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Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula GPI.

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Apresentação em tema: "Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula GPI."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula GPI

2 Prof a Alessandra de Paula 2 CONTEÚDO - AULA 2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PRODUTO PARA O MERCADO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PRODUTO PARA O MERCADO Modelo estratégico e conceitos fundamentais Modelo estratégico e conceitos fundamentais vantagem competitiva vantagem competitiva competição industrial: forças que atuam sobre a industria competição industrial: forças que atuam sobre a industria

3 Prof a Alessandra de Paula 3 ESTRATÉGIA Estratégia Estratégia Arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais para ganhar uma guerra aplicação de recursos para o alcance de determinados objetivos

4 Prof a Alessandra de Paula 4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Análise do ambiente organizacional, assegurando o equilíbrio dos recursos e das competências da organização com relação às melhores oportunidades apresentadas pelo mercado

5 Prof a Alessandra de Paula 5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ambiente interno: organização coloca em prática os pontes fortes e minimiza os efeitos representados pelo pontos fracos Ambiente interno: organização coloca em prática os pontes fortes e minimiza os efeitos representados pelo pontos fracos Ambiente externo: Compreendem sindicatos, bancos, governo, fornecedores, clientes Ambiente externo: Compreendem sindicatos, bancos, governo, fornecedores, clientes

6 Prof a Alessandra de Paula 6 VANTAGEM COMPETITIVA Conjunto de fatores que fazem com que uma empresa se destaque no mercado, evitando que seus concorrentes a alcancem ou a derrotem Quanto maior maior mercado Quanto maior maior mercado Quanto melhor o produto maior tempo no mercado Quanto melhor o produto maior tempo no mercado

7 Prof a Alessandra de Paula 7 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO O lugar que a organização ou o produto ocupa no mercado. O lugar que a organização ou o produto ocupa no mercado. E estão diretamente relacionados à liderança no mercado em algum fator E estão diretamente relacionados à liderança no mercado em algum fator

8 Prof a Alessandra de Paula 8 LIDERANÇA Participação global no mercado Participação global no mercado Num nicho de mercado Num nicho de mercado Num segmento de clientes Num segmento de clientes Numa região Numa região No valor percebido No valor percebido Na diferenciação de atendimento Na diferenciação de atendimento Nos custos Nos custos

9 Prof a Alessandra de Paula 9 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS observação pelo cliente Posição de baixo custo No âmbito de Toda a Indústria um segmento particular ALVO ESTRATÉGICO DIFERENCIAÇÃOLIDERANÇA NO CUSTO TOTAL ENFOQUE

10 Prof a Alessandra de Paula 10 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS Diferenciação: criação de algo que seja considerado único Diferenciação: criação de algo que seja considerado único Liderança de custo: atenção na administração do controle de custos Liderança de custo: atenção na administração do controle de custos Enfoque: empresa determina um alvo em particular Enfoque: empresa determina um alvo em particular

11 Prof a Alessandra de Paula 11 Tomada de decisões Funil de decisões Funil de decisões Traduz a visibilidade necessária para elaboração de um produto e sua introdução no mercado.

12 Prof a Alessandra de Paula 12

13 Prof a Alessandra de Paula 13 TOMADA DE DECISÕES São consideradas para efeito de análise as funções de marketing, de finanças, de produção, de recursos e outras que fazem parte da organização. São consideradas para efeito de análise as funções de marketing, de finanças, de produção, de recursos e outras que fazem parte da organização.

14 Prof a Alessandra de Paula 14 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO 1. Equipamentos e instalações 2. Processo produtivo 3. Programação e controle da produção 4. Qualidade 5. Sistema de custos 6. Pesquisa e desenvolvimento 7. Suprimentos 8. Organização da fábrica 9. Produção dos serviços

15 Prof a Alessandra de Paula 15 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Envolve as características do sistema produtivo, desde as instalações industriais até a entrega do produto acabado Envolve as características do sistema produtivo, desde as instalações industriais até a entrega do produto acabado 1. Instalação industrial Compreende aspectos referentes à sua localização, tamanho, conservação e vantagens

16 Prof a Alessandra de Paula 16 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO 2. Equipamentos e instalações Modernidade e manutenção, análise do nível de utilização e adequação, segurança Modernidade e manutenção, análise do nível de utilização e adequação, segurança 3. Processo produtivo Estudo dos índices de produtividade, da utilização da capacidade produtiva, adequação do arranjo físico, e os incentivos pela melhoria de produção Estudo dos índices de produtividade, da utilização da capacidade produtiva, adequação do arranjo físico, e os incentivos pela melhoria de produção

17 Prof a Alessandra de Paula 17 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO 4. Qualidade Identifica o nível e os indicadores de qualidade dos produtos e processos, e o atendimento aos clientes Identifica o nível e os indicadores de qualidade dos produtos e processos, e o atendimento aos clientes 5. Sistema de Custos Os critérios de apropriação, análise e divulgação, o nível de controle e a avaliação dos resultados, se estão adequados de acordo com a empresa Os critérios de apropriação, análise e divulgação, o nível de controle e a avaliação dos resultados, se estão adequados de acordo com a empresa

18 Prof a Alessandra de Paula 18 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO 6. Pesquisa e Desenvolvimento Implica em estabelecer quais os valores destinados e quais os critérios utilizados na seleção Implica em estabelecer quais os valores destinados e quais os critérios utilizados na seleção 7. Suprimentos Identifica a porcentagem do custo dos materiais em comparação ao custo total do produto, critérios de seleção dos fornecedores Identifica a porcentagem do custo dos materiais em comparação ao custo total do produto, critérios de seleção dos fornecedores

