A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de português Estados do Brasil: Ceará

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de português Estados do Brasil: Ceará"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de português Estados do Brasil: Ceará

2 Regiao Nordeste Estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte,
Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Possui um território de 1,  km² (18,2% do território nacional). Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes.

3 Bandeira e brasao do estado
Estado: Ceará Governador: Cid Ferreira Gomes 16 secretarias. Parlamento Area: 148, km² Densidad: 56,76 hab/km² População: 8, habitantes Clima: Tropical semi-árido, semi-úmido e úmido Municípios: 184 Regiões administrativas: 20 Microrregiões: 33 Bandeira e brasao do estado

4 Estado: Ceará O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situado na Região Nordeste, tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, religiosidade popular e imagem de berço de talentos humorísticos. O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".

5 Historia O Ceara foi formado pela miscigenação de colonizadores
europeus, indígenas catequizados e aculturados após grande resistência à colonização e negros e mulatos que viviam como trabalhadores livres ou como escravos. Com uma colonização complexa e conturbada, marcada pela resistência dos nativos e pelas dificuldades de adaptação às condições particulares do território, formou-se uma sociedade rural baseada sobretudo na pecuária, assim como na agricultura, em especial nos vales úmidos e serras. A elite latifundiária, através de seu poder econômico e de complexas relações de parentesco e afilhadagem, possuía controle de quase todos os aspectos da vida social. Os "coronéis“ mantinham em suas propriedades muitos dependentes que lhes prestavam serviços ou entregavam parte de sua produção em troca da posse de um lote de terra, em regime praticamente semi-feudal, além de trabalhadores assalariados.

6 Historia A escravidão africana foi praticada ao longo de séculos,
principalmente nas áreas onde a agricultura floresceu. O desenvolvimento independente do Ceará começaria apenas depois de sua separação de Pernambuco em 1799, e sua história foi sempre marcada por lutas políticas e movimentos armados. Essa instabilidade prolongou-se durante o Império e a Primeira República, normalizando-se depois da reconstitucionalização do País em As secas, os conturbados fatores sociais e econômicos do Estado acarretaram eventos importantes na história desse povo, como os movimentos messiânicos, a emigração para à Amazônia e para outros Estados, inclusive os do Sudeste do Brasil. Historicamente um dos locais mais miseráveis do País, o Ceará tem passado por grandes transformações desde a década de 1950, progressivamente se tornando um Estado predominantemente urbano, mais industrializado e com crescente desigualdade regional e de renda.

7 Economia A economia do Ceará é uma das que mais cresce nos últimos anos entre os estados do Nordeste. Sua industrialização vem superado limites, onde o governo tem trabalhado bastante na implantação de várias indústria no interior do Ceará, através de incentivos fiscais. O turismo também não fica para trás. A partir da década de 1960 houve uma progressiva industrialização e urbanização, que ganhou impulso a partir da década de 1980, em parte devido à política de concessão de benefícios fiscais a empresas que se instalassem no estado. Atualmente, embora sendo ainda uma economia sub-industrializada em relação a vários outros estados do Brasil, a economia cearense não é mais baseada sobretudo nas atividades agropecuárias, sendo preponderante o setor terciário de comércio e serviços, com grande destaque para o turismo. Apesar disso, aquelas ainda possuem grande relevância na economia do estado, em especial a pecuária, mas há também crescente importância de cultivos não tradicionais no estado, como a produção de frutas e legumes e de flores.

8 Economia Em 2009, apesar da crise econômica internacional e de perdas no setor primário, o PIB cearense cresceu 3,1%, bastante acima do resultado do PIB brasileiro, sobretudo devido ao bom do setor de serviços. Em 2010, o setor agropecuário enfrentou uma queda de produção, compensado pelo forte avanço da construção civil, indústria e do setor de serviços. No setor primário, destacam-se na atividade agrícola: feijão, milho, arroz, algodão, castanha de caju, cana-de-açúcar, mandioca, tomate, banana, laranja, coco e, maisrecentemente, a uva. Um destaque muito recente é o do cultivo de flores. Na pecuária os rebanhos de maior representatividade são: bovinos, caprinos, eqüinos, aves, carcinicultura e ovinos. Os principais recursos minerais extraídos são: ferro, gua mineral, calcário, magnésio, granito, petróleo, gás natural, sal-marinho, grafita, gipsita, urânio bruto. Setor secundário Os principais setores da indústria cearense são vestuário, alimentícia, metalúrgica, têxtil, química e calçadista. A maioria das industrias esta instalada na Região Metropolitana de Fortaleza; Setor terciário O comércio é muito marcante na economia do Ceará compondo o PIB do Estado com mais de 70%. A principal instituição comercial no estado é a Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomercio)/

