A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com Função Álcoois Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com Função Álcoois Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com."— Transcrição da apresentação:

1 Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com
Função Álcoois Profª. NORILDA

2 Função álcoois Metanol H3C-OH Etanol H3C-CH2-OH

3 Grupo Funcional O átomo ou grupo de átomos característicos de uma certa função é denominado grupo funcional. R-OH é o grupo funcional dos álcoois. Exemplos: H3C-CH2-OH H3C-CH2-CH2-CH2-OH A parte em vermelho é representa por R.

4 Metanol Altamente tóxico,líquido incolor, chama incolor, muito inflamável. Combustível(gera metanal),alto rendimento, corrosivo.(usado em carro de corrida) Solvente ( tintas..) Se inalados,ingeridos ou absorvidos pela pele causa: Dor cabeça, náuseas, fadigas,cegueira, convulsão, morte.

5 Obtenção Destilação seca da madeira com pouco oxigênio.
Transformação química a partir do petróleo e carvão mineral. C + H2O → CO + H2 carvão gás de síntese CO + 2H2 catalisador→ CH2OH 300 atm 300ºC metanol

6 Etanol Etanol (limpeza, combustíveis e presente nas bebidas).
Bebidas alcoólicas( água, etanol, açúcar, sabor, corante,etc.) Teor de álcool ( ºGL “graus Gay-Lussac”)g/100mL

7 Teor Álcóolico

8 Função do Álcool Solvente ( perfumes, loções).
Agentes desnaturantes. (finalidade alterar o gosto e o odor do produto, para que não seja ingerido). Álcool gel ( diminui a inflamabilidade). Etanol hidratado (O álcool anidro tem99,5% de pureza e o álcool hidratado 94,5%, este último é o que colocamos em nossos carros).

9 Combustão C2H6O + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O C2H6O + 2 O2 → 2 CO + 3 H2O
C2H6O + O2 → 2 C + 3 H2O

10 Efeitos do álcool O etanol é formado por moléculas pequenas e de fácil absorção. No estômago vazio o efeito é seis vezes maior. No fígado o álcool é convertido em CO2 e H2O. Se a ingestão for mais rápida que o fígado absorve.

11 Efeitos do Álcool Afeta a visão e a fala
A coordenação motora e perda de consciência

12

13 As recomendações para lidar com a ressaca:
1 – ingerir muito líquido, porque o corpo está desidratado (a água dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado); 2 – consumir alimentos de fácil digestão, como frutas, e pão, batata e massas para obter glicose; 3 – repousar em lugar escuro e sem barulho (a dor de cabeça aumenta devido a luz e som), 4 – tomar analgésico para dor de cabeça (tem efeito analgésico e cafeína, que contrai os vasos sanguíneos dilatados pelo álcool).

14 Nomenclatura dos Álcoois
Apresentam o grupo OH (hidroxila). Mesmas regras (IUPAC) dos hidrocarbonetos. Mas emprega o sufixo OL. OH ligado a carbonos saturados.

15 Exemplos H3C─OH Metanol H3C─CH2─OH Etanol Ciclo-pentanol

16 Exemplos O grupo funcional tem prioridade.

17 Não são Álcoois OH ligado a carbonos insaturados.

18 Nomenclatura não oficial ou Usual
Usa a palavra álcool, seguida do nome do grupo orgânico(metil, etil, etc.) ligado ao OH acrescido da terminação ico. H3C-OH álcool metílico H3C-CH2-OH álcool etílico

19 Álcool iso-propílico álcool benzílico

20 Fenóis Fenol ou Benzenol

21 Fenóis (creolina) m-cresol p-cresol o-cresol 2-metil-fenol
o-metil-fenol 2-metil-benzenol 2-metil-hidroxi-benzeno m-cresol p-cresol

22 Bibliografia Peruzzo, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano: volume 2, ensino médio. São Paulo: Moderna, 2003. Google. Disponível em < acesso em 24/04/2009. Google. Disponível em

23


Carregar ppt "Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com Função Álcoois Profª. NORILDA http://norildasiqueira.wikispaces.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google