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Na Síndrome de Asperger os sinais e sintomas são sutis. Em ambos percebe-se: patologias neurológicaspatologias neurológicas anormalidades cromossômicasanormalidades.

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2 Na Síndrome de Asperger os sinais e sintomas são sutis. Em ambos percebe-se: patologias neurológicaspatologias neurológicas anormalidades cromossômicasanormalidades cromossômicas anormalidades neurofisiológicasanormalidades neurofisiológicas 2Prof iva.com.br

3 Por volta de 1944.Por volta de Descrita por Hans Asperger, um ano após a descrição do Autismo Infantil, estudado por Kanner Ele desconhecia o trabalho de Kanner.Ele desconhecia o trabalho de Kanner. Hans Asperger a denominou de Psicopatia autística Limitada aos leitores alemães.Limitada aos leitores alemães. Síndrome muito pouco conhecida 1981 Lorna Wing estuda sobre o assunto tornando-a mais conhecida. 3Prof iva.com.br

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6 Área da comunicação: atraso no início da fala (por volta dos três ou quatro anos),atraso no início da fala (por volta dos três ou quatro anos), dificuldade fonoarticulatória,dificuldade fonoarticulatória, fala de forma pedante,fala de forma pedante, utiliza palavras difíceis e frases rebuscadas,utiliza palavras difíceis e frases rebuscadas, utilizam as palavras e frases de forma estereotipada e repetitiva,utilizam as palavras e frases de forma estereotipada e repetitiva, Linguagem de forma automática e pouco espontânea,Linguagem de forma automática e pouco espontânea, Há alteração no ritmo, entonação, altura e timbre da voz,Há alteração no ritmo, entonação, altura e timbre da voz, Compreendem o que lhes é dito de forma literal,Compreendem o que lhes é dito de forma literal, Dificuldade em compreender palavras simples e triviais,Dificuldade em compreender palavras simples e triviais, Mímica facial reduzida,Mímica facial reduzida, Utilização de gestos é pobre eUtilização de gestos é pobre e Dificuldade em manter o contato visual,Dificuldade em manter o contato visual, Atrasos em determinadas áreas do desenvolvimento, tais como: 6Prof iva.com.br O dia 18 de fevereiro, marca o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. O Dia Internacional de Asperger é lembrado nesta data por comemorar o aniversário do médico Hans Asperger e aumentar a consciência da síndrome de Asperger. O Dia Internacional de Asperger é lembrado nesta data por comemorar o aniversário do médico Hans Asperger e aumentar a consciência da síndrome de Asperger.

7 Problemas comportamentais: HiperatividadeHiperatividade Desordem da atençãoDesordem da atenção Distúrbios específicos do aprendizadoDistúrbios específicos do aprendizado Relacionamento Social: Bebê: quieto, isolado, pouca resposta a estímulos ambientais,Bebê: quieto, isolado, pouca resposta a estímulos ambientais, Idade mais avançada: mantêm-se o isolamentoIdade mais avançada: mantêm-se o isolamento Falta de vontade de estabelecer relações interpessoaisFalta de vontade de estabelecer relações interpessoais 7Prof iva.com.br

8 Outras: Áreas de interesses muito peculiares: meteorologia, calendários... Muitas aprendem a ler sozinhas Apresentam movimentos estereotipados: flapping, girar... Desajeitamento motor Desajeitado no trato social 8Prof iva.com.br

9 Difícil diagnóstico Desordens patológicas secundárias Alguns tornam-se adultos independentes Alguns tornam-se adultos independentes Meninas são menos afetadas Podem passar por períodos de depressão Tentativas de suicídio - adolescência Tentativas de suicídio - adolescência Em alguns casos a inteligência é preservada Em alguns casos a inteligência é preservada Ocorrência da SA em mais de uma pessoa na mesma família Predisposição genética e influência de fatores ambientais Esta condição também é conhecida por: Personalidade Esquizóide da Infância Personalidade Esquizóide da Infância Diagnóstico errado: superdotados 9Prof iva.com.br