9 Capital: Fortaleza Fortaleza pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza, que possui 3, habitantes, sendo a sétima mais populosa do Brasil, e a terceira do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece como metrópole da terceira maior redeurbana do Brasil em população. É a rota mais curta do Brasil para Europa (estando a km de Lisboa), Estados Unidos, cone Sul e África, a apenas 6 horas e meia de vôo, além de estar a meio caminho para se chegar a outros Estados brasileiros. Por tudo isso e muito mais, Fortaleza se credencia como portão internacional aéreo e marítimo da América do Sul para turismo, negócios e eventos. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país. Sua taponimia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e O lema da cidade é a palavra em latim "Fortitudine", que emportuguês significa: "força, valor, coragem".

10 Capital: Fortaleza Fortaleza está localizada estrategicamente
logo abaixo de Linha do Equador, no litoral Atlântico, com 34km. de praias, a uma altitude média de 21 m. e é centro de um municipio de 336 km² de área e de 2, habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com hab/km², a mais populosa do Ceará, e a quinta do Brasil. Fortaleza, tendo o 15º maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park. É sede do Banco do Nordeste, e da Companhia Ferroviária do Nordeste. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades. Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A cidade é a terra natal do ex-presidente Castello Branco

11 Praias de Fortaleza

12 Praias de Fortaleza Praia do Futuro Praia Beira Mar
Praia deas Fontes Beberibe Mucuripe Fortaleza por do sol

13 Polos turísticos do Ceará
Alguns dos espaços culturais importantes do estado são: Casa de José de Alencar (que abriga o Museu da Renda, o Museu da Antropologia, a Pinacoteca Floriano Teixeira e a Biblioteca Braga Montenegro), Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu do Ceará, Theatro José de Alencar, um dos mais importantes exemplos da arquitetura art nouveau no Brasil; Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, grande obra onde se apresentam e expõem diversas obras e performances artísticas, além de construções históricas; Museu Sacro São José de Ribamar e Museu Dom José ambos importantes museus de arte sacra do Brasil e os centros históricos da cidades de Sobral, Icó, Aracati e Viçosa do Ceará que foram tombados como patrimônio nacional pelo Iphan. Outras atrações destacáveis são: Arquivo Público do Estado do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Casa de Juvenal Galeno, Centro Cultural Bom Jardim, Academia Cearense de Letras, Instituto do Ceará, Academia Sobralense de Estudos e Letras.

14 Polos turísticos do Ceará
Casa Amarela Eusélio Oliveira, Casa de José de Alencar Museu do Ceará. Museu da Imagem e do Som do Ceará Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (BPGMP)

15 Polos turísticos do Ceará (Fortaleza)
Centro Dragao do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)

16 Polos turísticos do Ceará (Fortaleza)
Castelao Stadium Parque aquático do Beach Park Nuestra Senora de la Asuncion Catedral de Fortaleza Aeroporto Internacional Pinto Martins

17 Otras ciudades importantes e pontos turisticos
Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão.

18 Polos turísticos do Ceará
Arco Nossa Senhora de Fátima, Sobral Padre Cícero, Juazeiro do Norte Praça Alto do Jucá, Iguatu Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), Sobral Igreja São Francisco, Juazeiro do Norte Estádio do Junco, Sobral

19 Polos turísticos do Ceará
Parque Nacional de Ubajara

20 Cultura, musica e esporte
O governo do Ceará criou a primeira secretaria estadual de cultura do Brasil em 1966, que organiza e fomenta a cultura cearense e auxilia outras instituições particulares na manutenção das tradições da população do Estado. Arte popular A cultura cearense é de base essencialmente européia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino. Quando da introdução da cultura portuguesa no Ceará, ao longo do século XVII, os índios já produziam um diversificado artesanato a partir de vegetais. Com a colonização, diversas técnicas européias se somaram a essa base cultural, formando uma arte popular que viria a ser renomada nacional e internacionalmente. Com origens portuguesas e relevante influência indígena, têm destaque a produção de redes com os mais diversos bordados e formas e intrincadas rendas, talvez o maior destaque da produção artesanal cearense, sendo uma arte tradicional no Ceará desde, pelo menos, o século XVIII. As pedras semipreciosas também são exploradas, transformadas em jóias criativas. Ademais, o artesanato feito em madeira e barro se destaca bastante, em tamen, as garrafas de areias coloridas, com paisagens e temáticas diversas, dentre outras, cestarias e chapéus com variadas formas e desenhos feitos da

