A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006

2 Recados gerais Seminário de amadurecimento Entrega do Plano de Ação Encontro opcional: Treinamento para o painel de seleção –Novembro – melhor data? –Convidar os aliados técnicos?

3 2º Encontro dos Selecionados GMM Pauta Compartilhar os resultados e avanços do Plano de Ação até o momento Comentar os resultados e avanços das Pesquisas Momento para revisão e dúvidas Início das temáticas do 2º Encontro: Metas, Ações e Prazos Intervalo Sustentabilidade Como Avaliar Resultados Dúvidas

4 Compartilhar os resultados e avanços do Plano de Ação até o momento Dúvidas das questões de 1 a 9 do Plano de Ação

5 Comentar os resultados e avanços das Pesquisas realizadas

6 Pesquisa Revisão das questões 10 e 11 do Plano de Ação: 10. Quais recursos ou ativos da comunidade vocês podem aproveitar neste Empreendimento Social? 11. Já existe alguém que proporcione este serviço/produto ou soluções similares às necessidades identificadas na comunidade que querem atuar? Quais? O projeto da Equipe seria diferente ou complementar? De que maneira ele pode colaborar?

7 Após a pesquisa, houve alguma mudança na sua percepção das reais necessidades da comunidade pesquisada? A pesquisa ajudou a equipe a refletir sobre possibilidades de parceria? Pesquisa

8 Metas, Ações e Prazos

9 Em grupos trabalhar sobre objetivos e metas colocados no Plano de Ação na questão 12. Apresentação dos objetivos traçados

10 Ações: Efeitos colaterais, disponibilidade de recursos Definir responsáveis pelas ações e prazo para a realização de cada uma das ações. Metas, Ações e Prazos

11 Intervalo 20 min

12 Como sustentar o projeto?

13 Avaliar as necessidades gerais do projeto: Recursos financeiros, humanos e materiais Há necessidade de integrar alguma atividade de geração de renda ou captação de recursos para conseguir o que vocês precisam? Como fazer para que o projeto não morra após certo tempo?

14 Definindo Recursos Necessários

15 Refletindo sobre a questão: 14. Que tipos de apoio o Empreendimento Social da Equipe necessita? Definindo Recursos Necessários

16 Parcerias: Vocês estão buscando parcerias? Alguma delas é extremamente estratégica? Como esses parceiros ou ativos vão contribuir?

17 Definindo Recursos Necessários Preparação do orçamento: Discriminação de todas as despesas e receitas previstas

18 “Reflitam sobre a importância de usar os recursos existentes de forma criativa, consciente e responsável, de forma a terem certeza de que estão aproveitando-os de forma eficaz”. Exemplo: vocês estão pedindo recursos financeiros para algum item que poderiam receber de doação? Vocês estão pensando em usar parte do seu financiamento semente para o aluguel de um espaço sem terem pesquisado a existência de espaços cedidos gratuitamente?” Definindo Recursos Necessários

19 Observação: RS 1.500 é o máximo que uma equipe poderá receber como apoio financeiro do Geração MudaMundo. O Painel de Seleção avaliará a real necessidade dos recursos explicitados e irão aprovar, unicamente, aqueles recursos financeiros claramente justificados. As Equipes também serão avaliadas pelo critério do uso criativo e consciente dos recursos. Lembre às Equipes que quanto menos elas precisarem usar do Geração MudaMundo, mais Equipes de jovens poderão receber um apoio! Definindo Recursos Necessários

20 Pensar nas opções de Geração de Renda e/ou Captação de Recursos Definindo Recursos Necessários

21 Geração de Renda –Produtos –Serviços (consultoria, palestras, eventos etc.) Definindo Recursos Necessários

22 Captação de Recursos

23 Projeto escrito: Objetivo Justificativa (motivação/inspiração + razões sociais) Descrição curta das principais ações Público Alvo e alcance do projeto (números!) Região Alvo Cronograma de atividades (planejamento, implementação e acompanhamento) – ((*dinheiro entra de acordo com datas*)) Duração do projeto Divulgação Resultados esperados – para TODOS os beneficiados: Patrocinadores, público alvo e organização Captação de Recursos

24 Benefícios: Realistas (infra, $$) Desejáveis – além das cotas padrão, é possível criar cotas personalizadas para empresas específicas ((pesquisa!)) Devem respeitar as idéias e ideais dos organizadores Captação de Recursos

25 Discussão da questão 13. Como fazer para que o Empreendimento Social não se acabe mesmo se um (ou mais) dos membros-chave (lideranças) sair(em)? Como sustentar o projeto?

26 Continuidade do Empreendimento Como está a nossa equipe hoje? Quais são os próximos desafios? Como assegurar que o projeto não morra? Quando a equipe atual se desligar do projeto, quem dará continuidade?

27 Continuidade do Empreendimento Individualmente, respondam a pergunta: No próximo ano imagino que...... A.Ainda estarei trabalhando no projeto. B.Estarei mais afastado da operação, mas acompanhando o desenvolvimento do projeto. C.O projeto estará sendo desenvolvido pela equipe sucessora. D.Outras respostas.

28 “Um Empreendimento de Jovens do 3º Colegial de coleta seletiva de lixo poderia morrer no final do ano, pois os jovens da equipe gestora iriam sair da escola e ninguém mais tomaria conta da continuidade do projeto. Pensando neste contexto de rotatividade, comum para muitos jovens estudantes, a equipe pensou nessa etapa de planejamento do Plano de Ação, em algumas estratégias para: - Envolver outros atores estratégicos/externos (ex: conseguir envolver a direção da escola para que o projeto seja apoiado todos os anos). - Envolver outros jovens em diferentes passos do projeto, despertando a paixão e o comprometimento deles e convidando alguns a integrar a equipe gestora no próximo ano. - Realizar apresentações do projeto para alunos de outras classes e outros anos.” Como sustentar o projeto?

29 Como avaliar os nossos resultados? Resultados de suas ações x objetivos e metas de seus empreendimentos O que avaliar? Por que avaliar? É importante para quê? Como avaliar? Quem envolver? A ferramenta de avaliação ajuda a definir seus objetivos e metas com maior clareza?

30 16. De que maneira vocês determinarão se o Empreendimento Social está alcançando suas metas e se está ajudando a comunidade com êxito? Como avaliar os nossos resultados?

31 Avaliação desta etapa inicial O que vocês aprenderam durante este processo? Descreva os principais aprendizados ou conhecimentos que vocês desenvolveram durante esta Jornada.

32 Lição de casa Entregar o plano de ação completo até 6 de outubro Participar do Seminário de Amadurecimento –Levar uma cartolina com a descrição do projeto.


Carregar ppt "2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google