A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Esqueleto Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Esqueleto Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com."— Transcrição da apresentação:

1 O Esqueleto Profª. Norilda Siqueira de Oliveira

2 Cuidado com a mochila Desvios na coluna. 10% do peso corporal. As duas alças devem estar encaixadas nos ombros. Nunca carregar de um lado só do ombro. A mochila deve ficar acima das nádegas. Mala com rodinhas

3 Coluna Vertebral Estrutura típica dos animais vertebrados (peixes,anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Os vertebrados possuem coluna vertebral interna. Os artrópodes(insetos, aranhas, camarão, etc) possuem esqueleto externo.(quitina) Os Moluscos(ostras,caracol e mexilhão possuem uma concha. Protegem o corpo do animal.

4 Sistema esquelético Participam dos movimentos e sustentam nosso corpo. (Coluna vertebral) ossos, cartilagens e protegem nossos órgãos

5 Osso (Osteócitos) O osso possui células vivas os Osteócitos. Elas nutrem por meio de vasos sanguíneos que passam por pequenos canais dentro do osso.

6 Osso Medula Vermelha Tecido responsável pela formação das células do sangue. No adulto esse tecido é encontrado nas costelas, nas vértebras, nos ossos do crânio e perto das extremidades dos osso longos.

7 Osso Medula Amarela Não produz células do sangue mas serve de reserva de gordura, daí sua cor amarela.

8 Matriz Óssea Ao redor das células dos ossos, formada por sais minerais- principalmente fosfato e cálcio e fibras de colágeno, a proteína encontrada também na derme.

9 Osso Flexível Sem os minerais o osso fica flexível como uma borracha. Sem colágeno ele se quebraria com facilidade. È a união do colágeno com os minerais que dá a resistência aos ossos. Para uma pessoa de 50 Kg, 7Kg corresponde ao peso de seus ossos.

10 Reserva de Sais Os ossos também servem como reserva de sais. Certa quantidade desses sais pode ser liberada e utilizada em outras partes do corpo.

11 Osteoporose Perda de Cálcio (Ca) pelos ossos.

12 Osteoporose aumenta com a idade Aumenta a ocorrência de fraturas. Atinge principalmente as mulheres por volta dos 50 anos (menopausa). Devido a falta de hormônio produzida pelos ovários que fazem a reposição de Cálcio. A osteoporose é favorecida pelo consumo de álcool e cigarro. Prevenção: Dieta balanceada de Cálcio exercícios físicos em alguns casos reposição de cálcio.

13 OSTEOPOROSE

14 Articulações Encontro dos ossos. Há mais de cem articulações no corpo. Existem articulações imóveis chamadas de suturas.(ossos do crânio) A mandíbula é móvel. Articulações móveis.(pernas, braços, quadris, ombros) A extremidade do osso é redonda. Nas articulações os ossos são unidos entre si por ligamentos de tecidos conjuntivo. Cartilagem (almofada que diminui o atrito) Líquido sinovial (absorve choques e atua como lubrificante para diminuir o atrito

15 Articulações

16 Artrite (doença inflamatória crônica e destrutiva da membrana sinovial)

17 Possuem 206 ossos. Dividido em: Cabeça Tronco Membros

18 Partes dos ossos

19 Caixa Craniana (protege o cérebro)

20 Moleira ou fontanela de um bebe Apresentam um tecido conjuntivo macio. Entre os osso do crânio. Permite o crescimento do cérebro da criança e facilita o nascimento na hora do parto. Ela se fecha por volta dos dois anos.

21 Coluna Vertebral Formada por uma pilha de 33 ossos pequenos, as vértebras. No adulto as 4 últimas vértebras são soldadas( osso chamado cóccix). As cinco anteriores também são soldadas( formam o osso sacro). As cartilagens estão entre as vértebras que amortecemos choques quando andamos ou corremos. Eles permitem os movimentos da coluna.

22 Coluna Vertebral (Vista geral,Coluna Cervical, Torácica, Lombar).

23 Medula Espinhal

24 Escoliose, Cifose e Lordose

25 Maneiras de sentar

26 Maneira correta de pegar peso

27 Caixa Torácica Formada por 12 costelas que protegemos pulmões e coração. As costelas se prendem á coluna vertebral e ao osso esterno. Os dois últimos pares de costelas são presas só a coluna vertebral (costelas flutuantes). A cartilagem que une as costelas a coluna permitem uma certa flexibilidade.(aumento da caixa torácica durante a respiração)

28 Caixa Torácica

29 Membros Superiores e Inferiores Ossos do braço se unem ao tórax pela cintura escapular( ombro), formada pela escápula e pela clavícula. Ossos dos membros inferiores se unem ao tronco pela pelve, formada pelos ossos coxais e sacrais).

30 Mãos e Pés

31 Fraturas

32 Luxação É a separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. O ombro é o campeão das luxações.

33 Entorse Lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. O mais comum é a entorse no tornozelo e no joelho.

34 Alimentos bom para fortalecer os ossos Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Leite e seus derivados. Amêndoas, figos secos Brócolis cozido Folha de beterraba Batata doce, milho Laranja, Couve

35 Alimentos ruim para os ossos Aditivos Químicos: Corantes, conservantes, aromatizante, antiumectantes, antioxidante, estabilizante. Encontrados: Bolacha, refrigerante, manteiga, suco em pó, sal, caldo, waffer, maionese, leite, massa, polenta, farinha, etc... Usados pelas indústrias para evitar que micróbios proliferem ou os alimentos estraguem. Descalcificação dos osso e dentes Retardo no crescimento, problemas nos rins, reações alérgicas, Distúrbios gástricos intestinais, alergias e câncer.

36 Novas gerações são mais altas Melhora na dieta Melhor condições de saúde. Japão anos 70 (alimentação pobre em Ca) Hoje os a estatura dos Japoneses jovens é de 1,71m.

37 Bibliografia Gewandsznajder, Fernado. Ciências /Ensino Fundamental. Edição não consumível. Volume 4. Ática. São Paulo – SP, Acessado em http://images.google.com.br/imgres. Acessado em Acessado em www.sitemedico.com.br/.../index.php


Carregar ppt "O Esqueleto Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google