A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO

2 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO
Sabemos que o Marketing Político preocupa-se muito em elaborar estratégias de encantamento que levem o eleitor, no caso consumidor, a conhecer as propostas políticas dos candidatos e adquiri-los, ou seja, elege-los. Essa seria a proposta básica do marketing político, porém, essa estratégia não é suficiente, pois ela pode até conseguir ajudar a eleger um candidato, mas é pouco eficaz na hora de fidelizar o eleitor. Por isso o marketing político tem buscado auxilio em uma outra modalidade de marketing amplamente comentada e utilizada denominada Marketing de Relacionamento.

3 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO
Mas o que realmente o Marketing de Relacionamento pode fazer? Para que possamos entender como ele pode ajudar ao Marketing Político precisamos conhecer a sua definição. Segundo McKeena (1991), “marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infra-estrutura dos relacionamentos de clientes.”

4 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO
O Marketing de relacionamento diz respeito a uma nova postura das empresas para com seus clientes, ele confirma uma mudança de foco que saiu da venda dos produtos para a satisfação das necessidades dos consumidores. São esforços de objetivos de longo prazo. Com esse redirecionamento de foco que saiu da venda para o relacionamento as compras imediatas já não são interessantes para as empresas, o que se busca são contatos mais prolongados que sejam capazes de unir ainda mais clientes e empresas independentes do volume de compras realizado pelos primeiros.

5 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO
Mas para isso as empresas investem bastante em mecanismos capazes de detectar os desejos e necessidades de seus consumidores para assim, oferecê-los exatamente aquilo que os mesmos buscam. É nesse ponto que o elo de valor se forma e a antiga relação comercial se transforma em uma relação de amizade. Mas e o que isso tem haver com o Marketing Político? No Marketing Político acontece da mesma forma e por dois motivos:

6 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO
Nenhum político pretende possuir apenas um mandato. Uma carreira política se constrói com vários mandatos e para isso é necessário que se consiga um número de eleitores fiéis; Nenhum eleitor deseja que seu voto seja utilizado apenas para eleger um candidato. Passadas as eleições é o momento do candidato colocar em prática todas as promessas feitas em campanha.

7 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO
É exatamente como acontece no Marketing de Serviços. O eleitor oferece o seu voto a um determinado candidato porque ao conhecer suas propostas as considerou como merecedoras de sua confiança. É como assistirmos a um comercial de tv em que várias qualidades de um determinado produto são destacadas. É óbvio que ao adquirí-lo iremos fazer questão que tudo o que foi mostrado no comercial faça parte do produto. Se isso naõ acontece estaremos diaante de um caso de propaganda enganosa, passiva inclusive de processo.

8 MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO
Quando um político inicia sua campanha uma das atividades é relacionar as metas que pretende alcançar, caso seja eleito. Como foi visto em módulos anteriores, a escolha das metas a serem alcançadas deverá ser feita de acordo como os interesses de seus eleitores. Primeiramente é feito um levantamento das necessidades do eleitorado, depois de acordo com as possibilidades de alcance são prometidos aos eleitores meios para suprí-las.

9 As regras de utilização do Marketing de Relacionamento nas estratégias políticas
Seguindo o pensamento de Peter Drucker a respeito da utilização do Marketing de Relacionamento para se conseguir uma vantagem competitiva apresentamos duas regras básicas para todo e qualquer político que não queira ver sua imagem comparada a de um mero captador de votos. Vejamos:

10 As regras de utilização do Marketing de Relacionamento nas estratégias políticas
O relacionamento com o eleitor é de total responsabilidade do político. Se os eleitores estão insatisfeitos de alguma forma, uma falha de relacionamento está instalada e é de vital importância que o político busque superá-la imediatamente. Quanto mais demorada for a ação mais difícil será resgatar a confiança abalada. A safisfação do cliente é diretamente proporcional ao desempenho do candidato;

11 As regras de utilização do Marketing de Relacionamento nas estratégias políticas
O cumprimento de compromisso deve ser ponto fundamental na atuação de uma político. Isso gera uma maior credibilidade por parte do eleitor, que não necessitará esperar ou cobrar que alguma promessa seja cumprida;

12 As regras de utilização do Marketing de Relacionamento nas estratégias políticas
Esforços de melhoria no relacionamento devem ser desenvolvidos e aplicados constantemente. Quanto mais o político se mostrar preocupado em melhorar a vida de seus eleitores mais eles irão enxergá-los como alguém com quem podem contar na hora de resolver seus problemas. O Marketing de Relacionamento é um marketing de fidelização.

13 As estratégias de Marketing de Relacionamento no Marketing Político
Programa de Reconhecimento Uma das estratégias de Marketing de Relacionamento mais utilizadas pelo Marketing Político são os chamados Programas de Reconhecimento. Neles os políticos podem reconhecer e enaltecer a importância do eleitor no sucesso de sua eleição. Cartões de agradecimentos e pequenos brindes como chaveiros e calendários são muito utilizados. Alguns candidatos ao distribuírem seus brindes aproveitam para lembrar os eleitores sua responsabilidade socio-ambiental e oferecem aos seus eleitores sacolas plásticas com suas fotos. Essas sacolas devem ser utilizadas para evitar que lixo seja jogado das janelas dos carros ou para incentivar a limpeza das praias.

14 As estratégias de Marketing de Relacionamento no Marketing Político
Programa de Prestação de Contas Muitos políticos ao final de suas campanhas enviam aos seus eleitores uma espécie de prestação de contas dos gastos de sua campanha, onde neles são descritos as origens das verbas, bem como de que forma as mesmas foram gastas. Outros políticos também ao final de seus mandatos fazem questão de enviar para seus eleitores um resumo de todas as suas ações realizadas. A transparência sempre foi um bom aliado para os políticos. Os eleitores confiam mais quando sabem como estão os gastos públicos.

15 As estratégias de Marketing de Relacionamento no Marketing Político
Programa de Relacionamento Direto Uma das maiores queixas dos eleitores é que durante a campanha o político está sempre disposto à escutá-lo. Passada a eleição o contato é quase impossível, ficando a cargo de sua assessoria manter algum tipo de relação com os eleitores. Para tentar acabar esse tipo de queixa alguns políticos disponibilizam meios diretos de contatos com seus eleitores. Telefones, correio eletrônico e até mesmos visitas pessoais são utilizados para aumentar a comunicação com seus eleitores.


Carregar ppt "MARKETING POLÍTICO E MARKETING DE RELACIONAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google