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ASPECTOS PSICOLÓGICOS INERENTES ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO

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Apresentação em tema: "ASPECTOS PSICOLÓGICOS INERENTES ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS PSICOLÓGICOS INERENTES ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO

2 CRIATIVIDADE Criatividade é uma técnica de resolver problemas .
Pode ser aplicada a todas as atividades humanas, e não apenas à atividade específica de comunicação.

3 CRIATIVIDADE Pode ser aplicada à medicina, à sociologia, ao marketing, às finanças, à educação, à produção de alfinete, à administração pública, à contabilidade, ao jornalismo – em tudo.

4 E todas as profissões existem pessoas que apenas seguem os caminhos já trilhados – e essa é a função do conhecimento que elas adquirem sistematicamente.

5 Existem aquelas pessoas que agem criativamente, isto é, que descobrem caminhos novos e que, considerando o conhecimento como um meio e não como um fim em si mesmo, acrescentam a esse conhecimento o resultado de sua criatividade, ampliando-o.

6 COMUNICAÇÃO Não existe grupos sem comunicação, ou seja, sem a transferência de significados entre seus membros.

7 COMUNICAÇÃO A comunicação, contudo é mais do que simplesmente transmitir um significado. Ela precisa ser compreendida.

8 A COMUNICAÇÃO PRECISA INCLUIR A TRANSFERÊNCIA E A COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO.

9 COMUNICAÇÃO A comunicação é o resultado do entendimento de uma série de símbolos e sinais pelo emissor e pelo receptor. Veja no esquema a seguir como funciona a comunicação

10 COMO FUNCIONA A COMUNICAÇÃO
Início O emissor codifica a mensagem (a idéia em símbolos): palavras, figuras e números. A mensagem codificada é transmitida ao receptor, por um meio (ou canal) de comunicação. O receptor decodifica a mensagem, traduz os símbolos transmitidos pelo emissor em idéias que ele entenda. O receptor responde ao emissor que entendeu a mensagem Fim

11 O processo de comunicação

12 ELEMENTOS DO PROCESSO • Emissor e Receptor  Principais elementos envolvidos na comunicação. Meio e Mensagem  Principais ferramentas de comunicação.

13 ELEMENTOS DO PROCESSO •  Codificação, Decodificação, Resposta e Feedback  Principais funções da comunicação. Ruído  mensagens aleatórias e concorrentes que interferem no processo de comunicação.

14

15 PERSUASÃO A persuasão é a habilidade mais importante para um profissional se destacar no meio em que vive.

16 Profissionais como médicos, engenheiros, sacerdotes, políticos, e outros, podem utilizá-la para influenciar positivamente seus pacientes, clientes e seguidores.

17 A origem da palavra persuasão vem do latim “persuadere” que significa aconselhar ou numa tradução livre “aconselhar alguém até que este concorde em fazer o que queremos”

18 Persuadir – aconselhar levando uma pessoa a realizar uma ação.
A persuasão lida com a vontade das pessoas. Ela estabelece uma comunicação suave e elegante.

19 COMPETIÇÃO

20 COMPETIÇÃO

21 COMPETIÇÃO Concorrência simultânea de duas ou diversas pessoas à mesma coisa.

22 Competição pode levar a um conflito?

23 Conflito É o processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante (Robbins, 2005)

24 CONFLITOS As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito.

25 O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana.
Constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração.

26 Fatores causadores de conflitos
Stress; Pressão por resultados; Sobrecarga de trabalho; Clima de competição;

27 Insegurança e instabilidade;
Ameaças e críticas depreciativas; Relações interpessoais; Distorções na comunicação.

28 Reduzir e eliminar conflitos
Que as lideranças ouçam ativamente e estejam atentas para o conteúdo, sentimentos e a relação entre comunicação verbal e não-verbal: comunicação assertiva; Luzia Aquime, Integrhar Gestão Organizacional

29 Explicitação do conflito, entendimento de suas causas e a busca de modos para superá-los;
Colaboração e envolvimento, compromisso, trabalhar juntos com a finalidade de encontrar a solução para o problema;

30 Clareza e transparência na comunicação: dialogar e emitir feedback.
Convivência organizacional pautada na solidariedade e na ética, contribuindo assim para o papel construtivo do conflito; Clareza e transparência na comunicação: dialogar e emitir feedback. Luzia Aquime, Integrhar Gestão Organizacional

31 Como administrar os conflitos
Para uma eficaz resolução dos conflitos é preciso compatibilizar alguns passos a serem seguidos: conhecer e aplicar alguns saberes e, definir o estilo a ser adotado.

32 Os seguintes passos são considerados de suma importância:
a) criar uma atmosfera afetiva; b) esclarecer as perceptíveis; c) focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;

33 d) construir um poder positivo e compartilhado;
e) olhar para o futuro e, em seguida, aprender com o passado; f) gerar opções de ganhos mútuos; g) desenvolver passos para a ação a ser efetivada

34 Referências BISPO, Patrícia. Sem conflitos não há evolução. Disponível em Acesso em julho 09. FERREIRA, A. et al. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos tempos: evolução, e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, GALO, Carla. Gestão de Conflitos. Disponível em Acesso julho 09. MENDES, A.M. Psicodinâmica do Trabalho: teoria, método e pesquisa. São Paulo: casa do psicólogo, Robbins, Stephens. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 Luzia Aquime, Integrhar Gestão Organizacional


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