A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Prática Pedagógica e Mídias Digitais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Prática Pedagógica e Mídias Digitais."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Prática Pedagógica e Mídias Digitais

2 Síntese da Unidade 2: Dificuldades encontradas no trabalho a distância. Leitura obrigatória: Entrevista com Stewart Mader: Wiki na educação e Produção do conhecimento em EaD: Um elo entre professor – curso – aluno. Apresentação dos Pôsters. Apresentação da Unidade 3

3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS UNIDADE 3

4 Objetivos da Unidade: Apresentar possibilidades de exploração de mídias digitais como suporte a atividades pedagógicas; Apresentar algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais; Apresentar os repositórios de mídia da Internet, em particular, os do MEC; Apresentar o portal do professor como ambiente onde podem encontrar sugestões de uso de mídias, debates sobre formas de uso bem como colocar disponível para terceiros as experiências que vierem a desenvolver; Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).

5 TEMAS A SEREM TRABALHADOS: 1.Introdução ao tema Prática pedagógica e mídias digitais (ativ 3.1) 2.Conhecer e explorar ambientes que disponibilizam materiais digitais em diversos meios. (ativ 3.2 e ativ 3.3) 3.Criando um projeto para uso de objetos em mídias digitais. (ativ 3.4 e ativ 3.5) 4.Avaliação do que foi produzido ao longo das duas semanas.(Análise) 5.Autoria de objetos hipermídia / Execução e análise da atividade planejada. (ativ 3.6)

6 ATIVIDADE 3.1 Vídeo: Saltos no Tempo ;Saltos no Tempo Portal do Professor – (espaço aula); Portal do Professor Porta Curtas – ( curta na escola); Porta Curtas Material disponível: (Linux Educacional / Rived); Anotar os links interessantes que encontrarem; Publicar na Biblioteca – Conhecendo alguns repositórios de material digital

7 ATIVIDADE 3.2 – NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS Acesse o Portal do professor /Recursos Educacionais; Explore o que há na escola : Domínio Público – Vídeos da TV Escola e Rived; Crie um documento nomeando como: Produtos e Objetos do Portal do professor onde conste os conteúdos analisados com: título – endereço da página e comentário pessoal e faça um registro dos vídeos úteis para você ou alguém de sua escola; Publique na Biblioteca – Navegando por vídeos e outras mídias

8 ATIVIDADE 3.3 –Trocando sobre o que conheceu Atividade coletiva – apresentação aos colegas dos objetos que descobriram; Classifique esses objetos usando o padrão do Portal do Professor (nível de ensino – fundamental / médio ou profissional; modalidade – ensino regular; EJA) Faça em um editor de texto / basta copiar de cada um dos documentos individuais e colar em um coletivo; Publique na Biblioteca – Avaliações de produtos multimídia.

9 ATIVIDADE OPCIONAL Visita sites: porta curtas; youtube ou google vídeos; cineduc;etc. Anote os nomes com os endereços dos vídeos que gostar e agregue algum comentário seu; Registre o que gostou e o que não gostou; Contribua com seus pareceres na web, pelos sites visitados; Rádio Lê – UFMG – caminho p/ fazer uma rádio em LINUX; Leitura complementar: O MITO DA TELINHA – OU O PARADOXO DO FASCÍNIO DA EDUCAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR;

10 ATIVIDADE 3.4 – APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUAL COM ESBOÇO DA ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU Criar uma apresentação (Impress / PowerPoint): Proposta de atividade, esboço inicial Na atividade deve reunir recursos em mais de um meio de comunicação; Siga a risca as orientações para o desenvolvimento da atividade; Assista os vídeos Negros no Porão e Pau Brasil – CD do curso, podem trazer boas idéias; Marque um encontro com os colegas para apresentar sua idéia e colocá-la em discussão; Publica na Biblioteca – Proposta de atividade, esboço inicial.

11 ATIVIDADE 3.5 – Planejando uma atividade usando mídias digitais Trabalho em grupos (duplas ou trios); Rever as apresentações que fizeram na atividade anterior – incorporar sugestões mediante as discussões apresentadas no grupo. Eleger uma atividade para ser planejada e desenvolvida com os alunos – pode ser uma totalmente NOVA; Descrevam a atividade o tanto quanto possível; Observe os pontos ao planejar a atividade, os mesmos devem constar respondidos no planejamento – vide orientações. Publique o planejamento na Biblioteca – Planejando uma atividade usando mídias digitais Contribua no Fórum: Sugestões no planejamento da atividade 3.5em análise aos planejamentos publicados pelos colegas na Biblioteca – Material do aluno.

12 ATIVIDADE 3.6 – Execução da atividade planejada Realizar primeiramente com o grupo de professores que a planejou em sala de aula – um prof. conduz e os outros observam e fazem as anotações cabíveis, conforme orientação; Após realize a atividade com os alunos, tenha em mãos uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em suas duplas ou trios) com espaço ao lado para anotações e se possível tire fotos para ajudar na análise posterior; Esteja atento aos pontos a serem observados no transcorrer da atividade, conforme consta nas orientações; Reunião entre o grupo para analisar o que foi anotado, como também alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala. (consta nas orientações); Publique o registro da atividade na Biblioteca – Execução da atividade planejada Publique a atividade no Portal do Professor, seguindo as características exigidas para sua publicação (consta nas orientações);


Carregar ppt "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Prática Pedagógica e Mídias Digitais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google