A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fazer acontecer nas organizações com base no conhecimento. EQUIPE: Alexandre Hukusina Elton Lombardi Danielle Binhara Heverson Clayton Barcelos Saulo Hoffman.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fazer acontecer nas organizações com base no conhecimento. EQUIPE: Alexandre Hukusina Elton Lombardi Danielle Binhara Heverson Clayton Barcelos Saulo Hoffman."— Transcrição da apresentação:

1 Fazer acontecer nas organizações com base no conhecimento. EQUIPE: Alexandre Hukusina Elton Lombardi Danielle Binhara Heverson Clayton Barcelos Saulo Hoffman TEXTOS SELECIONADOS: Da biologização a uma idéia em 10 segundos (Alvin Toffler). A cultura do fazer acontecer (Larry Bossidy).

2 Pontos Significativos dos textos selecionados. Segundo Alvin Toffler: É possível fazer prognósticos limitando-se a eventos sociais, econômicos e políticos interconectados; Toda mudança tecnológica implica uma mudança cultural e freqüentemente, política, tendo uma visão diferente que faz as pessoas observarem melhor as mudanças;

3 Pontos Significativos dos textos selecionados. A maioria dos executivos foi treinada para detectar acontecimentos muito prováveis, mas os acontecimentos menos prováveis podem tornar-se realidade e, às vezes mudar o mundo. Ex.: atentado de 11 de setembro. Ponto de vista econômico e social, o Brasil convive com três ondas de mudanças: primeira onda, dos trabalhadores rurais, segunda, dos trabalhadores industriais e a terceira (baseada em conhecimento), dos pequenos grupos que usam a tecnologia da informação de forma habitual;

4 Pontos Significativos dos textos selecionados. Economia baseada em conhecimento – é possível criar mais valor com uma boa idéia em 10 segundos do que 10 mil horas em uma linha de produção. Teorias de ensino e ferramentas obsoletas. A tecnologia da informação (TI) revolucionará a biologia, a biologia revolucionará a tecnologia da informação, tudo revolucionará a economia; As empresas são organismos complexos: recebem o impacto de uma infinidade de estímulos externos e influenciam a sociedade de múltiplas formas;

5 Pontos Significativos dos textos selecionados. Segundo Larry Bossidy: Demissões de presidentes, são incapazes de executar. Não conseguem realizar. Realizar coisas é importante a todo o momento no mundo dos negócios. Transformar estratégias criativas e persuasivas em plano de ação e implementação.

6 Pontos Significativos dos textos selecionados. Sete comportamentos essenciais: 1 - Conheça seus funcionários e seu negócio. É difícil pregar a execução se não se puder ter um bom diálogo com as pessoas a respeito de seu negócio. Abrir sobre estratégia, possibilitando saber a quem será designado a cargos de responsabilidade; 2 - Insista no realismo.Não é possível chegar aonde queremos a menos que sejamos capazes de ver o negócio como ele realmente é. É preciso olhar o desempenho e críticas que possam ser feitas ao seu respeito;

7 Pontos Significativos dos textos selecionados. 3 - Faça o follow-up das reuniões. Estabelecer metas, prazos, registros e cobrar resultados para as coisas acontecerem. 4 - Recompense os fazedores. Recompensar funcionários individualmente, mesmo quando os mesmos estão no mesmo nível salarial. Garantir que esteja recompensando as pessoas certas. 5 - Determine metas e prioridades claras. Certificar- se que todos saibam qual é a meta. Metas maiores e em menor número são uma forma de fazer uma organização funcionar bem de verdade.

8 Pontos Significativos dos textos selecionados. 6 - Amplie a capacidade das pessoas pelo treinamento. Não deter uma pessoa numa função por demasiado tempo só porque ela é excelente nisso, dar outra tarefa para que possam ampliar seus horizontes. Dizer todas as coisas boas que faz e as poucas que deveria mudar 7 - Conheça a si mesmo. Sem isso, não se consegue ser honesto consigo mesmo, com a realidade do negócio e com as outras pessoas.

9 Pontos relacionados com os textos bases. O ingrediente essencial para o progresso no mundo global é o conhecimento, o domínio de novas maneiras de organizar o trabalho e a superioridade tecnológica. Segundo moura (1994), o futuro desejável deve ser claramente enunciado e não implícito, sendo a via educacional o caminho para alcançar este objetivo.

