A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contraceptivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contraceptivos."— Transcrição da apresentação:

1 Contraceptivos

2 Preservativos É uma fina capa de látex, usada no pênis ou na vagina, onde os espermatozoides ficam retidos. Uso da Masculina Desenrolar a camisinha no pênis ereto, antes de qualquer contado com a vagina, anus ou boca. Deve ser retirada do pênis imediatamente após a ejaculação, segurando as bordas da camisinha para impedir que os espermatozóides escapem para a vagina. Uso da Feminina Retirar da embalagem somente na hora do uso. Flexionar o anel de modo que possa ser introduzido na vagina. Com os dedos indicador e médio, empurrar o máximo que puder, de modo que fique sobrando um pouco para fora, o que deve permanecer assim durante a relação. Retirar logo após a ejaculação, rosqueando o anel para que não escorra o líquido seminal para dentro da vagina. Eficácia Se usada corretamente, sua eficácia é alta, varia de 82 a 97%. Vantagens Quase todas as pessoas podem usar; protege contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS; previne doenças do colo uterino; não faz mal a saúde; fácil acesso. Desvantagens Tem custo; é preciso usar uma camisinha a cada relação. Efeitos colaterais Alergia ou irritação, que pode ser reduzida trocando a marca e tipo e com uso de lubrificantes à base de água.

3

4 Camisinha Além da gravidez não planejada, é importante lembrar que uma relação sexual desprotegida oferece alto risco de disseminação de doenças sexualmente transmissíveis que podem comprometer seriamente a saúde e o bem-estar das pessoas. Dentre elas, a Aids ainda assusta, já que a cada dia aumenta o número de portadores do vírus HIV em escala mundial.

5 Como colocar a camisinha feminina

6 Pílulas Anticoncepcionais
A pílula contém hormônios que evitam a liberação do óvulo. Uso O médico é quem orienta qual pílula deve ser usada. No caso da pílula combinada, o primeiro comprimido é tomado no primeiro dia da menstruação, ou seja, quando começar o sangramento você toma uma pílula, depois uma a cada dia no mesmo horário, até terminar a cartela. Esperar uma semana e iniciar a cartela seguinte no oitavo dia. A menstruação virá nesse período de intervalo. Eficácia É alta, se usada corretamente. Varia de 97 a 99,9%. Vantagens Pode ser a redução dos problemas menstruais; não interfere na relação sexual, protege contra algumas doenças ginecológicas inclusive alguns tipos de câncer. Desvantagens É preciso disciplina e constância; pode produzir efeitos colaterais como, náuseas, mal estar gástrico, mudança de peso, dor de cabeça, tontura, diminuição das menstruações, acne, dor mamária, sangramento entre as menstruações, alterações emocionais.

7 Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
É um dispositivo feito de cobre, colocado no interior do útero, para matar ou diminuir os movimentos dos espermatozóides. É desencadeada uma reação, pelo cobre, quando os espermatozóides se aproximam do DIU, os matando. Uso É colocado pelo médico, no canal uterino, durante a menstruação, na qual o canal estará mais dilatado. Tem a validade variável - mais ou menos cinco anos - de acordo com o material com o qual é feito. Eficácia É considerada alta, varia de 95 a 99,7%. Quem não deve usar Quem está ou suspeita que está grávida; tem ou teve infecção nas trompas; apresenta anomalia no útero; já teve gravidez nas trompas; possui anemia; tem câncer ginecológico; é alérgica a cobre; tem vários parceiros, cardiopatas. Vantagens É bastante eficaz; pode ser usado durante a amamentação; não interfere nas relações sexuais; não exige preocupação diária ou disciplina da mulher. Desvantagens Precisa de intervenção médica para colocar e tirar; o útero pode não aceitar o DIU e o expelir; pode produzir efeitos colaterais, como por exemplo, aumentos da quantidade do sangramento menstrual; anemia: cólica; predisposição a inflamações ginecológicas e corrimento em função de má higiene; gravidez tubária; formação de coágulos; risco de inflamação do útero, trompas e ovário, que podem resultar em esterilidade.