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11 AMBIENTE: SEGURO RECURSOS VISUAIS E OUTROS ORGANIZADO PRÁTICA: Desenvolver atividades que promovam as capacidades do aluno nos aspectos em que mais necessita de intervenção. 11Prof iva.com.br

12 Tendência para interromperTendência para interromper Tendência para falar em sobreposição ao discurso de 3 osTendência para falar em sobreposição ao discurso de 3 os Tendência para fazer comentários irrelevantes compreender linguagem complexa,compreender linguagem complexa, seguir instruções,seguir instruções, compreender a intenção das expressões/ palavras com significados múltiploscompreender a intenção das expressões/ palavras com significados múltiplos Dificuldades em: 12Prof iva.com.br

13 Ensine o estudante a procurar auxílio quando confuso Ensine regras e sugestões sobre: a vez de participar na conversaçãoa vez de participar na conversação quando responderquando responder Interromper ou mudar o tópicoInterromper ou mudar o tópico Use conversações gravadas em áudio e video Explique metáforas e palavras com significado duplo Faça pausa entre instruções e verifique se houve compreensão Reduzir tarefas Sessões de trabalho com tempo marcado Reduzir trabalho de casa Sentar na parte da frente da sala 13Prof iva.com.br

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15 Ensino Estruturado – Sala Teacch a qual se encontra apetrechada para desenvolver as actividades específicas para cada criança autista e treinar as suas competências sociais.a qual se encontra apetrechada para desenvolver as actividades específicas para cada criança autista e treinar as suas competências sociais. Visam uma melhoria no comportamento adaptativo e comportam grupos com 6 a 8 crianças.Visam uma melhoria no comportamento adaptativo e comportam grupos com 6 a 8 crianças. Em alguns casos é necessário que a criança com Síndrome de Asperger seja integrado numa sala Teacch, na organização dos espaços, dos estímulos visuais, das rotinas estabelecidas, na organização dos horários e atividades e também na organização de sistemas individuais de trabalho adaptados a cada criança.na organização dos espaços, dos estímulos visuais, das rotinas estabelecidas, na organização dos horários e atividades e também na organização de sistemas individuais de trabalho adaptados a cada criança. A intervenção educacional aplicada neste modelo baseia-se numa organização altamente estruturada das actividades e dos contextos. Ou seja, 15Prof iva.com.br

16 Exemplo de uma Sala Teacch 16Prof iva.com.br

17 Thomas Jefferson (Político) Wolfgang Amadeus Mozart (Compositor) Henry Thoreau (Escritor) Mark Twain (Escritor) Hans Asperger (Pediatra) Alfred Hitchcock (Realizador de cinema) Charles Schulz (Desenhador) Andy Warhol (Artista) Van Gogh (Pintor) Albert Einstein (Cientista) Bobby Fischer (Xadrezista) Robin Williams (Ator) Keanu Reeves (Ator) James Taylor (Cantor) Woody Allen (Realizador) John Nash (Matemático) Al Gore (Vice Presidente EUA) Bill Gates (Empresário) Jim Henson ( Criador dos Marretas) Mr Bean (Cómico) Prof iva.com.br17

18 Prof iva.com.br Alguns milhares de anônimos (3% e principalmente rapazes) que podem nunca chegar a ser felizes, ou nunca vir a ter sucesso na vida criativo, obstinados, visionários: qualidades admiráveis em adultos! 18

19 Prof iva.com.br19 Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais. Dos criadores do vencedor do Oscar de curta de animação Harvie Krumpet.

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21 Mary and Max Prof iva.com.br21

22 asperger.html asperger.html sindrome-de-asperger-perspectiva-da-crianca/autismo-sexualidade/ sindrome-de-asperger-perspectiva-da-crianca/autismo-sexualidade/ &oref=slogin&ref=health&adxnnlx= J5sMkamFMA3+THbHRLF0Ug &oref=slogin&ref=health&adxnnlx= J5sMkamFMA3+THbHRLF0Ug 22Prof iva.com.br


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