A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,"— Transcrição da apresentação:

1 A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra, do casamento real aos Jogos olímpicos, do cartão Multibanco à compra de bens na Internet. Em qualquer lugar do Mundo, estamos ligados por fluxos de relações económicas, políticas e sociais – é a “ALDEIA GLOBAL”.

2 GLOBALIZAÇÃO é um processo pelo qual
a vida social e cultural nos diversos países do mundo é cada vez mais afectada por influências internacionais de ordem política, económica e social. Resulta do intercâmbio económico e cultural entre diferentes países, devido à informatização e ao desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes.

3 A CAMINHO DA ALDEIA GLOBAL
O desenvolvimento das telecomunicações facilita o intercâmbio da enorme diversidade de culturas, crenças, modos de vida, e experiências das pessoas de todo o mundo, possibilitando também a intensificação das relações económicas internacionais. Assim, o mundo moderno encontra-se em processo de globalização, isto é, assemelha-se cada vez mais a uma “aldeia global”, onde um número crescente de pessoas recebe as mesmas noticias, assiste aos mesmos filmes e programas de televisão, é influenciada pela publicidade dos mesmos produtos, consome o mesmo tipo de alimentos e de bebidas, usa as mesmas marcas de roupa, joga os mesmos jogos de computador, trabalha para a mesma empresa, etc.

4 A TERRA – “ALDEIA GLOBAL”
Hoje, a distância já não é um obstáculo à difusão e a Terra tornou-se numa “Aldeia Global”, ou seja, é possível comunicar, rapidamente e com qualidade, para qualquer parte do mundo, graças às modernas técnicas de telecomunicações que conseguem reduzir as distâncias e aproximar os habitantes do nosso planeta. As redes de teledifusão e de telecomunicação permitem que todo o tipo de informação – som, imagem e dados – circule, quase instantaneamente, de uma extremidade à outra do planeta.

5 Estão, permanentemente, a desenvolver-se novas gerações de máquinas de comunicar. Através desses instrumentos multimédia é possível aceder-se a um volume impressionante de conhecimento. A expressão “Aldeia Global” está associada às novas redes de telecomunicação, constituídas pelas chamadas auto-estradas da informação, que irão produzir, ao longo do século XXI, mudanças profundas na forma de contactar e de viver das pessoas.

6 UM COMERCIO CADA VEZ MAIS GLOBAL
O desenvolvimento dos transportes e das telecomunicações tornou possível a internacionalização das empresas e a difusão dos produtos e das marcas, à escala global, conduzindo à globalização do comércio, fenómeno que tende a acentuar-se cada vez mais. A globalização espalha produtos por todo o Mundo; por exemplo, a Coca-Cola, o McDonald’s, as batatas Pringles que são fabricadas nos EUA ena Bélgica e são vendidas em cinco continentes.

7 A GLOBALIZAÇÃO Aspectos positivos: Internet Turismo
Transacções comerciais Conhecimento de outras culturas Aspectos negativos: Crime Economia paralela Aumento do desequilíbrio entre ricos e pobres Domínio das grandes empresas sobre os países e as pessoas (funcionários e consumidores) Uniformização dos estilos de vida faz perder individualidades culturais dos diferentes países

8 A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem um importante papel na definição de regras do comércio internacional. As suas principais funções são: A gestão dos diferentes acordos que a compõem; A assistência técnica aos países em desenvolvimento; O exame das politicas comerciais nacionais dos membros da OMC; A negociação do sistema multilateral de regras das relações comerciais internacionais.

9 A DESLOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL E A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
A organização e a natureza das actividades económicas foram profundamente alteradas, nomeadamente pelos impactos do progresso das TIC. A revolução tecnológica na área das TIC facilitou: O aumento dos fluxos (comércio, capitais, mão-de-obra, informação, etc.) à escala global; A segmentação e deslocalização dos processos produtivos; A internacionalização de actividades comerciais na área dos serviços; Os processos de integração económica.

10 Uma deslocalização é a transferência de um negócio, de segmentos da produção ou de serviços de um país para outro. Tem geralmente por base preocupações de redução de custos de trabalho e de aumento da produtividade. É um fenómeno que ganhou maior expressão com a abertura dos mercados mundiais e a globalização, que facilitaram a circulação de recursos e diminuíram as despesas de relocalização de unidades.


Carregar ppt "A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google