8 Diafragma É um anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina, que a mulher deve colocar na vagina, para cobrir o colo do útero. Como uma barreira, ele impede a entrada dos espermatozóides. Uso Por apresentar vários tamanhos, de acordo com o tamanho do colo uterino, deve ser indicado por um médico para uma adequação perfeita. Deve ser usado com espermicida. Recomenda-se introduzir na vagina de 15 a 30 minutos antes da relação sexual e só retira-lo 6 a 8 horas após a última penetração. Eficácia Usado em conjunto com o espermicida sua eficácia é alta, varia de 82 a 97% Os principais motivos de falha são: má colocação; medida inadequada; usar sem espermicida ou em quantidade insuficiente. Quem não deve usar Mulheres que tiveram bebês recentemente; virgens; quem tem alergia à borracha ou a espermicida. Vantagens Não interfere no ciclo menstrual; ajuda a conhecer o corpo; é relativamente fácil de usar; não diminui o prazer sexual; protege contra doenças do cervix; se bem cuidado só precisa ser substituído a cada quatro anos ou após mudança de peso. Desvantagens Preço do diafragma. Efeitos colaterais, como irritação vaginal; reação alérgica; dor na relação; infecção urinária.

9 Espermicidas Esse método mata ou imobilizam os espermatozóides, impedindo a entrada destes no colo uterino. Uso Não exige tempo de espera, mas permanecem ativos até 30 minutos após sua colocação. Depois de introduzidos a mulher não deve levantar para não escorrer. Eficácia Tem alto grau de fracasso. Sua eficácia é de 58 a 90%. Essa eficácia aumenta muito quando usada com camisinha ou diafragma. Quem não deve usar A a mulher que não quer ou não pode engravidar de maneira alguma; quem apresenta alergia a espermicida. Vantagens Seu uso é simples; protege contra algumas doenças ginecológicas, como infecções vaginais, inclusive herpes. Desvantagens Deve ser colocada antes de cada relação sexual, mesmo quando praticado em um curto espaço de tempo; exige muita disciplina no seu uso; alguns espermicidas só são eficazes em conjunto com algum método de barreira. Efeitos colaterais Podem causar irritação na vagina ou no pênis.

10 Tabelinha ou método do calendário
Esse método busca encontrar, por meios de cálculos, o período fértil. Como calcular o período fértil Basta saber qual o provável dia da próxima menstruação. Pegue esse número e subtrai pelo número 14. Depois conte 5 dias antes desse valor e 5 dias depois. Assim você saberá qual é seu período fértil. Exemplo Sua próxima menstuação, vamos supor, que será no dia 27. Pegue 27 e diminua 14. Ficará assim: = 13 Então o 13º dia é quando você estará mais fértil. Por segurança, dê uma margem de 5 dias antes do 13º dia e 5 dias depois do 13º dia. Agora você já sabe calcular seu período fértil. Vantagens Pode ser usado para evitar ou alcançar uma gravidez; não apresenta efeitos colaterais físicos; você não precisa pagar por esse método; aumenta o conhecimento da mulher sobre o seu sistema reprodutivo. Desvantagens Alta incidência de falha; difícil para algumas mulheres detectar o período fértil - principalmente as adolescentes, na qual muitas apresentam a menstruação irregular; não protege contra DST/AIDS.

11 Vasectomia A vasectomia oferece anticoncepção permanente para homens que não desejam ter mais filhos. É um procedimento cirúrgico simples, seguro e rápido, nos quais os vasos deferentes (tubos que conectam os testículos ao pênis) são cortados. Quando estes tubos são cortados, a passagem dos espermatozóides produzidos pelos testículos é bloqueada, e assim o esperma liberado durante a ejaculação é incapaz de fertilizar o óvulo, prevenindo desta forma a gravidez. Pode ser feito em uma clínica ou consultório, desde que se observem os procedimentos adequados para prevenção de infecções. Não afeta o desempenho sexual. É também conhecida como esterilização masculina e anticoncepção cirúrgica masculina. Uso Ocorre a interferência cirúrgica que encerra permanentemente a fertilidade em homens. Sendo assim ela interrompe a saída de espermatozóide na ejaculação. Eficácia É um método altamente eficaz, variando de 99 a 99,9 %. Vantagem A cirurgia é simples sendo relizada sob anestesia local; O risco cirúrgico é bem menor do que a esterilização feminina; Não possui efeitos colaterais a longo prazo; não interfere com as relações sexuais ou função sexual, não altera a produção de hormônios ou espermatozóides pelos testículos). Desvantagem Não é recomendado para homens solteiros, que não têm certeza de que querem filhos; a pessoa pode se arrepender mais tarde (a reversão requer cirurgia especial, é cara e frequentemente com disponibilidade limitada); não proporciona proteção para DST/AIDS. Obs O homem deve se abster de relações sexuais por uma semana depois da operação, assim como de esportes ou esforços que possam prejudicar a cicatrização e a recuperação. Depois disso, pode ter relações sexuais normais, mas protegidas por algum método contraceptivo (camisinha, ou método feminino), pois o esperma não perde imediatamente todos seus espermatozóides. Depois de um mês a um mês e meio não precisa se preocupar mais em usar qualquer método contraceptivo.

