A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOTECNOLOGIA A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais. É o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOTECNOLOGIA A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais. É o."— Transcrição da apresentação:

1

2 BIOTECNOLOGIA A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos na indústria farmacêutica, no cultivo de mudas, no tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas entre outros mais diversos usos. Possui o conhecimento nas áreas de microbiologia, bioquímica, genética, engenharia, química, informática. Tendo como agentes biológicos os microrganismos, células e moléculas (enzimas, anticorpos, DNA, etc.), resultando em bens, como alimentos, bebidas, produtos químicos, energia, produtos farmacêuticos, pesticidas, etc. Contribui com serviços, como a purificação da água, tratamentos de resíduos, controle de poluição, etc. Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vêm revolucionado o antigo processo da biotecnologia.

3 Produtos e Benefícios Agricultura - adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas transgênicas, etc. Alimentação - pães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína unicelular, aditivos, etc. Química - butanol, acetona, glicerol, ácidos, enzimas, metais, etc. Eletrônica – biosensores. Energia - etanol, biogás. Meio Ambiente - recuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da água. Pecuária – embriões. Saúde - antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos, vacinas, reagentes e testes para diagnóstico, etc.

4 Biossegurança É uma medida surgida no século XX, voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou diretivas específicas. No Brasil, a legislação de Biossegurança engloba apenas a tecnologia de Engenharia Genética que é a tecnologia do DNA ou RNA recombinante estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), para permitir o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna. (OGMs) A Lei 8974 de Janeiro de Lei de Biossegurança estabelece as diretrizes para o controle das atividades e produtos originados pela tecnologia do DNA recombinante. Estabelece ainda que compete aos órgãos de fiscalização do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Meio Ambiente a fiscalização e a monitorização das atividades com OGMs, bem como a emissão de registro de produtos contendo OGMs ou derivados, a serem comercializados ou liberados no ambiente. Homepage: Lei O fundamento básico da Biossegurança é estudar, entender e tomar medidas para prevenir os efeitos adversos da moderna biotecnologia, sendo prioritário proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente, para assegurar o avanço dos processos tecnológicos.

5 MICRORGANISMOS Vírus Bactérias Fungos Algas ProtozoáriosMICRORGANISMOS Vírus Bactérias Fungos Algas Protozoários Substrato Adicionados no meio de culturaSubstrato RESIDUO OU MATERIAL DE EXCREÇÃO

6 Produtos obtidos a partir da Engenharia Genética Produção: Hormônio de crescimento humano. Interferons Insulina humana Vacinas Bioinseticidas

7 BIORREMEDIAÇÃO Tecnologia que utiliza agentes biológicos, particularmente os microrganismos, para remover poluentes tóxicos do ambiente, principalmente do solo e da água. Os poluentes são decompostos em substancias atóxicas por meio do metabolismos microbiano.


Carregar ppt "BIOTECNOLOGIA A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais. É o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google