A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Prática Pedagógica e Mídias Digitais

2 Síntese da Unidade 2: Dificuldades encontradas no trabalho a distância. Leitura obrigatória: Entrevista com Stewart Mader: Wiki na educação e Produção do conhecimento em EaD: Um elo entre professor – curso – aluno. Apresentação dos Pôsters. Apresentação da Unidade 3

3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS
UNIDADE 3

4 Objetivos da Unidade: Apresentar possibilidades de exploração de mídias digitais como suporte a atividades pedagógicas; Apresentar algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais; Apresentar os repositórios de mídia da Internet, em particular, os do MEC; Apresentar o portal do professor como ambiente onde podem encontrar sugestões de uso de mídias, debates sobre formas de uso bem como colocar disponível para terceiros as experiências que vierem a desenvolver; Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).

5 TEMAS A SEREM TRABALHADOS:
Introdução ao tema Prática pedagógica e mídias digitais (ativ 3.1) Conhecer e explorar ambientes que disponibilizam materiais digitais em diversos meios. (ativ 3.2 e ativ 3.3) Criando um projeto para uso de objetos em mídias digitais. (ativ 3.4 e ativ 3.5) Avaliação do que foi produzido ao longo das duas semanas.(Análise) Autoria de objetos hipermídia / Execução e análise da atividade planejada. (ativ 3.6)

6 ATIVIDADE 3.1 Vídeo: “Saltos no Tempo” ;
Portal do Professor – (espaço aula); Porta Curtas – ( curta na escola); Material disponível: (Linux Educacional / Rived); Anotar os links interessantes que encontrarem; Publicar na Biblioteca – “Conhecendo alguns repositórios de material digital”

7 ATIVIDADE 3.2 – NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS
Acesse o Portal do professor /Recursos Educacionais; Explore o que há na escola : Domínio Público – Vídeos da TV Escola e Rived; Crie um documento nomeando como: “Produtos e Objetos do Portal do professor” onde conste os conteúdos analisados com: título – endereço da página e comentário pessoal e faça um registro dos vídeos úteis para você ou alguém de sua escola; Publique na Biblioteca – “Navegando por vídeos e outras mídias”

8 ATIVIDADE 3.3 –Trocando sobre o que conheceu
Atividade coletiva – apresentação aos colegas dos objetos que descobriram; Classifique esses objetos usando o padrão do Portal do Professor (nível de ensino – fundamental / médio ou profissional; modalidade – ensino regular; EJA) Faça em um editor de texto / basta copiar de cada um dos documentos individuais e colar em um coletivo; Publique na Biblioteca – “Avaliações de produtos multimídia”.

9 ATIVIDADE OPCIONAL Visita sites: porta curtas; youtube ou google vídeos; cineduc;etc. Anote os nomes com os endereços dos vídeos que gostar e agregue algum comentário seu; Registre o que gostou e o que não gostou; Contribua com seus pareceres na web, pelos sites visitados; Rádio Lê – UFMG – caminho p/ fazer uma rádio em LINUX; Leitura complementar: O MITO DA TELINHA – OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR;

10 ATIVIDADE 3.4 – APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUAL COM ESBOÇO DA ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU Criar uma apresentação (Impress / PowerPoint): “Proposta de atividade, esboço inicial” Na atividade deve reunir recursos em mais de um meio de comunicação; Siga a risca as orientações para o desenvolvimento da atividade; Assista os vídeos “Negros no Porão” e “Pau Brasil” – CD do curso, podem trazer boas idéias; Marque um encontro com os colegas para apresentar sua idéia e colocá-la em discussão; Publica na Biblioteca – “Proposta de atividade, esboço inicial”.

11 ATIVIDADE 3.5 – Planejando uma atividade usando mídias digitais
Trabalho em grupos (duplas ou trios); Rever as apresentações que fizeram na atividade anterior – incorporar sugestões mediante as discussões apresentadas no grupo. Eleger uma atividade para ser planejada e desenvolvida com os alunos – pode ser uma totalmente NOVA; Descrevam a atividade o tanto quanto possível; Observe os pontos ao planejar a atividade, os mesmos devem constar respondidos no planejamento – vide orientações. Publique o planejamento na Biblioteca – “Planejando uma atividade usando mídias digitais” Contribua no “Fórum: Sugestões no planejamento da atividade 3.5”em análise aos planejamentos publicados pelos colegas na Biblioteca – Material do aluno.

12 ATIVIDADE 3.6 – Execução da atividade planejada
Realizar primeiramente com o grupo de professores que a planejou em sala de aula – um prof. conduz e os outros observam e fazem as anotações cabíveis, conforme orientação; Após realize a atividade com os alunos, tenha em mãos uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em suas duplas ou trios) com espaço ao lado para anotações e se possível tire fotos para ajudar na análise posterior; Esteja atento aos pontos a serem observados no transcorrer da atividade, conforme consta nas orientações; Reunião entre o grupo para analisar o que foi anotado, como também alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala. (consta nas orientações); Publique o registro da atividade na Biblioteca – “Execução da atividade planejada” Publique a atividade no Portal do Professor, seguindo as características exigidas para sua publicação (consta nas orientações);


Carregar ppt "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google