12 Laqueadura ou Ligadura Tubária
A laqueadura é feita através de uma cirúrgia, que bloqueia as trompas de falópio (pela secção, cauterização, anéis ou clips). Desse modo o espermatozóide é impedido de chegar ao óvulo. A a decisão deve sempre partir da mulher de maneira voluntária, pois esse procedimento é irreversível, ou seja, essa mulher nunca mais poderá ter filhos. Eficácia É um método altamente eficaz, variando de 99 a 99,9 %. Vantagem Não apresenta efeitos colaterais a longo prazo; não interfere nas as relações sexuais ou função sexual; não na produção de hormônios pelos ovários. Desvantagem A mulher pode se arrepender mais tarde, nesse caso a reversão requer cirurgia complexa, é cara e com pouca garantia de eficácia; riscos e efeitos colaterais da cirurgia; o valor dessa cirúrgia é mais altodo que a vasectomia; dor/desconforto de curta duração após procedimento; sem proteção para DST/AIDS.

13 Coito Interrompido Consiste na retirada do pênis da vagina antes da jaculação. Tem eficácia de 77%.

14 Pílula do Dia Seguinte Essa é a saída de emergência para mulheres que tiveram relação sexual sem usar algum tipo de método contraceptivo e não querem ficar grávidas. A pílula do dia seguinte, que na verdade são duas, uma você toma assim que puder após a relação e a outra no dia seguinte, após 12 horas. De 2 a 5 dias após tomar essas pílulas, você deverá menstruar, (isso para a grande maioria das mulheres, porém, em alguns casos o sangramento poderá vir em até 10 dias); o que significa que você não ficou grávida. Ufa!!! Essa pílula pode ser tomada até 72 horas depois da relação. Porém quanto maior o tempo, menor será sua eficácia. A pílula do dia seguinte só deverá ser usada em casos especiais, como um "acidente" por exemplo. Você não deve fazer o uso constante da pílula do dia seguinte devido ao alto teor de hormônio que ela possui, nem deve substituir o uso da pílula anticoncepcional que seu médico indicou pela do dia seguinte Observações Podem aparecer efeitos colaterais: Náuseas (temporária, cerca de 1 dia); vômitos. Se não apresentar menstruação dentro de 14 dias, procure o serviço médico para avaliar possível gravidez. .

15 Anticoncepcionais _Hormonais Injetáveis
A injeção contém o hormônio de ação prolongada, que evita a ovulação, e conseqüentemente a gravidez. Uso Você deve escolher o método mais adequado a você, junto com seu medico. Após a realização de exame físico e Papanicolau, A injeção é indicada para quem não quer engravidar. Deve ser administrada no início da menstruação, no músculo, e repetida após um ou três meses. Eficácia É alta, mais ou menos 97%. Vantagens Alta eficácia, comodidade na administração, aumento da proteção para alguns tipos de câncer. Tendência do fluxo menstrual diminuir com o passar do tempo. Desvantagens Forma injetável. Efeitos colaterais Possível modificação no padrão do sangramento, retenção hídrica, alteração de peso, desconforto, dor abdominal, tontura, cefaléia, fraqueza e nervosismo, osteoporose. Contra indicações Em caso de gravidez, ou suspeita de gravidez, amamentação, aborto, alergia a progesterona, sangramento vaginal de causa desconhecida, suspeita de câncer ou de problemas no fígado.

16 Aborto?

17 Resumo Tipos Nomes Ação Eficácia Dicas Naturais
Tabelinha, Muco Cervical, Temperatura e Coito interrompido. Impede a fecundação pela abstinência sexual no suposto período fértil. 50% Usar com preservativo ou diafragma. Mecânicos DIU - Dispositivo Intra Uterino. Impede o acesso dos espermatozóides ao óvulo. 95 a 99,7% Não é indicado para quem ainda não tem filhos. Barreira Diafragma, Preservativos masculino e feminino Impede o encontro dos espermatozóides com o óvulo. 82 a 97 % Usar combinado com espermicida Químicos Creme, Geléia, Óvulos. Matam os espermatozóides. 58 a 90% Usar combinado com preservativo ou diafragma Hormonais Pílula e Injetável. Impedem a ovulação. 97 a 99,9% Usar com orientação médica Cirúrgicos Vasectomia e Laqueadura. A vasectomia interrompe a saída de espermatozóide na ejaculação e a laqueadura impedindo o encontro do óvulo com o espermatozóide. 99 a 99,9% Não deve ser usado por quem pretende ter filho.


Carregar ppt "Contraceptivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google