10 Pontos relacionados com os textos bases. É importante conhecermos os modelos de produção que aparentemente se opõem ao paradigma taylorista-fordista, e suas contribuições significativas na visão focada na competitividade, qualidade produtiva industrial e na organização do processo produtivo. Caso sueco, voltado para a produção em média série, caso italiano, no setor de produção de bens de capital especiais sob encomenda e no caso japonês na produção em massa. Fatos estes que provam que o fracasso de algumas empresas ou economias não impediu o desenvolvimento da revolução industrial do século 19.

11 Pontos relacionados com os textos bases. Segundo Alberto Von Ellenrieder, diretor da Bolsinhas e Campos em artigo publicado na revista Exame (de ). Os produtos têm má qualidade porque o consumidor não reage, o governo não fiscaliza e os empresários se conformam com este baixo patamar de exigências

12 Pontos relacionados com os textos bases. No texto base – Gestão- o publico e o privado – podemos entender melhor o significado do termo administração como ciência pode e deve contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária, com qualidade de vida, procurando equilibrar e satisfazer o desenvolvimento comunitário, organizacional e pessoal, com ética e respeito por todos os humanos e destes pelos ecossistemas. Caso isto não saia dos discursos para a prática, corremos o risco nada virtual de não termos nada para administrarmos e pior de sermos extintos pela nossa incompetência e/ou omissão de gerirmos a Gaia, nossa casa Terra. Tomando-se por base esta definição, devemos tentar seguir os sete comportamentos essenciais para a cultura do fazer acontecer com cautela e prudência, para não ultrapassarmos os nossos limites éticos nas empresas e organizações.

13 Pontos relacionados com os textos bases. O Estado, definido como um complexo de instituições por meio das quais o poder da sociedade se organiza, deveria garantir todos os direitos dos cidadãos. O Estado deveria ser a forma como o desejo do público se mostra. Assim espera-se que a ação do Estado seja a mais transparente possível.

14 Pontos relacionados com os textos bases. Como sabemos que as atitudes do Estado muitas vezes são obscuras, há a necessidade da participação ativa dos cidadãos, o que por barreiras, exclusão ou falta de transparência do Estado lhes é negada. Entretanto a idéia de que não adianta nada participar, que nada mudará deve ser abandonada e participarmos ativamente das decisões que definem o rumo da sociedade. É preciso agir!

15 Pontos relacionados com os textos bases. E o medo de se expor deve ser vencido para que ideais o desejo de toda a população seja alcançado. Baseado no texto - A influência do empresariado na perspectiva da globalização - muitas vezes o poder econômico apresentado pelas multinacionais as leva a atacar, direta ou indiretamente, o que é público e mostrar freqüentemente a eficiência e eficácia das grandes corporações privadas.

16 Pontos relacionados com os textos bases. Dessa forma tais empresas acabam tomando o lugar do Estado e fazendo tudo o que se esperava deste, como por exemplo, fornecer educação, segurança e saúde a população. Sendo a educação o ingrediente principal para o progresso no mundo global as grandes corporações privadas acabam se enraizando em nossa sociedade por fornecer tal direito, que a priori, é obrigação do Estado.

17 Pontos relacionados com os textos bases. Entretanto – baseado no texto Gestão – O público e o privado - quando falamos em privatização, principalmente de assuntos estratégicos como educação, saúde e segurança surge a dúvida de como a administração privada vê a necessidade de dar contas a sociedade de suas ações e seus funcionários.

18 Conclusões Todas as organizações sejam privadas ou públicas devem estar sintonizadas com a evolução tecnológica, cultural e política para sobreviverem no mercado atual; Todos os líderes devem trabalhar com o intuitivo (atuar no improvável)

19 Conclusões Não basta só planejar, é preciso fazer e atingir as metas claras estabelecidas através do conhecimento. Todos devem agir eticamente, respeitando o homem como pessoa e todo o ecossistema. Hoje ética é indispensável para sobrevivência da empresa.

20 Fazer acontecer nas organizações com base no conhecimento. FIM


Carregar ppt "Fazer acontecer nas organizações com base no conhecimento. EQUIPE: Alexandre Hukusina Elton Lombardi Danielle Binhara Heverson Clayton Barcelos Saulo Hoffman."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google