A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO DE METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 INTRODUÇÃO OBJETIVO Analisar de que forma o jogo pode ser usado como recurso na aprendizagem da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental para se desenvolver o ensino da matemática com mais eficiência.

3 A MATEMÁTICA EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO
O ensino de matemática e os PCN’s [...] preocupação com a formação de um cidadão autônomo que consiga acompanhar as transformações do mundo moderno” (BRASIL, 1987, 29).

4 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Weisz (2002, p.60) O aprendiz é o sujeito protagonista do seu processo de aprendizagem, alguém que vai produzir a transformação que converte informações em conhecimentos próprios. Essa construção, pelo aprendiz, não se dá por si mesmo e no vazio, mas a partir de situações nas quis ele passa agir de o que é objeto de seu conhecimento, pensar sobre ele recebendo ajuda, sendo desafiado a refletir, interagindo com outras pessoas.

5 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Os métodos de ensino de Matemática Vygostsky (1994, p.118). A criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção á realização consciente do seu propósito.

6 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Um pouco da história do jogo Huizinga (2005, p.3) O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na vida lúdica. É-nos possível afirmar com segurança que a civilização humana não acrescentou característica essencial alguma à idéia geral de jogo. Os animais brincam tal como os homens.

7 O LÚDICO Um breve histórico O lúdico e a formação do professor
Santos et al (1997, p.14). [...] a formação lúdica deve possibilitar ao futuro educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear suas resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto.

8 O LÚDICO A ludicidade como agente socializador
Santos e Santa Marli (2000, p. 18) [...] seja na dimensão que cada um atribui ao jogo, seja em relação ao seu surgimento no processo evolutivo humano.

9 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Jogo: Senha de número Objetivo Trabalhar o valor posicional dos algarismos no número Metodologia Ler as regras com os alunos e jogar inicialmente com um deles, na lousa, para que todos possam observar e tirar dúvidas. Propor que, em dupla, retomem as regras e tentem iniciar o jogo. Um jogador escolhe a senha – um número formado por dois algarismo – e escrever num papelzinho secreto. O outro jogador tentar descobrir a senha, “chutando” os dois algarismos que o adversário vai classificar. Conteúdo a ser trabalhado Sistema de numeração decimal. U.D.C.

10 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Jogo dos pontinhos

11 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Jogo dos palitos

12 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Jogo do stop

13 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Jogo do 101

14 Jogo logo antes e logo depois
SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA Jogo logo antes e logo depois

15 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
O novo jogo-da-velha Objetivo Criar oportunidade aos alunos a explorar fatos básicos das operações fundamentais, ampliando seu repertório de cálculo e estimulando o cálculo mental. Metodologia Iniciar o jogo escolhendo um dos quadros da 1ª rodada e assinalá-lo com uma das marcas: o ou x. Em seguida, efetua mentalmente a operação e se acertar, coloca a mesma marca no quadro da tabela que contém o resultado obtido. Se o resultado obtido não estiver na tabela, o jogador passa a vez. O segundo jogador faz o mesmo. Depois que a tabela estiver completa, contam-se os pontos: 1 para cada marca. Se houver linha, coluna ou diagonal completa (3 marcas iguais na mesma direção) contam-se mais 2 pontos para cada uma delas. Ao final de cada rodada os pontos de cada participantes devem ser registrados, e após duas rodadas deverão ser calculados para determinar o vencedor do jogo. Conteúdos a serem trabalhados As quatros operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.

16 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Bingo com as operações Objetivo Ampliar o repertório de cálculo e perceber que a ordem das operações não altera o produto. Metodologia Os participantes escrevem 30 operações em pequenos papéis, para depois dobra-lo. Em seguida, cada participante retira um papel por vez e efetua a operação que nele esta indicada. Conferido o resultado, cada um verifica sua cartela; se o resultado aparecer nela, o participante marca sua “casa” (com um grão de feijão).. Vence o jogo (bingo) quem completar primeira uma das linhas de sua cartela. Conteúdos a serem trabalhados As quatros operações: adição, subtração multiplicação e divisão

17 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Jogo de boliche

18 SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS E BRINCADEIRAS) PARA SEREM TRABALHADAS EM MATEMÁTICA
Jogo do dominó Objetivo Proporcionar o desenvolvimento da habilidade de realizar operações de adição, nas quais uma das parcelas é zero. Metodologia Separar a classe em equipe e de cada grupo um jogo de dominó, sem as peças em que pelos menos uma das casas não tem pontos marcados. A primeira parte dessa atividade consiste em associar a cada peça do domino uma igualdade que dê o total de sues pontos, utilizando dois números de um a seis, o sinal + e o sinal =. Conteúdo a ser trabalhado Adição

19 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os jogos oferecem um ambiente de ensino-aprendizagem agradável, motivador e enriquecido, onde a criança poderá desenvolver-se pessoal e socialmente de forma integral e harmoniosa. O ensino da Matemática precisa, além de ser repensado, assegurar que as crianças não aprendam simplesmente por repetição, mas sim que entendam conceitos.


Carregar ppt "CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google