21 Cultura, musica e esporte
palha do bambu. Por fim, o couro é trabalhado artesanalmente, em especial, para a produção de chapéus e outras peças da roupa de vaqueiros, assim como de móveis e esculturas. Em diversas áreas do interior cearense, os cordéis, assim como os repentistas e poetas populares, especialistas no improviso de rimas, ainda estão presentes e ativos, seguindo uma tradição que remonta aos trovadores e poetas populares da Idade Média lusitana. Outra forte influência portuguesa se encontra na grande importância das festas religiosas nas cidades de todo o interior, particularmente as festas de padroeiro, que estão entre as principais festividades da cultura cearense, abarcando não só cerimônias religiosas, mas também danças, músicas e outras formas de entretenimento, numa complexa mistura de aspectos sagrados e profanos. Artes plásticas O movimento de maior destaque na história da pintura cearense foi o modernismo com o surgimento da Sociedade Cearense de Artes Plásticas em 1944 que reuniu vários pintores como Antônio Bandeira, Otacílio de Azevedo, Aldemir Martins, e outros. Bandeira é considerado um dos maiores pintores abstracionistas do Brasil. Na segunda metade do século XX o suíço Jean-Pierre Chabloz descobriu

22 Cultura, musica e esporte
a arte do acreano de origem cearense Chico da Silva no Pirambu retratando figuras primitivas de dragões e outros animais com carvão e tinta guache. Seu estilo foi classificado como arte naïf e teve grande destaque até a década de 1980. No final do Século XX o pintor Leonilson foi o maior destaque na pintura. Contemporaneamente temos os nomes de Roberto Galvão e Bruno Pedrosa. Música O gênero musical mais identificado com o Ceará é o forró. Nos anos 1940, o cearense Humberto Teixeira formou uma famosa parceria com o pernambucano Luiz Gonzaga, criando o baião. Uma das principais tradições da música cearense são também as bandas cabaçais, que utilizam pífanos, zabumbas e pratos e freqüentemente fazem acompanhar sua música com movimentos e acrobacias com facões, com destaque para a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. O importante momento musical dos anos 1960, no qual floresceram o tropicalismo no Brasil, também teve grande influência no Ceará, onde se revelaram artistas como Ednardo, Belchior, Fagner, Amelinha.

23 Cultura, musica e esporte
Literatura O Ceará é terra de muitos escritores e poetas importantes, podendo-se citar, dentre muitos outros: José de Alencar, Domingos Olímpio, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, e Patativa do Assaré. A literatura cearense foi sempre caracterizada por florescer em torno de grupos literários. O primeiro desses grupos de desenvolvimento literário foi Os Oiteiros, que soube encontrar uma cor local para descrever o fugere urbem e o carpe diem típicos daquela escola. No final do século XIX, surgiu a Padaria Espiritual, uma agremiação cultural formada por jovens escritores, pintores e músicos. Vários autores criticavam as instituições e valores então vigentes com discurso irônico, irreverência, espírito crítico e sincretismo literário. Para alguns críticos literários e historiadores, essa agremiação pode ser considerada um movimento pré-modernista que já apresentava alguns aspectos do Modernismo, que só surgiria com força em São Paulo em 1922. Contemporânea à Padaria Espiritual, a Academia Cearense de Letras

24 Cultura, musica e esporte
foi fundada em 1894 sendo uma das principais instituições literária do estado, congregando alguns dos nomes mais ilustres da literatura estadual. Hoje, existem diversas instituições similares em todo o Ceará. Na década de 1970, surgiram outros dois importantes grupos literários no Ceará: O Saco, e o Grupo Siriará, que reuniu diversos jovens escritores, propondo uma literatura cearense autêntica e desvinculada dos estereótipos que se estabeleceram na retratação literária do ambiente cearense. O Ceará também possui escritores pós-modernistas renomados, embora, em sua maior parte, pouco conhecidos, dentre eles, Pedro Salgueiro, Natércia Campos, Airton Monte. José de Alencar, o mais famoso escritor cearense.

