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GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula

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Apresentação em tema: "GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula"— Transcrição da apresentação:

1 GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula e-mail

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PRODUTO PARA O MERCADO
CONTEÚDO - AULA 2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PRODUTO PARA O MERCADO 2.1 - Modelo estratégico e conceitos fundamentais 2.2 - vantagem competitiva 2.3 - competição industrial: forças que atuam sobre a industria

3 “aplicação de recursos para o alcance de determinados objetivos”
ESTRATÉGIA Estratégia “Arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais para ganhar uma guerra” “aplicação de recursos para o alcance de determinados objetivos”

4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“Análise do ambiente organizacional, assegurando o equilíbrio dos recursos e das competências da organização com relação às melhores oportunidades apresentadas pelo mercado”

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ambiente interno: organização coloca em prática os pontes fortes e minimiza os efeitos representados pelo pontos fracos Ambiente externo: Compreendem sindicatos, bancos, governo, fornecedores, clientes

6 VANTAGEM COMPETITIVA “Conjunto de fatores que fazem com que uma empresa se destaque no mercado, evitando que seus concorrentes a alcancem ou a derrotem” Quanto maior  maior mercado Quanto melhor o produto  maior tempo no mercado

7 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
O lugar que a organização ou o produto ocupa no mercado. E estão diretamente relacionados à liderança no mercado em algum fator

8 LIDERANÇA Participação global no mercado Num nicho de mercado
Num segmento de clientes Numa região No valor percebido Na diferenciação de atendimento Nos custos

9 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
observação pelo cliente Posição de baixo custo No âmbito de Toda a Indústria um segmento particular ALVO ESTRATÉGICO DIFERENCIAÇÃO LIDERANÇA NO CUSTO TOTAL ENFOQUE

10 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
Diferenciação: criação de algo que seja considerado único Liderança de custo: atenção na administração do controle de custos Enfoque: empresa determina um alvo em particular

11 Tomada de decisões Funil de decisões
Traduz a visibilidade necessária para elaboração de um produto e sua introdução no mercado.

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13 TOMADA DE DECISÕES São consideradas para efeito de análise as funções de marketing, de finanças, de produção, de recursos e outras que fazem parte da organização.

14 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Equipamentos e instalações Processo produtivo
Programação e controle da produção Qualidade Sistema de custos Pesquisa e desenvolvimento Suprimentos Organização da fábrica Produção dos serviços

15 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Envolve as características do sistema produtivo, desde as instalações industriais até a entrega do produto acabado Instalação industrial Compreende aspectos referentes à sua localização, tamanho, conservação e vantagens

16 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Equipamentos e instalações
Modernidade e manutenção, análise do nível de utilização e adequação, segurança Processo produtivo Estudo dos índices de produtividade, da utilização da capacidade produtiva, adequação do arranjo físico, e os incentivos pela melhoria de produção

17 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Qualidade Sistema de Custos
Identifica o nível e os indicadores de qualidade dos produtos e processos, e o atendimento aos clientes Sistema de Custos Os critérios de apropriação, análise e divulgação, o nível de controle e a avaliação dos resultados, se estão adequados de acordo com a empresa

18 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Pesquisa e Desenvolvimento Suprimentos
Implica em estabelecer quais os valores destinados e quais os critérios utilizados na seleção Suprimentos Identifica a porcentagem do custo dos materiais em comparação ao custo total do produto, critérios de seleção dos fornecedores

19 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Organização da fábrica Produção nos serviços
Estudo da estrutura organizacional e seu componentes, incluindo normas, procedimentos, tempo e os métodos adotados na produção Produção nos serviços Análise de processos padronizados, instalações de atendimento, critérios de utilização e indicadores de satisfação que servirão de feedback

20 Competição Industrial
A INDÚSTRIA rivalidade entre os competidores atuais Barreiras para a entrada no mercado Ameaça de produtos ou serviços de substituição Poder de barganha dos fornecedores Poder de Barganha dos consumidores As cinco forças ambientais que governam a competição Industrial por Porter

21 FORÇA DOS FORNECEDORES
Diferenciação dos insumos Concentração dos fornecedores Volume de insumos Insumos substitutos

22 FORÇA DE Produtos SUBSTITUTOS
FORÇA DOS COMPRADORES Diferenciação de produtos Identidade da Marca Incentivo para a compra FORÇA DE Produtos SUBSTITUTOS Desempenho Preço - produtos substitutos Troca de produtos

23 FORÇA DA CONCORRÊNCIA NA INDÚSTRIA
Estrutura de custos fixos Diferenciação Identidade de Marca Custos de mudança Concentração de empresas Complexidade informacional

24 FORÇAS DAS BARREIRAS DE ENTRADA NO MERCADO
Economias de escala Diferenciação de produtos Necessidade de capital Desvantagens de custo independente de tamanho Acesso a canais de distribuição Política governamental

25 FUNÇÃO DE MARKETING Sistema de distribuição Produtos
Pesquisa de mercado Força de vendas Novos bens e serviços Promoção e propaganda Políticas mercadológicas Departamento de marketing Serviços fornecidos

26 SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
Forma de atuação do corpo de vendas Seus distribuidores e representantes O processo de estabelecimento de preços A capacidade de escoamento dos canais de distribuição com suas respectivas políticas e vantagens

27 PRODUTOS Descrição básica, marca Embalagem Participação de mercado
Mecanismos de transporte Vantagens e desvantagens em qualidade, preço e promoção

28 PESQUISA DE MERCADO Reúne os dados gerais sobre o mercado
Sobre a opinião de clientes Vendedores - distribuidores E tendências de mercado

29 FORÇA DE VENDAS Dados relativos a: Número e localização de vendas
Especificação das tarefas de vendas Definição das quotas de vendas Definição das remunerações

30 NOVOS BENS E SERVIÇOS PROMOÇÃO E PROPAGANDA
A empresa deve atentar para o modo como são idealizados, selecionados, lançados e avaliados pelo mercado É responsável pela escolha da mídia de divulgação, pelos critérios de escolha de veiculação PROMOÇÃO E PROPAGANDA

31 POLÍTICAS MERCADOLÓGICAS
Estabelecimento dos preços Descontos oferecidos Critérios de devolução de mercadorias Escolha de revendedores Pagamentos e comissões

32 DEPARTAMENTO DE MARKETING
Analisar a estrutura e o tipo de departamento Distribuir tarefas e responsabilidades Capacitar o pessoal e Fazer a interação com os demais departamentos

33 SERVIÇOS FORNECIDOS Parte do produto a ser colocado no mercado
O fornecimento e abordagem voltada ao cliente Os locais de fornecimento As características de qualidade A promoção e As formas de avaliação de serviços

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