A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pilhas e Baterias Trabalho de Química 2º Ano A. Tipos Pilhas de Zinco-Carvão Pilhas Alcalinas Pilhas Zinco Ar Baterias de chumbo Baterias de Níquel-cádmio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pilhas e Baterias Trabalho de Química 2º Ano A. Tipos Pilhas de Zinco-Carvão Pilhas Alcalinas Pilhas Zinco Ar Baterias de chumbo Baterias de Níquel-cádmio."— Transcrição da apresentação:

1 Pilhas e Baterias Trabalho de Química 2º Ano A

2 Tipos Pilhas de Zinco-Carvão Pilhas Alcalinas Pilhas Zinco Ar Baterias de chumbo Baterias de Níquel-cádmio (NiCd) Baterias de Níquel-hidreto metálico (Ni-MH) Baterias de íons de Lítio (Li-ion) Baterias de Gel

3 Pilhas de Zinco Carvão As Pilhas de Zinco-Carvão são as "portáteis" de uso geral (brinquedos, lanternas, rádios, etc.). Elas se encontram contidas em um recipiente de zinco. Uma haste de carvão no centro da pilha funciona como coletor de corrente. Outras substâncias presentes neste tipo de pilha são dióxido de manganês, carvão pulverizado, cloreto de amônio, cloreto de zinco e água.

4 Pilhas Alcalinas São semelhantes as pilhas de zinco carvão, o que as diferencia é justamente a substituição do cloreto de amônio e cloreto de zinco por uma solução fortemente alcalina (daí nome) hidróxido de potássio. Esta substituição permite que este tipo de pilha tenha eficiência energética 5 a 8 vezes maior que as Zinco Carvão.

5 Pilhas Zinco Ar As pilhas de zinco-ar são a mais recente tecnologia desenvolvida para o armazenamento de energia. Este tipo de bateria funciona extraindo o oxigénio existente no ar para reagir com o zinco e produzir electricidade. Seu princípio de funcionamento é semelhante ao das baterias alcalinas, que também possui zinco no seu interior reagindo com o oxigénio para produzir energia. Porém, nestas baterias o oxigénio é fornecido por um componente interno (dióxido de manganês), nas baterias do tipo zinco-ar, o oxigénio vem da atmosfera, a bateria tem várias aberturas.

6 Bateria de Chumbo São as baterias utilizadas normalmente em veículos. São constituídas basicamente de chumbo e de dióxido de chumbo em pó, ambos mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico, dentro de uma malha de liga chumbo-antimônio. A reação química neste tipo de bateria produz sulfato de chumbo (PbSO4).

7 Baterias de Níquel-cádmio (NiCd) Foi o primeiro tipo de pilha ou bateria recarregável a ser desenvolvida. Em tendência ao desuso, num passado recente foi utilizada na composição de diversos equipamentos eletrônicos (Computadores portáteis, telefones móveis, telefones sem fio, etc.) muitos ainda em uso ou sendo gradativamente descartados atualmente, e é exatamente aí onde mora o perigo. Pelo fato de empregarem cádmio em sua composição, essas baterias são consideradas como altamente nocivas ao meio ambiente, devendo seu descarte ser o mais adequado possível.

8 Baterias de Níquel-hidreto metálico (Ni-MH) Também presente em muitos computadores portáteis, telefones móveis, telefones sem fio, câmeras digitais, etc. Entre as diferenças das baterias NiCd se destaca a substituição do Cádmio pelo Hidrogênio. Este, absorvido em uma liga, na forma de hidreto metálico, como material ativo no eletrodo negativo.

9 Baterias de íons de Lítio (Li-ion) Consideradas por alguns como as baterias recarregáveis de terceira geração, são hoje amplamente utilizadas em telefones móveis, computadores portáteis, câmeras digitais, marca passos e outros dispositivos médicos. Representam riscos ambientais muito menores do que as de níquel/cádmio.

10 Baterias de Gel As baterias de gel substituem as baterias de chumbo permitindo uma vida útil mais prolongada. Basicamente não têm evaporação electrolítica e suas consequências, como acontece com as baterias ácidas. Existem baterias de reduzidas dimensões especialmente concebidas para aplicações RFID.

11 Metais pesados presente nas pilhas Cádmio Chumbo Níquel Mercúrio Podemos citar: A contaminação por causa das pilhas normalmente acontecem por ingestão, por exemplo, uma pilha jogada em determinado lugar contamina o solo, se algo for plantado lá e for ingerido, estará contaminado.

12 Doenças causadas por contaminação das pilhas Metal PesadoDoença Provocada CádmioCâncer pulmonar e próstata; lesões nos rins ChumboSaturrismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral) MercúrioIntoxicação do sistema nervoso central NíquelCâncer de pulmão e seios paranasais

13 Coletas de pilhas Encontramos algumas lojas que possuem postos de coleta de pilhas e baterias, elas são responsáveis por enviar esse material para um destino de descarte seguro para o meio ambiente. É só procurar em sua cidade um posto de recolhimento que deixar que eles tomem as devidas providencias para o descarte.

14 Evitando a contaminação por metais pesados Não descarte de pilhas no lixo da nossa casa, porque o aterro não está tecnicamente preparada para a eliminação. Nunca puxar as baterias para ir ao banheiro ou ao rio, pois eles têm uma poluição muito elevada na água. Não guarde as pilhas na geladeira ou aquecido no forno, podem contaminar os alimentos. Não jogue pilhas e baterias em um incêndio que libera gases tóxicos.

15 Consequencias para o meio ambiente As pilhas são compostas, em sua maioria, por metais pesados como zinco, chumbo, manganês e mercúrio, as pilhas não devem ser jogadas no lixo comum, já que seus elementos tóxicos contaminam o solo, o lençol freático e, no final das contas, o próprio homem.

16 Fotos

17

18

19

20

21 Alunos: Allan violin – 02 Fabricio Veigas - 08 Hugo Okahara – 10 João Vitor – 11 Julio Ferreira – 13 Thiago –

22 Bibliografia /01/descarte-de-pilhas-e-baterias.html /01/descarte-de-pilhas-e-baterias.html pt.com/index.php/content/view/40/39 Perigos%2Bdos%2Bmetais%2Bpesados.html

23 Matéria: Reciclagem de pilhas e Baterias Professora: Norilda Série: 2°A Escola: E.E Senador Filinto Muller


Carregar ppt "Pilhas e Baterias Trabalho de Química 2º Ano A. Tipos Pilhas de Zinco-Carvão Pilhas Alcalinas Pilhas Zinco Ar Baterias de chumbo Baterias de Níquel-cádmio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google