A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção.

4 Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

5 Mercado de Trabalho Mercado de Trabalho "Nos últimos anos, nosso país tem experimentado uma série de mudanças, acompanhado de crescimento em diversas áreas. E isso tem, como consequência, um aumento da demanda por engenheiros, de modo geral", diz o coordenador do curso da Uerj, Anderson Amendoeira Namen. O mercado está tão aquecido no Brasil que o país já importa profissionais devido à escassez de mão de obra qualificada. Três ótimas áreas atualmente são: energia e meio ambiente, biociências e materiais. Na primeira, o profissional pode desenvolver sistemas de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares, eólicos, energia oceânica, além de combustíveis fósseis. Em biociências, assessora hospitais, clínicas e laboratórios no desenvolvimento de projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Na área de materiais, há grande demanda para execução de projetos de biomateriais, materiais metálicos, conjugados, poliméricos, cerâmicos, mecanismos de fratura e corrosão, com aplicação, principalmente, nos setores industriais, produtivos de metal- mecânica, químico, naval, automotivo, eletrônico, construção civil e instrumentação. O profissional é requisitado e encontra trabalho em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste e o Nordeste.

6 As melhores escolas 5 estrelas DF Brasília UnB. MG Belo horizonte UFMG. Uberlândia UFU. SC Florianópolis UFSC. SP Campinas Unicamp. São Carlos USP. São José dos Campos ITA Eng. Mecânica-aeronáutica. São Paulo USP. CE Fortaleza UFC. MG Belo Horizonte Cefet-MG, PUC Minas Eng. Mecân. (mecatr.); Engenharia Mecânica n/i. Itajubá Unifei Eng. Mecân. Aeron.; Engenharia Mecânica. São João del Rei UFSJ. PB João Pessoa UFPB. PE Recife UFPE. PR Curitiba PUCPR, UFPR, UTFPR. RJ Nova Friburgo Uerj Eng. Mecân. (termofluidodinâmica). Rio de Janeiro PUC-Rio, UFRJ.

7 Curso Além das disciplinas básicas de Engenharia, entre elas física e matemática, o aluno assiste a aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita atividade em laboratório, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos e estudo de combustíveis alternativos e de tecnologia de ponta. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Atenção: algumas escolas direcionam a formação para uma área específica, como aeronáutica, automotiva e manufatura.

8 O que você pode fazer Máquinas e equipamentos Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica. Pesquisa e desenvolvimento Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.

9 Processos Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação. Projeto Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.

10 Vendas técnicas Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

11 Mecânico do ES inventa motor a ar Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico. 100% ecológico. Ele não rejeita a comparação com o “Professor Pardal”, das histórias em quadrinhos, mas o mecânico Antônio "Pedro" Dariva, leva a sério sua invenção: um motor que funciona com ar comprimido. Sem o uso de combustíveis e capaz de se auto-abastecer, o equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores.

12 Tudo começou há mais de 25 anos, quando Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. -"O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possível fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo“... conta o inventor. Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

13 Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o "tanque de combustível". Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido. -"Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso“... explica Dariva.

14 Montagem Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. "Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso". O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar. Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. "Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera“... afirma o inventor.

15 Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão. Potência Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros - sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento - com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.

16 Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. "Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro“... explica. Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. "Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade“... afirma Dariva. Redação Terra

17 O ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido

18 Vitória, 01/09/ Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994

19 Vitória, 01/09/ O "Professor Pardal" Antônio Dariva, criador do motor que não necessita de combustíveis e é capaz de se auto-abastecer.

20 Espírito Santo, 01/09/ O equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores

21 Espírito Santo, 01/09/ O mecânico realizou todas as etapas do projeto do motor, contando somente com a ajuda de alguns amigos

22 Espírito Santo, 01/09/ Protótipos foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas

23 Podemos, com certeza, prestar uma grande Podemos, com certeza, prestar uma grande ajuda ao nosso “Professor Pardal”. ajuda ao nosso “Professor Pardal”. O BRASIL TEM SOLUÇÃO !

24 Site do MEC que indica onde você encontra as principais universidades para o curso de Engenharia Mecânica. Fonte: Guia do Estudante Música: Chorinho Waldir Azevedo


Carregar ppt "É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google