A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº - Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz Manaus – Am Fone / Fax: (o92) – DENGUE 2011

2 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Vamos conhecer, para combater ! A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, causada por um vírus, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

3 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV ONDE VIVE O MOSQUITO DA DENGUE? Ele vive dentro de nossas casas, escolas, construções,igrejas, convive conosco.

4 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV A fêmea do mosquito da dengue coloca seus ovos nas vasilhas com água parada e lá os mosquitos se desenvolvem.

5 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Sabendo mais sobre o transmissor da dengue: Um ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias - mais ou menos 1 ano, 2 meses e 25 dias, mesmo em locais que tenham ficado secos por um longo tempo. Quando este local for molhado novamente, ovo volta a ficar ativo, reiniciando o ciclo de vida que vimos anteriormente.

6 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV FIQUE ATENTO! Depois de adulto o mosquito Aedes vive de 30 a 35 dias em média. Durante as chuvas aumentam a quantidade de locais onde mosquito fêmea costuma colocar seus ovos. Fique atento! Não deixe água acumulada.

7 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Como se pega dengue: O mosquito Aedes pica uma pessoa com dengue e fica infectado com o vírus da doen ça. O mosquito infectado pica uma pessoa sadia e passa o vírus da dengue para ela. A pessoa através da picada do mosquito fêmea adquire o vírus e pode desenvolver a doença.

8 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Depois de 3 a 15 dias a dengue começa a se manifestar na pessoa. Não há transmissão de dengue pelo contato direto de uma pessoa doente para outra sadia, nem por alimentos, água ou quaisquer objetos ! Existem 4 tipos de vírus da dengue. A pessoa pode ter dengue apenas 4 vezes, cada vez que a pessoa tem dengue é um tipo de vírus diferente,

9 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Nenhum dos sorotipos de vírus da Dengue é mais perigoso que o outro, uma vez que os sintomas dos quatros são os mesmos, mas a transmissão do tipo 4 é preocupante porque a população não tem imunidade contra esse vírus e parte dela já foi infectada por outros sorotipos. Por isso, há risco de epidemia, uma vez que a população está suscetível(vulnerável ). fonte: Folha online, correio do estado, Brasil,quinta-feira, 06/01/2011. Brasil,quinta-feira, 06/01/2011.

10 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Vômitos. Quando suspeitar que é Dengue? Existem 2 tipos de dengue :a clássica e a hemorrágica. CLÁSSICA HEMORRÁGICA Febre. Dor de cabeça.. Dor no corpo Manchas vermelhas no corpo Dor abdominal intensa Pressão baixa Tonteiras e desm aios Sangramentos Fezes escuras.

11 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV.... Dengue Clássica

12 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV No início da doença, os sintomas são iguais aos da Dengue Clássica. Pode existir ainda: Alteração na pressão arterial, pulso rápido e fraco; Dificuldade em respirar; Diminuição da urina; DENGUE HEMORRÁGICA Ainda

13 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Vômitos frequentes e tonteiras; Dor abdominal intensa e contínua - dor de barriga; Sangramento nas gengivas e narinas;

14 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV.....

15 ....

16

17 .. Não existem medicamentos contra a dengue. As medicações utilizadas são analgésicos e antitérmicos que controlam a dor e a febre.... COMO TRATAR DENGUE? Quem está com dengue deve ficar em repouso e beber muito líquido. Não tome medicament os sem orientação médica. Não existe vacina!!! risco de hemorragia.

18 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV

19 cada um de nós podemos contribuir para minimizar o risco de Dengue no Amazonas. Manter tampados tanques, barris, tonéis, cacimbas, poços e tudo que possa acumular água. Tratar a água da piscina. Colocar o lixo dentro da lixeira e mantê-la tampada.

20 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Nunca deixar acumular água em pneus, deixe-os em locais cobertos. COLABORE DA SEGUINTE FORMA : Manter garrafas e demais vasilhas como latas, baldes, bacias, etc, com a “boca” para baixo, evitando que a água se acumule

21 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV COLABORE DA SEGUINTE FORMA: Limpando as calhas e lajes, mantendo as caixas d’agua e demais reservatórios de água limpos e fechados. Não deixando água parada! Limpar o pratinho de plantas pelo menos uma vez por semana ou encher com areia.

22 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV Como fazer no meu ambiente de trabalho? É fácil prevenir !

23 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV

24

25 Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº - Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz Manaus – Am Fone / Fax: (o92) – Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores Fone/fax: / Disk Dengue: Obrigado a todos!


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental - DVEAM Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores – DCDTV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google