAÇÃO DE POTÁSSIO (K + ) É MAIOR DENTRO DA CÉLULA. A CÉLULA GASTA CONSTANTEMENTE ENERGIA PARA BOMBEAR ESSES ÍONS EM SENTIDO CONTRÁRIO À DIFUSÃO.

33

34 REFERÊNCIAS GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Geral. Volume único. São Paulo: Ática, FAVARETTO, José Arnaldo, MERCADANTE, Clarinda. Biologia: volume único. 1ª edição. São Paulo: Moderna, LOPES, Sônia. ROSSO, Sérgio. Biologia: volume único. 1. ed. São Paulo: Saraiva, FIGURAS E IMAGENS = Google

35 QUESTIONÁRIO 01) Por que dizemos que a membrana é um mosaico fluido? 02) O que é difusão? Qual sua importância para a célula? 03) O que é osmose? 04) Qual a diferença entre transporte ativo e passivo? 05) Defina soluções: hipotônica, hipertônica e isotônica.


Carregar ppt "CITOLOGIA. FUNÇÃO É responsável por determinar os limites de uma célula Regula a entrada e saída de substâncias da mesma. Responsável pelos processos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google