A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Função Álcoois Profª. NORILDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Função Álcoois Profª. NORILDA"— Transcrição da apresentação:

1

2 Função Álcoois Profª. NORILDA

3 Função álcoois Metanol H 3 C-OH Etanol H 3 C-CH 2 -OH

4 Grupo Funcional O átomo ou grupo de átomos característicos de uma certa função é denominado grupo funcional. R-OH é o grupo funcional dos álcoois. Exemplos: H 3 C-CH 2 -OH H 3 C-CH 2 -CH 2 -CH 2 -OH A parte em vermelho é representa por R.

5 Metanol Altamente tóxico,líquido incolor, chama incolor, muito inflamável. Combustível (gera metanal),alto rendimento, corrosivo.(usado em carro de corrida) Solvente ( tintas..) Se inalados,ingeridos ou absorvidos pela pele causa: Dor cabeça, náuseas, fadigas,cegueira, convulsão, morte.

6 Obtenção Destilação seca da madeira com pouco oxigênio. Transformação química a partir do petróleo e carvão mineral. C + H 2 O CO + H 2 carvão gás de síntese CO + 2H 2 catalisador CH 2 OH 300 atm 300ºC metanol

7 Etanol Etanol (limpeza, combustíveis e presente nas bebidas). Bebidas alcoólicas( água, etanol, açúcar, sabor, corante,etc.) Teor de álcool ( ºGL graus Gay- Lussac)g/100mL

8 Teor Álcóolico

9 Função do Álcool Solvente ( perfumes, loções). Agentes desnaturantes. (finalidade alterar o gosto e o odor do produto, para que não seja ingerido). Álcool gel ( diminui a inflamabilidade). Etanol hidratado (O álcool anidro tem99,5% de pureza e o álcool hidratado 94,5%, este último é o que colocamos em nossos carros).

10 Combustão C 2 H 6 O + 3 O 2 2 CO H 2 O C 2 H 6 O + 2 O 2 2 CO + 3 H 2 O C 2 H 6 O + O 2 2 C + 3 H 2 O

11 Efeitos do álcool O etanol é formado por moléculas pequenas e de fácil absorção. No estômago vazio o efeito é seis vezes maior. No fígado o álcool é convertido em CO 2 e H 2 O. Se a ingestão for mais rápida que o fígado absorve.

12 Efeitos do Álcool Afeta a visão e a fala A coordenação motora e perda de consciência

13

14 As recomendações para lidar com a ressaca: 1 – ingerir muito líquido, porque o corpo está desidratado (a água dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado); 2 – consumir alimentos de fácil digestão, como frutas, e pão, batata e massas para obter glicose; 3 – repousar em lugar escuro e sem barulho (a dor de cabeça aumenta devido a luz e som), 4 – tomar analgésico para dor de cabeça (tem efeito analgésico e cafeína, que contrai os vasos sanguíneos dilatados pelo álcool).

15 Nomenclatura dos Álcoois Apresentam o grupo OH (hidroxila). Mesmas regras (IUPAC) dos hidrocarbonetos. Mas emprega o sufixo OL. OH ligado a carbonos saturados.

16 Exemplos H 3 COH Metanol H 3 CCH 2 OH Etanol Ciclo-pentanol

17 Exemplos O grupo funcional tem prioridade.

18 Não são Álcoois OH ligado a carbonos insaturados.

19 Nomenclatura não oficial ou Usual Usa a palavra álcool, seguida do nome do grupo orgânico(metil, etil, etc.) ligado ao OH acrescido da terminação ico. H 3 C-OH álcool metílico H 3 C-CH 2 -OH álcool etílico

20 Álcool iso-propílico álcool benzílico

21 Fenóis Fenol ou Benzenol

22 Fenóis (creolina) o-cresol 2-metil-fenol o-metil-fenol 2-metil-benzenol 2-metil-hidroxi-benzeno m-cresol p-cresol

23 Bibliografia Peruzzo, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano: volume 2, ensino médio. São Paulo: Moderna, Google. Disponível em acesso em 24/04/2009. Google. Disponível em

24


Carregar ppt "Função Álcoois Profª. NORILDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google