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Alimentos Ciências 8º ano Profe. Cris Rangel. Os alimentos FOTOS: FABIO YOSHIHITO MATSUURA / ARQUIVO DA EDITORA Os alimentos fornecem energia para nossas.

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1 Alimentos Ciências 8º ano Profe. Cris Rangel

2 Os alimentos FOTOS: FABIO YOSHIHITO MATSUURA / ARQUIVO DA EDITORA Os alimentos fornecem energia para nossas atividades diárias. Você conhece os principais tipos de nutrientes? Sabe que funções eles exercem no organismo? 2

3 As funções dos alimentos A energia dos alimentos pode ser medida em calorias. No entanto, costuma-se usar a unidade de medida chamada quilocaloria (kcal). Matéria-prima para o crescimento e a renovação do organismo. Fornecimento de energia. Regulação de diversas funções do organismo (manutenção da temperatura do corpo, por exemplo). 70 kcal 3 1 kcal = calorias AP PHOTO / A. PARRAMÓN

4 De quantas calorias uma pessoa precisa por dia? Quanto maior for o tempo de duração de uma atividade e o esforço realizado, mais calorias são consumidas pelo organismo. Isso depende de muitos fatores: peso, idade, sexo, quantidade de energia gasta por dia. Atividade Calorias gastas em 10 min. Ficar sentado20 kcal Andar normalmente (4,5 km/h)30 kcal Andar rápido (6 km/h)50 kcal Nadar80 kcal Jogar futebol90 kcal Pedalar80 kcal Correr (8,5 km/h)100 kcal 4 A caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em um grau centígrado (1º C) a temperatura de um mililitro (1 ml) de água.

5 Cada alimento é formado por vários tipos de substâncias químicas: Carboidratos; Lipídios; Proteínas; Vitaminas; Água; Sais minerais. 5

6 ATENÇÃO! Nenhum alimento contém todos os nutrientes de que precisamos. É por isso que devemos manter uma dieta variada e equilibrada, sempre associada a atividades físicas regulares.

7 glicose (alimentos) + oxigênio gás carbônico + água ENERGIA O alimento é transformado em partes cada vez menores, a ponto de poder entrar na circulação sanguínea e chegar a todas as células do corpo. A energia dos alimentos é liberada no interior das células por meio de um processo chamado respiração aeróbica. 7

8 Carboidratos Com exceção do mel, todos os alimentos ricos em carboidratos se originam de plantas. Também chamados glicídios ou açúcares. Principal função: dar energia ao organismo. 1 grama de carboidrato = 4 kcal de energia. BICHON / PHOTOCUISINE / CORBIS / LATINSTOCK DENIS PEPIN / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES 8

9 A celulose é um carboidrato que forma a parte dos vegetais conhecida como fibra alimentar. As fibras são importantes na alimentação porque aumentam a absorção de água e amolecem as fezes, evitando problemas intestinais. Alguns alimentos ricos em fibras: verduras,frutas e legumes. FABIO YOSHIHITO MATSUURA/ARQUIVO DA EDITORA 9

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11 Reserva de energia para o organismo: 1 grama de gordura = 9 kcal de energia O consumo excessivo de lipídios pode resultar em um acúmulo de gordura no organismo e ser prejudicial à saúde. Lipídios Proteção do corpo contra pancadas ou choques e variações de temperatura. Construção de partes da célula na formação de alguns hormônios. FABIO YOSHIHITO MATSUURA/ARQUIVO DA EDITORA 11

12 Principal função é a construção do corpo. Proteínas são formadas pela união de partes menores, os aminoácidos. Papel fundamental em todas as reações e transformações químicas do organismo – enzimas. Formação de anticorpos e muitos hormônios. Proteínas KLN ARTES GRÁFICAS/ ARQUIVO DA EDITORA aminoácidos Representação de trecho de queratina, proteína do cabelo. Representação de trecho de hemoglobina, proteína da hemácia. Representação de trecho de miosina, proteína do músculo. 12

13 20 aminoácidos na natureza aminoácidos essenciais na alimentação dos adultos na alimentação das crianças Alimentos de origem animal são, em geral, fonte completa de proteínas, com todos os aminoácidos essenciais. Mas uma combinação de alimentos vegetais pode suprir boa parte das nossas necessidades proteicas. NATHAN BENN/CORBIS/LATINSTOCK VERONIQUE LEPLAT / SCIENCE PHOTO LIBRARY / LATINSTOCK 13

