A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cnidários. O filo Cnidária (do grego knidos, irritante, e do latim ária, sufixo plural) são os animais aquáticos conhecidos popularmente como celenterados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cnidários. O filo Cnidária (do grego knidos, irritante, e do latim ária, sufixo plural) são os animais aquáticos conhecidos popularmente como celenterados."— Transcrição da apresentação:

1 Cnidários

2 O filo Cnidária (do grego knidos, irritante, e do latim ária, sufixo plural) são os animais aquáticos conhecidos popularmente como celenterados ou cnidários, de que fazem parte as hidras de água doce, as medusas, alforrecas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, e os corais e anémonas-do-mar.filoanimais aquáticoshidraságua docemedusas alforrecasoceânicascorais anémonas-do-mar

3 Alimentação e Digestão Os cnidários são carnívoros e se alimentam de diversos tipos de animal: crustáceos, peixes, larvas de insetos etc. Essas presas são capturadas pelos tentáculos e levadas à boca, através da qual atingem a cavidade gastrovascular

4 Digestão Extra e Intracelular As enzimas digestivas secretadas pelas células glandulares da gastroderme iniciam a digestão extracelular do alimento. As partículas do alimento parcialmente digerido vão sendo englobadas pelas células musculares-digestivas, em cujo citoplasma a digestão se completa.

5 A digestão nos cnidários começa, portanto, extracelularmente e termina intracelularmente, sendo por isso denominada digestão extra e intracelular.

6 Reprodução dos Cnidários

7 REPRODUÇÃO ASSEXUADA Brotamento Muitos pólipos podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. Nesse processo a parede do corpo sofre uma evaginação, formando um broto que cresce e, após algum tempo, forma tentáculos e boca.

8 Finalmente a base do broto se estrangula e o pequeno pólipo se destaca do genitor, tornando-se independente. Esse tipo de reprodução é comum em hidras de água doce e em certas anêmonas marinhas.

9 Reprodução Sexuada

10 Todos os cnidários apresentam reprodução sexuada. Entretanto há espécies dióicas e monóicas.

11 Os espermatozóides e os óvulos se formam a partir das células intersticiais. Os espermatozóides são libertados na água e nadam à procura do óvulo.

12 A fecundação do óvulo por um espermatozóide origina o zigoto, que produz um embrião. Este se desenvolve e origina as formas adultas.


Carregar ppt "Cnidários. O filo Cnidária (do grego knidos, irritante, e do latim ária, sufixo plural) são os animais aquáticos conhecidos popularmente como celenterados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google