25 Cultura, musica e esporte
No Ceará é muito popular a vaquejada. São realizadas anualmente mais de cem vaquejadas e junto com este esporte o hipismo também é bastante popular, notadamente em Fortaleza e Sobral, cidades com grande tradição em corridas de cavalo. O futebol é o esporte mais popular. O Estádio Castelão é um dos maiores do Brasil e abriga os principais jogos do Campeonato Cearense de Futebol. Na capital, os principais clubes são Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube. Com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2014, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza organizaram documentos para que a cidade venha a sediar jogos com uma reforma no Castelão. O Ceará foi o primeiro estado do Nordeste a ter um pista de automobilismo com a construção do Autódromo Internacional Virgílio Távora em 1969. Atualmente abriga provas de várias categorias nacionais e locais tais como Fórmula Truck e Fórmula 3. No motociclismo as categorias de rali são as mais populares, inclusive no automobilismo com o Rally dos Sertões. No estado se pratica quase todas as modalidades de esportes olímpicos.

26 Cultura, musica e esporte
O estádio Castelão é o maior do estado Vista aérea do Autódromo Internacional Virgílio Távora.

27 Cultura, musica e esporte
Por ter um extenso litoral o Ceará também tem destaques em esportes náuticos e ligados ao litoral como o beach soccer, kitesurf, windsurf, wakeboard, sandboard e surfe. O triatlon também e uma atividad com boa organização e desenvolvimento. Outros esportes de aventura são o pára quedismo, rappel, escalada, trekking, orientação e vôo livre. Entre as lutas, vários tipos são praticados, destacando-se o vale-tudo, capoeira e taekwondo. Outras modalidades existentes são o boxe, aikido, hapkido, jiu-Jitsu, judô, karatê, kung fu, luta de braço, wrestling e wushu.

28 Festas típicas O Miss Ceará é um dos eventos de maior tradição do estado. Sua primeira Edição ocorreu em 1955 e logo com a eleição de Emília Barreto Correia Lima como Miss Brasil. A outra Miss Brasil do Ceará foi Flávia Cavalcanti Rebelo. O Cine Ceará é um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. Acontece em Fortaleza, anualmente desde 1991 e a partir de 2006 o festival aceita inscrições de produções internacionais. O Fortal é uma micareta que acontece anualmente desde 1991 sempre no final de julho. Várias outras micaretas menores ocorrem em cidades do interior. Um dos maiores festivais de música pop do Brasil é o Ceará Music que acontece anualmente desde 2001 reunindo em alguns dias várias bandas nacionais. A maior festa religiosa no Ceará ocorre em junho com as festas juninas. Durante este mês, o forró é o ritmo mais ouvido e tocado em todo o estado ecomidas e vestimentas típicas são comuns nas ruas e praças de quase todas as cidades, destacando-se Juazeiro do Norte com o Juaforró. O carnaval também é outra grande festa, com destaque para as festas organizadas nas cidades litorâneas.

29 Festas típicas Outra grande festa religiosa é o Halleluya que acontece em Fortaleza e é aberto gratuitamente ao público, anualmente desde No setor agropecuário, o evento de destaque no Ceará é a ExpoCrato, realizado anualmente em Crato. Os dois principais espaços para realização de feiras, eventos e convenções do Ceará são o Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza e o Centro de Convenções Edson Queiroz. O pavilhão terá sua construção iniciada em 2009 e será terminado em O Siará Hall é outro importante espaço de eventos do Ceará. Maquete do Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza.

30 Culinaria A peixada cearense, um dos pratos mais servidos à beira das praias, representa a comida do litoral, com peixe cozido no leite de coco com batata, repolho, bastante cheiro-verde, pimentão e alho. A moqueca de arraia e a peixada representam a típica culinária das praias cearenses. Moqueca de arraia é preparada com leite de coco. A carne de arraia é deliciosa e encontrada com grande facilidade. Peixada cearense Moqueca de arraia

31 Culinaria Do sertão, pode-se degustar o baião-de-dois com pequi e paçoca. E um prato universal da gastronomia cearense. Ele pode acompanhar tanto a carne de-sol, como a galinha, a carne de porco, o carneiro ou a paçoca, que é um prato da cozinha cearense de origem indígena. Trata-se de um mistura de carne-seca e farinha de mandioca, batidas no pilão. E das serras, o prato selecionado fora o carneiro guisado. E um cozido feito das costelas e espinhaço. Leva temperos da buchada e podem ser acrescentadas batatas inglesas ou doces, macaxeira ou jerimum. baião-de-dois carneiro guisado

32 Eugenio Leandro Visita o Estado do Ceará, estamos esperando!!
Visita o Estado do Ceará, estamos esperando!!


Carregar ppt "Trabalho de português Estados do Brasil: Ceará"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google