19 Prof a Alessandra de Paula 19 FUNÇÃO DE PRODUÇÃO 8. Organização da fábrica Estudo da estrutura organizacional e seu componentes, incluindo normas, procedimentos, tempo e os métodos adotados na produção Estudo da estrutura organizacional e seu componentes, incluindo normas, procedimentos, tempo e os métodos adotados na produção 9. Produção nos serviços Análise de processos padronizados, instalações de atendimento, critérios de utilização e indicadores de satisfação que servirão de feedback Análise de processos padronizados, instalações de atendimento, critérios de utilização e indicadores de satisfação que servirão de feedback

20 Prof a Alessandra de Paula 20 A INDÚSTRIA rivalidade entre os competidoresatuais Barreiras para a entrada nomercado Ameaça de produtos ou serviços de substituição Poder de barganha dos fornecedores Poder de Barganha dos consumidores As cinco forças ambientais que governam a competição Industrial por Porter Competição Industrial

21 Prof a Alessandra de Paula 21 F ORÇA D OS FORNECEDORES Diferenciação dos insumos Diferenciação dos insumos Concentração dos fornecedores Concentração dos fornecedores Volume de insumos Volume de insumos Insumos substitutos Insumos substitutos

22 Prof a Alessandra de Paula 22 F ORÇA D OS COMPRADORES Diferenciação de produtos Diferenciação de produtos Identidade da Marca Identidade da Marca Incentivo para a compra Incentivo para a compra F ORÇA D E P rodutos SUBSTITUTOS Desempenho Desempenho Preço - produtos substitutos Preço - produtos substitutos Troca de produtos Troca de produtos

23 Prof a Alessandra de Paula 23 F ORÇA D A CONCORRÊNCIA N A INDÚSTRIA Estrutura de custos fixos Estrutura de custos fixos Diferenciação Diferenciação Identidade de Marca Identidade de Marca Custos de mudança Custos de mudança Concentração de empresas Concentração de empresas Complexidade informacional Complexidade informacional

24 Prof a Alessandra de Paula 24 F ORÇAS D AS BARREIRAS D E ENTRADA N O MERCADO Economias de escala Economias de escala Diferenciação de produtos Diferenciação de produtos Necessidade de capital Necessidade de capital Desvantagens de custo independente de tamanho Desvantagens de custo independente de tamanho Acesso a canais de distribuição Acesso a canais de distribuição Política governamental Política governamental

25 Prof a Alessandra de Paula 25 FUNÇÃO DE MARKETING Sistema de distribuição Sistema de distribuição Produtos Produtos Pesquisa de mercado Pesquisa de mercado Força de vendas Força de vendas Novos bens e serviços Novos bens e serviços Promoção e propaganda Promoção e propaganda Políticas mercadológicas Políticas mercadológicas Departamento de marketing Departamento de marketing Serviços fornecidos Serviços fornecidos

26 Prof a Alessandra de Paula 26 SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO Forma de atuação do corpo de vendas Forma de atuação do corpo de vendas Seus distribuidores e representantes Seus distribuidores e representantes O processo de estabelecimento de preços O processo de estabelecimento de preços A capacidade de escoamento dos canais de distribuição com suas respectivas políticas e vantagens A capacidade de escoamento dos canais de distribuição com suas respectivas políticas e vantagens

27 Prof a Alessandra de Paula 27 PRODUTOS Descrição básica, marca Descrição básica, marca Embalagem Embalagem Participação de mercado Participação de mercado Mecanismos de transporte Mecanismos de transporte Vantagens e desvantagens em qualidade, preço e promoção Vantagens e desvantagens em qualidade, preço e promoção

28 Prof a Alessandra de Paula 28 PESQUISA DE MERCADO Reúne os dados gerais sobre o mercado Reúne os dados gerais sobre o mercado Sobre a opinião de clientes Sobre a opinião de clientes Vendedores - distribuidores Vendedores - distribuidores E tendências de mercado E tendências de mercado

29 Prof a Alessandra de Paula 29 FORÇA DE VENDAS Dados relativos a: Dados relativos a: –Número e localização de vendas –Especificação das tarefas de vendas –Definição das quotas de vendas –Definição das remunerações

30 Prof a Alessandra de Paula 30 NOVOS BENS E SERVIÇOS A empresa deve atentar para o modo como são idealizados, selecionados, lançados e avaliados pelo mercado A empresa deve atentar para o modo como são idealizados, selecionados, lançados e avaliados pelo mercado É responsável pela escolha da mídia de divulgação, pelos critérios de escolha de veiculação É responsável pela escolha da mídia de divulgação, pelos critérios de escolha de veiculação PROMOÇÃO E PROPAGANDA

31 Prof a Alessandra de Paula 31 POLÍTICAS MERCADOLÓGICAS Estabelecimento dos preços Estabelecimento dos preços Descontos oferecidos Descontos oferecidos Critérios de devolução de mercadorias Critérios de devolução de mercadorias Escolha de revendedores Escolha de revendedores Pagamentos e comissões Pagamentos e comissões

32 Prof a Alessandra de Paula 32 DEPARTAMENTO DE MARKETING Analisar a estrutura e o tipo de departamento Analisar a estrutura e o tipo de departamento Distribuir tarefas e responsabilidades Distribuir tarefas e responsabilidades Capacitar o pessoal e Capacitar o pessoal e Fazer a interação com os demais departamentos Fazer a interação com os demais departamentos

33 Prof a Alessandra de Paula 33 SERVIÇOS FORNECIDOS Parte do produto a ser colocado no mercado Parte do produto a ser colocado no mercado O fornecimento e abordagem voltada ao cliente O fornecimento e abordagem voltada ao cliente Os locais de fornecimento Os locais de fornecimento As características de qualidade As características de qualidade A promoção e A promoção e As formas de avaliação de serviços As formas de avaliação de serviços

34 Prof a Alessandra de Paula 34


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