A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV DENGUE 2011 Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº - Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz Manaus – Am Fone / Fax: (o92) –

2 Vamos conhecer, para combater!
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Vamos conhecer, para combater! A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, causada por um vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

3 ONDE VIVE O MOSQUITO DA DENGUE?
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV ONDE VIVE O MOSQUITO DA DENGUE? Ele vive dentro de nossas casas, escolas, construções,igrejas, convive conosco.

4 Ciclo Biológico do Aedes
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Ciclo Biológico do Aedes A fêmea do mosquito da dengue coloca seus ovos nas vasilhas com água parada e lá os mosquitos se desenvolvem.

5 Sabendo mais sobre o transmissor da dengue:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Sabendo mais sobre o transmissor da dengue: Um ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias - mais ou menos 1 ano, 2 meses e 25 dias, mesmo em locais que tenham ficado secos por um longo tempo. Quando este local for molhado novamente, ovo volta a ficar ativo, reiniciando o ciclo de vida que vimos anteriormente.

6 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV FIQUE ATENTO! Depois de adulto o mosquito Aedes vive de 30 a 35 dias em média. Durante as chuvas aumentam a quantidade de locais onde mosquito fêmea costuma colocar seus ovos. Fique atento! Não deixe água acumulada.

7 Ciclo de Transmissão da Dengue
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Ciclo de Transmissão da Dengue Como se pega dengue: O mosquito Aedes pica uma pessoa com dengue e fica infectado com o vírus da doença. A pessoa através da picada do mosquito fêmea adquire o vírus e pode desenvolver a doença. O mosquito infectado pica uma pessoa sadia e passa o vírus da dengue para ela.

8 Depois de 3 a 15 dias a dengue começa a se manifestar na pessoa.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Não há transmissão de dengue pelo contato direto de uma pessoa doente para outra sadia, nem por alimentos, água ou quaisquer objetos! Depois de 3 a 15 dias a dengue começa a se manifestar na pessoa. Existem 4 tipos de vírus da dengue. A pessoa pode ter dengue apenas 4 vezes, cada vez que a pessoa tem dengue é um tipo de vírus diferente,

9 fonte: Folha online, correio do estado,
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Nenhum dos sorotipos de vírus da Dengue é mais perigoso que o outro, uma vez que os sintomas dos quatros são os mesmos, mas a transmissão do tipo 4 é preocupante porque a população não tem imunidade contra esse vírus e parte dela já foi infectada por outros sorotipos. Por isso, há risco de epidemia, uma vez que a população está suscetível(vulnerável ). fonte: Folha online, correio do estado, Brasil,quinta-feira, 06/01/2011.

10 Existem 2 tipos de dengue :a clássica e a hemorrágica. O que se sente?
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Quando suspeitar que é Dengue? Existem 2 tipos de dengue :a clássica e a hemorrágica. O que se sente? CLÁSSICA HEMORRÁGICA Febre. Dor abdominal intensa Dor de cabeça. Pressão baixa Dor no corpo . Tonteiras e desmaios Manchas vermelhas no corpo Sangramentos Vômitos. Fezes escuras.

11 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Dengue Clássica . . . .

12 Ainda DENGUE HEMORRÁGICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Ainda DENGUE HEMORRÁGICA No início da doença, os sintomas são iguais aos da Dengue Clássica. Pode existir ainda: Alteração na pressão arterial, pulso rápido e fraco; Dificuldade em respirar; Diminuição da urina;

13 Sangramento nas gengivas e narinas;
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Vômitos frequentes e tonteiras; Dor abdominal intensa e contínua - dor de barriga; Sangramento nas gengivas e narinas;

14 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Dengue Hemorrágica . . . . .

15 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Dengue Hemorrágica . . . .

16 O que fazer quando sentir
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV O que fazer quando sentir sintomas da dengue?

17 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV COMO TRATAR DENGUE? Não existe vacina!!! Quem está com dengue deve ficar em repouso e beber muito líquido. . AAS . risco de hemorragia. Não tome medicamentos sem orientação médica. . Não existem medicamentos contra a dengue. As medicações utilizadas são analgésicos e antitérmicos que controlam a dor e a febre. . .

18 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Formas de combate:

19 Colocar o lixo dentro da lixeira e mantê-la tampada.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV cada um de nós podemos contribuir para minimizar o risco de Dengue no Amazonas. Manter tampados tanques, barris, tonéis, cacimbas, poços e tudo que possa acumular água. Tratar a água da piscina. Colocar o lixo dentro da lixeira e mantê-la tampada.

20 COLABORE DA SEGUINTE FORMA:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV COLABORE DA SEGUINTE FORMA: Nunca deixar acumular água em pneus, deixe-os em locais cobertos. Manter garrafas e demais vasilhas como latas, baldes, bacias, etc, com a “boca” para baixo, evitando que a água se acumule

21 COLABORE DA SEGUINTE FORMA:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV COLABORE DA SEGUINTE FORMA: Limpando as calhas e lajes, mantendo as caixas d’agua e demais reservatórios de água limpos e fechados. Não deixando água parada! Limpar o pratinho de plantas pelo menos uma vez por semana ou encher com areia.

22 Como fazer no meu ambiente de trabalho?
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Como fazer no meu ambiente de trabalho? É fácil prevenir !

23 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV

24 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV

25 Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores Fone/fax: / Disk Dengue: Obrigado a todos! Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº - Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz Manaus – Am Fone / Fax: (o92) –


Carregar ppt "Fone / Fax: (o92) 3228.5025 – email: @pmm.am.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google