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15 O organismo pode fabricar vitamina A a partir do betacaroteno. Vitaminas Controlam ou regulam várias atividades da célula e funções do corpo. Vitamina A (retinol): mantém os tecidos epiteliais saudáveis e age na visão. AP PHOTO / A. PARRAMÓN HOMESTUDIO / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES 15

16 Vitaminas do complexo B: agem em muitas reações químicas, principalmente no processo de respiração celular. Vitamina B1 Vitaminas B2 e B6 Niacina Vitamina B12 16 MEDIAMIX PHOTO / SHUTTERSTOCK GLOW IMAGES AP PHOTO / A.PARRAMÓN MULTIART / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES

17 Vitamina C (ácido ascórbico): importante na manutenção dos tecidos conjuntivos. Vitamina D: facilita a absorção e o depósito de sais de cálcio e fósforo nos ossos. 17 NATALIA MYLOVA / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES AP PHOTO / A. PARRAMÓM

18 Vitamina K: auxilia na coagulação do sangue. folhas verdes, batata, ovo, óleo de soja, tomate, fígado e leite. fabricada por bactérias que vivem no intestino grosso. Todas as vitaminas são encontradas nos alimentos. Comprimidos só devem ser tomados sob orientação médica. Vitamina E: importante na manutenção dos glóbulos vermelhos. óleos vegetais, cereais, leguminosas, laticínios, ovos e hortaliças com folhas verdes. 18 NAJSIM SHMELJOV / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES

19 Água > 50% A água corresponde a mais da metade do peso do nosso corpo. 80% A água representa cerca de 80% do peso dos alimentos. Reações químicas necessárias à manutenção da vida só são possíveis se as substâncias estiverem dissolvidas na água. Nutrientes e outras substâncias são transportados dissolvidos na água do sangue. Substâncias eliminadas pela urina são dissolvidas em água. A água ajuda a regular a temperatura do corpo pelo suor. 19

20 Nosso organismo necessita de pequenas doses de sais minerais: Forma a hemoglobina, que transporta oxigênio no sangue. São encontrados nos alimentos abaixo: Formam ossos e dentes e atuam no funcionamento de nervos e músculos. São encontrados nos alimentos abaixo: Ferro Cálcio e fósforo 20 FOTOS: AP PHOTO / A.PARRAMÓN OS; SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES; APPHOTO / A.PARRAMÓN FOTOS: AP PHOTO / A.PARRAMÓN OS; SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES; APPHOTO / A.PARRAMÓN

21 Influenciam no balanço hídrico e atuam no funcionamento de nervos e músculos. O sódio e o cloro fazem parte do sal de cozinha. O potássio é encontrado nos seguintes alimentos: Sódio, potássio e cloro 21 FOTOS: AP PHOTO / A.PARRAMÓN OS; SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES; APPHOTO / A.PARRAMÓN DENIS PEPIN / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES BICHON / PHOTOCUSISINE / CORBIS / LATINSTOCK

22 Participa da formação dos ossos e dentes. Em muitas cidades, é adicionado à água encanada. A deficiência de iodo causa um aumento da tireoide, o bócio. Iodo Faz parte dos hormônios da tireoide, que controlam a produção de energia e o crescimento do corpo. A lei obriga a adição de iodo ao sal de cozinha. Flúor 22 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / ARQUIVO DA EDITORA

23 Trabalho individual Escolher uma receita de um alimento saudável (integral, com frutas, legumes, carne branca, reaproveitamento de cascas de legumes ou frutas etc). Procurar as vitaminas presentes em dois ingredientes da receita e escrever sobre sua importância. Digitar e imprimir a receita completa (ingredientes + modo de preparo) e os nutrientes encontrados nos ingredientes. Entregar impresso em folha de ofício. (Fonte: Calibri, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado). Ex: RECEITA BOLO DE BANANA NOME: PARA 08/07/2014 (RECEITA E ALIMENTO) Livro de receitas Turma 108

24 Anorexia – distúrbios alimentares 39 anos 1,73 m 25 kg


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